sábado, 29 de abril de 2017

POLÊMICA: A arbitragem pode ajudar o Flamengo nesta final?!

Por FLUnômeno —

  • 17:30

    Foto: Nelson Perez - Fluminense FC (Divulgação)
    Amanhã Fluminense e Flamengo fazem a primeira final do Campeonato Carioca 2017. Enquanto o Fluminense não jogou durante a semana, colocando praticamente um time misto repleto de garotos no empate contra o Brasil de Pelotas, o Flamengo teve que ir a campo com o time completo, acabando derrotado para o Atlético PR, na Taça Libertadores. No rival rubro negro, a torcida está dividida entre colocar titulares no Carioca (mesmo com a final contra o Fluminense), para manter o time focado na Libertadores. Enquanto o Fluminense terá a semana inteira para se preparar apenas para o duelo final do Domingo na próxima semana, o Flamengo ainda tem partida duríssima contra o Univerisad Católica (Chile), o que poderá atrapalhar ainda mais seu progresso na competição internacional, e ainda por cima sofrer (quem sabe?) uma eliminação.

    A gente que acompanha o futebol sabe que "na dúvida sempre apite em favor do Flamengo". Diante do Vasco, no último título rubro negro (roubado), o Flamengo tinha acabado de ser eliminado diante do Léon (México) no Rio de Janeiro. Durante a semana foi escalado por assim dizer um "árbitro flamenguista". A própria esposa do cidadão, que é vascaína, chegou a comentar de que o Flamengo seria campeão. E o resultado vocês já sabem: com GOL CLARAMENTE IMPEDIDO, o Flamengo acabou sendo campeão sobre o Vasco, em 2014.

    E nós, corremos algum risco de ter o Flamengo beneficiado com algum erro de arbitragem?! Provavelmente sim, e por isso devemos ficar atentos. Lembrando que o título do Fluminense DEIXARIA O TRICOLOR MAIS PERTO do Flamengo no número de títulos carioca, hegemonia que estranhamente nos "foi retirada" na primeira década do Século XXI.  O Flamengo também não ganha nada desde o título (roubado) de 2014 sobre o Vasco, e esse jejum incomoda muito. Eu, inclusive, não vi em nenhuma publicação da Flapress falando sobre isso...

    A última decisão entre Flamengo e Fluminense no Estadual (sem contar com o títulos disputados neste ano de 2017!) aconteceu em 2011. Neste jogo, o Fluminense enfrentaria o "Bonde do Mengão sem Freio", comandado por Ronaldinho Gaúcho, Thiago Neves e outros. Durante esta decisão, logo nos primeiros minutos, Rafael Moura foi derrubado pelo goleiro Felipe. O CORRETO era expulsão direta, já que o jogador estava sozinho diante do goleiro, além de ser uma clara chance de gol. Mas como o Flamengo tem a força da arbitragem ao seu favor, Rafael Moura ainda por cima levou cartão amarelo por "simulação".

    Repare a imagem de Felipe acertando a perna de Rafael Moura. Foto: Reprodução TV (2011)

    Lance causaria a expulsão do goleiro, mas foi interpretado como "simulação". Foto: Reprodução TV (2011)
    Se a REGRA FOSSE CUMPRIDA, o Flamengo teria um a menos (e com goleiro reserva) durante todo o jogo, o que daria grande vantagem ao Fluminense. O Flu abre 1 x 0, mas cede empate no segundo tempo, com o próprio Thiago Neves. Custaram ainda nos vencer nos pênaltis, porque é apenas assim que o Flamengo consegue ganhar do Fluminense atualmente em alguma decisão.

    O Campeonato Carioca está longe de ser aquele torneio apaixonante como nas décadas de 70-80, onde o Fluminense tinha a hegemonia do Campeonato. O fato é que, sem contar o título da Taça Guanabara vencido pelo Fluminense, o Flamengo só conseguiu ganhar os últimos jogos do Fluminense com "erros" de arbitragem. Será que por acaso não vão armar para o "Mais Querido" ser campeão novamente?! Já de começo escalaram um assistente que prejudicou claramente o Fluminense contra o Botafogo. Isso eu não posso provar, mas posso especular!

    Espero que amanhã a arbitragem não decida novamente um campeonato carioca, e que vença o melhor! O Fluminense praticamente tem demonstrado o melhor futebol do Rio de Janeiro, e merece de longe o título. Porém, clássico é clássico, ainda mais quando se é um Fla-Flu! Nem sempre o melhor vence no futebol; vence quem está melhor preparado.