sábado, 17 de novembro de 2018

O rebaixamento do Flamengo no Campeonato Carioca de 1933

Por FLUnômeno —

  • 01:06

    Foto: Divulgação.
    Claro que os simpatizantes do Flamengo podem trazer um monte de argumentos para te explicar que o Flamengo não foi rebaixado no Campeonato Carioca de 1933, ou não tocar no assunto, ou tentar maquiar a informação como "papo de torcedor". Diferente disso, fiz uma pesquisa e gostaria de mostrar o resultado dela abaixo. 

    Engraçado que são estes os mesmos que acusam o Fluminense de ter virado a mesa nos anos 90. O Fluminense, como sabem, nunca "virou a mesa" e acabou sendo beneficiado por conta das ações ilegais tanto no Caso Ivens Mendes, Caso Sandro Hiroshiou no Caso HévertonQuem, inclusive, duvida de alguma coisa, pode ler o livro Pagar O quê?: Resposta à Maior Bravata da História do Futebol Brasileiro.

    Para começo de conversa, o Flamengo PULOU a segunda divisão do carioca graças ao Fluminense, conforme já publicamos aqui no blog. Se acusas o Fluminense de pular séries, isso o Flamengo já fez muitos anos antes... Em meio a isso, o Flamengo então NEM DEVERIA estar na primeira divisão do Campeonato Carioca. Mas isso é uma outra história.

    Mesmo acreditando que o Flamengo foi rebaixado em 1933, fui bem honesto nesta pesquisa, e estou mostrando ela abaixo, dizendo também o que eu acredito.

    Afinal de contas, houve ou não rebaixamento do Flamengo no Campeonato Carioca em 1933?!

    O Fluminense inaugurou a profissionalização do futebol em 1933. Assim sendo, alguns clubes decidiram em seguida pagar jogadores profissionalmente para atuarem pelos seus clubes. No entanto, a decisão do Fluminense de profissionalização acabou fazendo o Campeonato Carioca ser disputado em duas modalidades.

    A primeira, foi o Campeonato Carioca organizado pela AMEA (Associação Metropolitana de Esportes Athleticos). Este campeonato teve como um dos líderes o próprio Flamengo, visando manter o amadorismo no futebol. Logo em seguida, como de acordo com o Wikipédia, o Flamengo acabou discordando do modelo de premiação dos jogadores, acabou abandonando o campeonato da AMEA após três partidas para jogar no outro campeonato, onde acabou rebaixado.

    O outro campeonato, organizado pela LCF (Liga Carioca de Futebol), foi criado pelos próprios clubes que queriam, assim como o Fluminense, a profissionalização do futebol. Foi neste campeonato que o Flamengo acabou então rebaixado. Diferente da edição da AMEA, este campeonato originalmente não teve reconhecimento da CBD.

    Porque o Flamengo não caiu em 1933?!

    Torcedores e simpatizantes do Flamengo descartam a possibilidade de rebaixamento por afirmarem que o campeonato organizado pela LCF não tinha segunda divisão. Do contrário, tinha sim! Era chamado de Sub Liga Carioca. 

    Quando o próprio Flamengo abandonou o campeonato da AMEA para migrar para a LCF, foi o próprio Fluminense (olha só o pai ajudando o filho!) que ajudou a encaixar o rubro-negro na nova competição. O São Cristóvão também decidiu participar da mesma competição, mas acabou impedido pelo próprio Fluminense. Para poder participar do campeonato, o São Cristóvão foi obrigado a jogar a SubLiga para poder ir para a primeira divisão da LCF. Para saber mais sobre a SubLiga Carioca de 1933, clique aqui.

    No ano seguinte, o São Cristóvão acabou jogando o Campeonato Carioca por ter vencido a SubLiga (2ª divisão que o Flamengo não acabou caindo, apesar de estar na lanterna). Vale lembrar que o Fluminense em 1921 acabou em último lugar, e para não ser rebaixado, teve que disputar uma repescagem com o campeão da segunda divisão.

    Uma coisa é certa: o Flamengo foi o último colocado, era para ser rebaixado e não caiu. Havia segunda divisão na Liga LCF assim como nas edições anteriores do Campeonato Carioca. Algumas hipóteses para o não rebaixamento poderiam ser o próprio Flamengo protegido pelo próprio Fluminense ou pelos outros rivais para não cair (isso é uma HIPÓTESE!), mas alguns dizem que não havia rebaixamento previsto em regulamento. Vale lembrar que em 1921, quando o Fluminense acabou na lanterna e podia ser rebaixado se perdesse a repescagem, os próprios rivais sugeriram a mudança no regulamento para o Fluminense sequer jogar a partida e evitar o rebaixamento no tapetão. Será que isso se repetiu em 1933?!

    Não se sabe ao certo porque o Flamengo não acabou sendo rebaixado para a SubLiga, ou pelo menos, disputado uma partida contra o São Cristóvão para decidir uma vaga na série A, como o Fluminense fez em 1921. No campo realmente foi rebaixado, mas não temos acessos as regras e maneiras do campeonato carioca de 1933 se permitiam rebaixamento. Alguns diziam que sim, outros que não. Como algo aconteceu em 1933, é muito difícil encontrar algum material 100% fiel sobre o tema.

    E pra mim, o Flamengo foi rebaixado?! CLARO QUE FOI! (risos) Com todo respeito aos meus amigos flamenguistas. Foi o primeiro lanterna de uma competição regional que não caiu para a segunda. Caiu pelos resultados de campo e acabou continuando na elite do futebol carioca sem ao menos disputar uma repescagem com o vencedor da SubLiga.

    Moralmente o Flamengo foi rebaixado em 1933, mas isso não é suficiente no futebol. Todos jogos possuem seus próprios campeonatos, e suas próprias regras. Se o regulamento previa o rebaixamento ou não (eu creio que sim), ou se ele foi mudado pro Flamengo não cair, isso não sabemos, mas possibilidades existem. Não ter acesso ao regulamento não quer dizer que as regras citadas acima existem. Por conta disso, o rebaixamento do Flamengo em 33 virou um dos assuntos mais curiosos do futebol brasileiro, até por conta da rivalidade sadia entre os rivais... Esse assunto sempre rende! E vocês, o que acham disso?! Deixe sua opinião nos comentários abaixo.

    Aproveite e saiba também TUDO sobre o Fluminense seguindo nossas redes sociais.


    Acesse TODOS OS DIAS www.flunomeno.com, coloque o endereço nos seus favoritos e visite nosso blog de hora em hora para ficar informado com notícias do Fluminense e tudo sobre nosso querido Fluzão.