sábado, 12 de outubro de 2019

Como o Fluminense CRIOU o futebol do Rio de Janeiro

Por FLUnômeno —

  • 12:01


    Aqui no blog já falamos do que seria o futebol brasileiro se não fosse o Fluminense. Agora, vamos através desse post falar como o Fluminense CRIOU o futebol no Rio de Janeiro.

    Repare uma coisa: nossos rivais (Vasco, Botafogo e Flamengo) foram criados como um CLUBE DE REMO, que era um esporte popular no início do Século XX. O sucesso do Fluminense no futebol fez os rivais "migrarem" para o novo esporte, novidade trazida por Oscar Cox e outros jovens de famílias tradicionais que tinham acesso a viagens para Europa. O Fluminense não é apenas pai do Flamengo, mas também pai do futebol no Rio de Janeiro.

    Flamenguistas só sabem mentir...

    Dos mesmos criadores de "campeão brasileiro de 87", alguns flamenguistas sustentam a MENTIRA que o Fluminense nasceu do Flamengo, por conta de alguns dos seus fundadores serem membros do Clube de Regatas. A mentira que eles contam é que, em 1902 os remadores do Flamengo tinham certa rejeição ao futebol, e o Fluminense seria uma "extensão" do Flamengo.

    Mas a mentira é facilmente rebatida com a verdade. O Fluminense foi criado por Oscar Cox, primeiramente com o nome de Rio Team, em 1901 (um ano antes da mentira que eles criaram sobre a possibilidade de futebol no Flamengo). Aliás, essa história do Flamengo ser "pai" do Fluminense não existe em livro algum (nem mesmo a Flapress se atreve a disser uma asneira dessas). O Rio Team acabou não dando certo, mas ele acabou se tornando Fluminense Football Club uma semana depois do encerramento do Rio Team.

    Fluminense é pai de Flamengo e Botafogo

    E por qual razão o Fluminense seria o "pai" do Flamengo então, se o mesmo já existia? De acordo com informações, remadores do Flamengo já deram seus primeiros passos no futebol no campo do Fluminense, por isso alguns deles eram sócios do clube. No documentário Fla x Flu: 40 Minutos antes do nada. um dos comentaristas diz que os remadores do Flamengo eram TORCEDORES do Fluminense. 

    Além do Flamengo ser fundado pro futebol em 1912 graças a um racha do próprio Fluminense, os remadores do Flamengo já tinham um time (existem súmulas de jogos dos remadores do Flamengo antes de 1912). O Flamengo só se tornou o que é (futebol) por causa do racha do Fluminense, o que deu origem a toda história do Fla x Flu.

    Não bastou apenas dar seus primeiros passos no futebol no Fluminense bem como seu primeiro time "oficial" ser formado por jogadores do Fluminense, mas o Flamengo acabou entrando na primeira divisão do Campeonato graças ao Fluminense em 1912. E não adianta falar em Horta, porque palavra de dirigente não muda a história. O maior ídolo do Flamengo, Zico, admitiu que o Fluminense é pai do Flamengo. Ponto.


    Fluminense criou campeonato profissional e a FERJ

    O Vasco foi ajudado pelo Fluminense quando o Tricolor emprestou as Laranjeiras para jogos deles até eles criarem o Estádio de São Januário. Além disso, o Fluminense criou a profissionalização do futebol no Brasil. Com isso, criou também uma liga profissional carioca, que atualmente é a FERJ.

    Eu poderia escrever mais coisas por aqui, mas acho que o texto acima é suficiente. Diferente de alguns flamenguistas, não utilizo "teorias da conspiração" para meu conteúdo. Sem o Fluminense, nem sei como seria o futebol brasileiro e do Rio de Janeiro. Aceitem!

    E vocês, o que acham disso?! Deixe sua opinião nos comentários abaixo.

    LEIAM TAMBÉM: O Fluminense ajudou a criar o Campeonato Brasileiro.

    Aproveite e saiba também TUDO sobre o Fluminense seguindo nossas redes sociais.

    Youtube - https://www.youtube.com/channel/UCjW26i7X_UDWD8uou-SdImw

    SE INSCREVA NO NOSSO GRUPO NO FACEBOOK - Clique Aqui.

    Acesse TODOS OS DIAS www.flunomeno.com, coloque o endereço nos seus favoritos e visite nosso blog de hora em hora para ficar informado com notícias do Fluminense e tudo sobre nosso querido Fluzão.