segunda-feira, 12 de agosto de 2019

Como DESMASCARAR a mentira de que o Flamengo criou o Fluminense

Por FLUnômeno —

  • 22:15

    Aqui no blog já falei sobre o Rio Team, time que originou o futebol do Fluminense. A seguir, vamos rebater todos os argumentos utilizados pelos flamenguistas para mentir dizendo que o Fluminense seria uma "extensão" do Flamengo. A medida que tivermos novos argumentos utilizados por eles, vamos acrescentar neste post.

    1° Argumento: o Flamengo foi criado para ser uma extensão do Fluminense. 

    Alguns flamenguistas sustentam a história de que o Flamengo, em 1902, pensou em criar o  departamento de futebol no clube deles. O problema, segundo a história que eles contam, houve certa rejeição por causa dos remadores. Assim sendo, o seria então Fluminense criado para ser essa extensão de futebol no rubro negro.

    MENTIRA. O Fluminense já tinha um time de futebol em 1901: um ano antes, Oscar Cox chegaria ao Brasil com a novidade do futebol. Em pouco tempo, ele cria o Rio Team, jogando quatro partidas em São Paulo. Se Oscar Cox (fundador do Fluminense) já tinha um time em 1901, este que deu origem ao Fluminense, porque razão em 1902 o Flamengo montaria o Fluminense para ser a extensão do futebol deles?

    Convite para reunião de formação do Rio Team. Foto: AFFB - Antigas Fotos do Futebol Brasileiro
    O Rio Team foi fundado no dia 30 de Novembro de 1901. A mentira que os flamenguistas contam é que, em 1902, o Flamengo desejou criar seu departamento de futebol e que o Fluminense seria o fruto disso. Mas como assim?! Em 1901, o Fluminense (na época chamado de Rio Team) já tinha sido criado, e jogava partidas em São Paulo (quatro no total).

    E como o Rio Team se tornou o Fluminense?! Qual a ideia por trás do Fluminense?! Saiba, segundo informações do Blog Futbox:

    "Ao retornarem da excursão feita a São Paulo para a disputa das partidas, os jogadores do Rio Team se depararam com uma situação polêmica. Após ser deixado de fora dos jogos contra os paulistas por Oscar Cox, o capitão do Rio Cricket decidiu fundar seu próprio clube, o Rio Foot-ball Club. Com a novidade, os vinte participantes da viagem para São Paulo logo trataram de se organizar e ainda em 1902 receberam um convite para a assembleia de fundação de uma nova associação, o Fluminense Foot-ball Club. O surgimento do novo clube futebolístico, presidido por Oscar Cox, foi um ponto bastante significativo no processo de consolidação do futebol entre os jovens abastados do Rio de Janeiro, pois após sua criação observou-se também um aumento no interesse pela prática."

    Ainda segundo o blog (com informações do livro Footballmania: Uma história social do futebol no Rio de Janeiro), o Flamengo deu seus primeiros passos no futebol no campo do Fluminense.

    "(...) além do Clube de Regatas do Flamengo, que embora fosse um clube de remo, dava em 1903 seus primeiros chutes em partidas contra os membros do Fluminense Foot-ball Club."
    Referência (Rio Team e fundação do Fluminense vindo dele):
    http://blog.futbox.com/colaboradores/oscar-cox-e-o-foot-ball-rio-de-janeiro
    https://www.porcopedia.com/index.php?title=Fluminense


    Concluindo: não havia necessidade de se criar uma extensão de futebol no Flamengo, nisto por 2 motivos: 1) Eles sequer conheciam futebol em 1901 (tanto que a equipe de Oscar Cox viajou até São Paulo para jogar com os paulistas, únicos que já conheciam o esporte). 2) A ideia do futebol se originou por Oscar Cox.

    2° Argumento: o Fluminense foi criado para jogar futebol no Flamengo

    Conforme mostramos acima, o Flamengo deu seus primeiros passos no futebol no campo do Fluminense. Por esta razão, eles se tornaram sócios. Mas outra mentira contada é que o Fluminense seria o time de futebol do remo do Flamengo, já que os remadores tinham "certa rejeição" ao caso. Seria isso verdade?!

    MENTIRA. Os remadores do Flamengo já jogavam futebol. Se eles jogavam futebol (com o nome FLAMENGO) porque o Fluminense seria uma extensão dele? Em 1903, eles já jogavam futebol. Confira abaixo a súmula do time de REMADORES DO FLAMENGO em um jogo contra o Botafogo, que também jogava como clube de Regatas, de modo não oficial.

