terça-feira, 17 de abril de 2018

Fluminense em 1905

Por FLUnômeno —

  • 12:41

    Foto: Divulgação.
    Como foi o ano: o ano de 1905 foi deveras um ano bastante importante para o Fluminense Football Club. O clube já tinha seu próprio campo para sediar suas partidas e já tinha feito também algumas excursões para São Paulo. Por conta da dificuldade em confeccionar as camisas branco-cinza (elas eram produzidas na Europa), Oscar Cox encontrou por acaso um manto com três cores (as tradicionais do Fluminense), e assim nasceu a tradicional camisa do Fluminense como conhecemos.

    Com a nova camisa de três cores substituindo a original branco-cinza, o escudo do Fluminense foi criado (como conhecemos). No âmbito esportivo, ainda não havia campeonatos a serem disputados, e assim como nos anos anteriores (1902-1904), o Fluminense fez uma série de amistosos. O engraçado é que um bando de garotos apaixonados pelo Fluminense foram responsáveis pela criação do seu primeiro grande rival, o Botafogo.

    Técnicos: Ground Committé. Segundo o Wikipédia, Os Ground Committeé foram comissões técnicas temporárias, geralmente improvisadas, compostas pelo capitão da equipe, dirigentes e até curiosos de plantão, tais como amigos do presidente do clube ou diretores influentes.

    Elenco em 1905

    GOLEIRO: Francis Walter, Cruickshank, Slade, Mutzenbecher.

    DEFENSOR: Victor Etchegaray, W. Murray, Jack Robinson, H. Jeans, Salmond.

    MEIA: Joaquim Araujo, Adolpho Simonsen, Gulden, Jack Robinson, Clyto Portella, Pederneiras.

    ATACANTE: Fox, Costa Santos, Edwin Cox, Emile Etchegaray, Félix Frias, Buchan, Mutzembecker, Hargreaves, Ataliba Sampaio

    Modelo de Camisa (1905)

    Formato de Blazer que os jogadores usavam.


    Jogos: 13.
    Vitórias: 08.
    Empates: 04.
    Derrotas: 01.

    Aproveitamento: 71,79%

    Lista de Jogos

    13. Fluminense 1 x 0 Athletic RJ. Dia 23 de Outubro de 1905*

    *não conseguimos a súmula completa.

    E este foi o ano de 1905. Para saber como foi o ano seguinte, 1906, clique aqui!

    Consultas utilizadas na criação desta matéria: SouMaisFlu, Estatísticas do Fluminense, Blog Fluminense Tricolor (Blogger), Anotando Fútbol

    Aproveite e saiba também TUDO sobre o Fluminense seguindo nossas redes sociais.

    Youtube - https://www.youtube.com/channel/UCjW26i7X_UDWD8uou-SdImw

    Acesse TODOS OS DIAS www.flunomeno.com, coloque o endereço nos seus favoritos e visite nosso blog de hora em hora para ficar informado com notícias do Fluminense e tudo sobre nosso querido Fluzão.