sábado, 27 de abril de 2019

Fluminense ajudou a criar o Campeonato Brasileiro

Por FLUnômeno —

  • 12:34

    Foto: Fluminense campeão do Torneio Rio SP em 1960. Fonte: Poster de Times Campeões - Divulgação
    O Fluminense deu grandes contribuições ao futebol brasileiro,  como a profissionalização do esporte, que foi iniciada pelo nosso querido Fluminense. A partir desta iniciativa, muita coisa boa aconteceria no futebol brasileiro.

    Podemos dizer que Tricolor das Laranjeiras também foi um dos responsáveis (indiretamente) pela criação do Campeonato Brasileiro. A história é o seguinte: Oscar Cox, fundador do Fluminense, já realizava partidas entre paulistas x cariocas antes mesmo da fundação do Fluminense. Antes do Fluminense, Oscar Cox tinha criado do Rio Team FC. Ele mesmo disputou partidas contra o time paulista de Charles Miller, conhecido por muitos como o primeiro a trazer o futebol pro Brasil.

    Anos mais tarde, em 1933, a primeira edição do chamado Torneio Rio São Paulo, foi criada. Nesta primeira edição, o Fluminense não foi muito bem. O que o Torneio Rio São Paulo tem haver com o Campeonato Brasileiro?! TUDO!!!!

    Lembrando: na primeira edição do Torneio Rio São Paulo foram incorporados também os resultados do Campeonato Carioca, com a Liga nova formada com a profissionalização promovida especialmente pelo Fluminense.

    A Expansão do Torneio Rio São Paulo deu origem ao Brasileirão

    Entenda: primeiro o Fluminense oficializou o profissionalismo no futebol em 1933, depois disso ajudou a criar uma liga nova chamada LCF (Liga Carioca de Futebol). Foi convidado (ou ajudou na organização, apesar de não termos informações claras sobre isso) para a criação do primeiro Torneio Rio São Paulo, que foi usado em conjunto com o Campeonato Carioca organizado pela Liga criada indiretamente pelo Fluminense por conta da profissionalização do futebol que o Tricolor inaugurou naquele ano.

    Depois disso, o Torneio Rio São Paulo passou por um hiato de alguns anos, até voltar alguns anos depois, para se expandir com novos times de outros estados. Assim sendo, com times de outros estados incluído nas novas edições, o Torneio Rio São Paulo passou então a ser chamado de Torneio Roberto Gomes Pedrosa, que foi um goleiro do Botafogo e São Paulo, sendo dirigente do clube paulista até sua morte. O Torneio Roberto Gomes Pedrosa também era conhecido como Robertão, e durou entre os anos de 1967 e 1970. Quando a CBF (na época, conhecida como CBD) assumiu a organização do torneio, ele foi renomeado como Taça de Prata, em 1968. Em 1971, a CBF então muda o nome Taça de Prata para Campeonato Brasileiro, como conhecemos.

    Concluindo: tudo isso começou com o FLUMINENSE primeiro inaugurando o profissionalismo no futebol em 1933, criando uma Liga (LCF) que acabou anexada neste torneio, criado no mesmo ano (será que por influência do Fluminense?). Lembrando que o fundador do clube realizava partidas contra paulistas x cariocas. O Rio São Paulo cresceu, abrigou outros times de demais estados, se expandiu, se tornou Robertão, Taça de Prata e, hoje, é o Campeonato Brasileiro.

    Seria injusto atribuir o Fluminense como criador do Brasileirão, mas ele teve uma GRANDE INFLUÊNCIA neste sentido. Como todo tricolor sabe: Nós Somos a História! E vocês, o que acham disso?! Deixe sua opinião nos comentários abaixo.

    Aproveite e saiba também TUDO sobre o Fluminense seguindo nossas redes sociais.

    Youtube - https://www.youtube.com/channel/UCjW26i7X_UDWD8uou-SdImw

    Acesse TODOS OS DIAS www.flunomeno.com, coloque o endereço nos seus favoritos e visite nosso blog de hora em hora para ficar informado com notícias do Fluminense e tudo sobre nosso querido Fluzão.