terça-feira, 13 de novembro de 2018

Fluminense inaugurou o FUTEBOL PROFISSIONAL no Brasil

Por FLUnômeno —

  • 11:21

    Primeiro jogo do Fluminense com equipe profissional terminou empatado em 4 x 4. Foto: Divulgação FFC.
    Aqui no blog já escrevemos um post chamado Não sabemos do que seria o futebol brasileiro sem o Fluminense. O Tricolor das Laranjeiras deu passos importantes para moldar o futebol brasileiro como conhecemos, o mais vitorioso de todo mundo. O futebol começou no amadorismo, mas a medida que foi ganhando destaque popular e o apelo do público por mais jogos, algumas pessoas começaram a se dedicar para criação de Ligas, torneios e mais times.

    Nesta época, ainda sim ninguém realmente poderia viver de futebol: os clubes de futebol até pagavam salário para jogadores, mas de forma escondida. Mas isso mudaria completamente quando o Fluminense, já em 1932 (veja mais a frente), decidiu lutar para profissionalizar os jogadores de futebol. Diante do Corinthians, em amistoso realizado nas Laranjeiras na primeira partida da temporada 1933, o Fluminense iniciou o processo de regime profissional no futebol brasileiro de forma oficial, sendo que esta foi a primeira partida com a equipe tendo salários corretamente pagos pelo clube, e com registro em carteira. Em outras palavras, o clube começaria então a pagar salário mensalmente aos jogadores (entre outros direitos garantidos) para que eles pudessem se dedicar apenas ao futebol.

    Na época, era extremamente proibido qualquer tipo de remuneração dos clubes para os jogadores. O Tricolor buscou seus direitos e começou a lutar pela regulamentação da profissão de jogador de futebol. Assim sendo, o Fluminense queria registrar em carteira e dar todos os deveres dos jogadores, visto que o Fluminense já via isso como uma nova profissão, não mais ficando no amadorismo. De acordo com o Lance!, houve uma reunião em Agosto de 1932 para dedicar se ao assunto. Foi aceito. A partir daí, para seguir as leis, o Fluminense começou na temporada de 1933 com uma equipe totalmente profissional, com jogadores trabalhando em tempo integral como futebolistas. 

    Se hoje existe a profissão de jogador de futebol no Brasil, saiba que ela começou por causa do Fluminense. Nós somos a História.


    Aproveite e saiba também TUDO sobre o Fluminense seguindo nossas redes sociais.

    Youtube - https://www.youtube.com/channel/UCjW26i7X_UDWD8uou-SdImw

    Apoie também a Flunômeno com R$1 por mês ou mais

    Apoia.se - https://apoia.se/flunomeno

    Acesse TODOS OS DIAS www.flunomeno.com, coloque o endereço nos seus favoritos e visite nosso blog de hora em hora para ficar informado com notícias do Fluminense e tudo sobre nosso querido Fluzão.