    C. R. BOTAFOGO 5 x 1 C. R. FLAMENGO 1903
    Gols – H. Chaves Júnior, N. Hime, Costa Santos, F. Frias Júnior e Costa Santos (C. R. Botafogo); A. Simonsen (C. R. Flamengo).

    Data – 25 / outubro / 1903
    Local – Campo do Paysandu C. C., Rio de Janeiro
    Árbitro – Sr. Victor Etchegaray (do Fluminense F. C.)
    Competição – Amistoso (às 16 horas)

    C. R. Botafogo – W. Schuback, C. Freire e O. Cox; A. Shorts, M. Rocha e R. Rocha; G. Masset, F. Frias Júnior, Costa Santos, N. Hime e H. Chaves Júnior.

    C. R. Flamengo – G. Vieira de Castro, V. Fatam e H. Palm; Sampaio Ferraz, A. Gibbons e L. Neves; C. Pullen, M. Morand, A. Vasconcellos, D. Moitinho e A. Simonsen.

    Obs: 1) Esse match (jogo) foi realizado por remadores de ambos os clubes;
    Fonte: Jornal do Commercio (de outubro de 1903).

    Detalhe importante: da equipe do Fluminense de 1903, apenas Adolpho Simonsen se uniu aos flamenguistas para jogar. E quem foi o árbitro da partida?! Victor Etchegaray, zagueiro do Fluminense.

    Se os remadores do Flamengo tinham "rejeição" ao futebol (e por isso, eles contam a história mentirosa de que a partir daí surgiu o Fluminense) porque então os flamenguistas tinham SEU PRÓPRIO TIME de remadores, ainda não oficial (isso só aconteceria em 1912), no campo do Fluminense?! Eles se tornaram sócios por um motivo simples: NÃO CONHECIAM FUTEBOL E COMEÇARAM A PRATICAR NO CAMPO DAS LARANJEIRAS!!!

    3° Argumento: presidente do Flamengo fundou o Fluminense

    Após o fim do Rio Team, o Fluminense foi fundado uma semana depois, por Oscar Cox e mais 17 fundadores. Deles, três eram sócios do Flamengo. Detalhe: a última partida do Rio Team foi realizada no dia 14 de Julho de 1902, sendo o Fluminense fundado em 21 de Julho de 1902. Se o Rio Team não acabasse, Cox JAMAIS faria a reunião que criou o Fluminense. Os três sócios do Flamengo na reunião que deu origem ao Fluminense eram Manoel Rios, Arthur Gibbons e Virgílio Leite.

    MENTIRA! NENHUM DELES FAZIAM PARTE DO RIO TEAM na excursão de São Paulo. E, como a ideia surgiu ainda por lá, fica evidente que a ideia de criação do clube não partiu de nenhum deles. Eles foram chamados porque faziam parte da Nobreza do Rio de Janeiro no início do Século, e figuram como um dos fundadores. Detalhe: nenhum deles estava representando o Flamengo por lá;

    https://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Paulo_Scratch_Team_2%E2%80%932_Rio_Team_(1901)

    4° Argumento: Francis Hamilton Wálter era presidente do Flamengo e do Fluminense

    Para justificar que Fluminense era uma "extensão" do Flamengo, usam o caso do presidente Francis Hamilton Wálter, já que ele era presidente das duas instituições. 

    Mas calma aí, Francis Henry Walter começou seu mandato como presidente NO Fluminense primeiro, iniciando no dia 15 de Dezembro de 1903. No Flamengo, ele assumiria em 24 de Novembro de 1905 (quase dois anos de mandato no Fluminense). Aqui fica claro que, depois de sucesso no clube, ele ainda foi ajudar o filhinho rubro negro.

    5° Horta declarou que o Flamengo era fundador do Fluminense

    Desde quando palavra de dirigente é argumento histórico?! Zico, maior ídolo da história do Flamengo, admitiu que o Fluminense é PAI do Flamengo. Ponto.

    A verdade está aí para todo mundo ver. O futebol do Flamengo nasceu no Fluminense até antes mesmo do racha de 1911. A história está para todos verem.

    Aproveite e saiba também TUDO sobre o Fluminense seguindo nossas redes sociais.

    Youtube - https://www.youtube.com/channel/UCjW26i7X_UDWD8uou-SdImw

    SE INSCREVA NO NOSSO GRUPO NO FACEBOOK - Clique Aqui.

    Acesse TODOS OS DIAS www.flunomeno.com, coloque o endereço nos seus favoritos e visite nosso blog de hora em hora para ficar informado com notícias do Fluminense e tudo sobre nosso querido Fluzão.