terça-feira, 13 de novembro de 2018

A História do Torneio Rio São Paulo

Por FLUnômeno —

  • 00:07

    Foto: Fluminense campeão do Torneio Rio SP em 1960. Fonte: Poster de Times Campeões - Divulgação
    O Torneio Rio São Paulo foi um torneio interestadual disputado entre os anos de 1933 à 2002. Ele também acabou dando origem ao torneio Roberto Gomes Pedrosa, que se tornou o Campeonato Brasileiro atualmente. Partidas entre paulistas e cariocas já aconteciam desde que o futebol chegou ao Brasil. Charles Miller, conhecido por trazer o futebol ao Brasil, disputou partidas com Oscar Cox (fundador do Fluminense) antes mesmo do Fluminense ser fundado.

    Não se sabe de onde partiu ideia da criação do torneio, mas ele acabou sendo muito bem vindo depois da década de 50. Depois da primeira edição, em 1933, o torneio sofreu um hiato de 17 anos, retornando em 1940. Segundo o site Netvasco, o motivo do hiato foi o fracasso em arrecadações. O torneio começou a sofrer variações nas regras, sendo depois disputado anualmente a partir de 1950. Sofreu um novo hiato em 1967, voltando a ser disputado anualmente em 1992. A última edição do torneio acabou sendo realizado em 2002.

    A criação do Torneio Rio São Paulo também gerou outros torneios importantes, como o próprio Campeonato Brasileiro, que tinha o nome de Roberto Gomes Pedrosa, e outros torneios regionais, como a Copa Sul Minas. Uma tentativa de um regional foi a partir da Primeira Liga, mas o torneio ainda não conseguiu grande aceitação do público. Por enquanto, não sabemos se o Torneio Rio São Paulo deverá continuar, ainda mais pelo calendário apertado da CBF por conta da inclusão de dois turnos no Campeonato Brasileiro, isso é uma ideia bem longe da realidade.

    Aproveite e saiba também TUDO sobre o Fluminense seguindo nossas redes sociais.

    Youtube - https://www.youtube.com/channel/UCjW26i7X_UDWD8uou-SdImw

    Apoie também a Flunômeno com R$1 por mês ou mais

    Apoia.se - https://apoia.se/flunomeno

    Acesse TODOS OS DIAS www.flunomeno.com, coloque o endereço nos seus favoritos e visite nosso blog de hora em hora para ficar informado com notícias do Fluminense e tudo sobre nosso querido Fluzão.