sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

Os cinco maiores técnicos do Fluminense

Por FLUnômeno —

  • 12:46

    Este é o último capítulo da nossa querida série, onde mostramos os cinco melhores jogadores de cada posição no Fluminense. Para quem ainda não viu, veja os capítulos anteriores a este.

     
    1° Capitulo: Os cinco maiores goleiros do Fluminense
    2° Capitulo: Os cinco maiores zagueiros do Fluminense 
    3° Capitulo: Os cinco maiores laterais direito do Fluminense 
    4° Capitulo: Os cinco maiores laterais esquerdo do Fluminense

    Acho que não preciso dizer mais que essa lista é PESSOAL, certo?! Iremos falar agora sobre os cinco maiores técnicos do Fluminense. Confira abaixo.

    Cuca ao lado do preparador Ronaldo Torres. Foto de 3.11.2009 - Photocâmera
    5° Lugar (Cuca): apesar dele não ter ganhado nenhum título em si pelo Fluminense, ele acabou tirando o Fluminense do rebaixamento praticamente certo. Isso aconteceu em 2009, onde o Fluminense tinha impressionantes 99% de ser rebaixado, faltando menos de dez rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro. O treinador assumiu o desafio e o Fluminense conseguiu uma arrancada espetacular para escapar da degola nunca vista no Brasil e no mundo. Paralelamente a isso, o Fluminense também chegou na final da Copa Sul Americana do mesmo ano, mas acabou deixando o título escapar das mãos novamente para a LDU.


    Foto: Reprodução;
    4° Lugar (Renato Gaúcho): ele já foi citado também na lista dos cinco maiores atacantes do Fluminense. Dirigiu a equipe para a conquista da Copa do Brasil 2007, e levou o Fluminense a final da Copa Libertadores 2008, onde acabou perdendo o título para LDU nos pênaltis. Comandou uma das equipes mais apaixonantes do Flu até o momento, que foi a de 2008 e comandou o clube em jogos fantásticos. Ele mesmo já chegou a admitir que não a engole a perda desse título até hoje.

    Muitos podem criticar por ele está na lista, mas ele fez o que nenhum um outro treinador do clube fez: ganhou um Nacional e levou o clube a uma final de Copa Libertadores, e por pouco faturou o título.


    Carlos Alberto Parreira e Abel Braga, no CT do Fluminense em 2017. Foto: Nelson Perez - FFC (Divulgação)

    3° Lugar (Carlos Alberto Parreira): Carlos Alberto Parreira é um dos maiores técnicos do mundo! Esteve a frente do Fluminense na reta final do título brasileiro de 1984, e também esteve treinando o time do coração na fase mais difícil de sua gloriosa história: na queda para a Série C do Campeonato Brasileiro, em 1999. Acabou atuando por diversas seleções e foi o treinador da Seleção brasileira no Tetra Campeonato de 1994, encerrando um jejum de 24 anos sem títulos da seleção brasileira em Copas do Mundo.

    Pelo Fluminense, ganhou apenas três títulos: o Carioca de 1975, o Campeonato Brasileiro de 1984 e a Série C em 1999. Atuou em outras passagens curtas pelo Tricolor, mas sem títulos.


    Foto: Lucas Merçon - Fluminense FC (Divulgação)
    2° Lugar (Abel Braga): Abel Braga atuou como jogador do Fluminense, sendo revelado pelo próprio Tricolor. Depois de encerrada sua carreira, acabou assumindo a função de treinador por diversos times, e um dos treinadores que mais participaram de jogos pelo Fluminense. Por aqui, faturou dois estaduais (2005 e 2012) e o Campeonato Brasileiro de 2012. Também levou a equipe a final da Copa do Brasil de 2005, onde acabou perdendo o título para o Paulista.

    Abel ainda sonha em levar o Fluminense para a final de um Mundial de clubes, e está firme e forte no clube, mesmo com a atual situação do mesmo (2017-2018).

     
    Foto: Divulgação.


    1° Lugar (Telê Santana): seria um pecado não deixá-lo de fora do primeiro lugar da lista! Ele é considerado por muitos como o "Pelé dos Técnicos". Pelo Fluminense foi um grande jogador, e treinador expecional. Só para ter uma noção, Telê Santana foi o quinto maior artilheiro do clube. Conquistou como jogador muitos títulos importantes, como o Mundial de 1952. Apesar de não ter ganho muitos títulos como treinador no Fluminense, a gente não poderia descartar sua extrema habilidade e estratégia, que o levou a faturar mundiais pelo São Paulo e passagens pela Seleção Brasileira.

    E vocês, o que acharam da nossa lista?! Estaremos postando também em breve a escalação histórica do Fluminense, com os melhores jogadores da história (segundo nossa opinião). Deixe seus comentários abaixo.