sábado, 3 de agosto de 2019

O que a Flapress não te conta sobre o Mundial de 52 do Fluminense

Por FLUnômeno —

  • 12:10

    Foto: Divulgação FFC
    Não é unanimidade (alguns jornalistas da mídia tradicional até confirmam a história do nosso mundial), que ontem completou recentemente 67 anos. Só que existem alguns canais de notícias que ignoram totalmente nosso maior título. 

    Alguns rivais chegam a comparar a Copa Rio (Mundial) com qualquer torneio de mesmo nome, realizado principalmente nos fim dos anos 90. Engraçado é que os paulistas gostam de tirar sarro do Palmeiras por ser o primeiro campeão deste torneio, mas evitam em dizer que o Corinthians, um dos times preferidos da mídia, foi VICE para o Fluminense em 1952. Agora, eu te pergunto: se o queridinho ganhasse em 1952, será que haveria toda essa "chacota" para o Mundial do Palmeiras, assim como do Fluminense?!

    A Copa Rio não foi um "torneio amistoso" criado por equipes para diversão. Ela foi criada pela CBD (atual CBF) para restaurar o interesse perdido pelo brasileiro por futebol. Em 1950, o Brasil perdeu a Copa do Mundo para o Uruguai. Então, os brasileiros estavam realmente perdendo o interesse no esporte. Trazer times de várias partes do mundo (melhores times da época) era a intenção de reaver o interesse do futebol brasileiro, e mostrar a qualidade dele perante ao mundo. Até mesmo o Real Madrid por pouco não jogou a Copa Rio.

    Além disso, o presidente da FIFA estava presente na final entre Fluminense x Corinthians. Isso só reforça a importância da competição, já que a FIFA deu auxílio ao torneio. Posso afirmar sem medo que, se não fossem pela Copa Rio (e Palmeiras e Fluminense) o futebol brasileiro talvez não tomaria o rumo vitorioso que tem hoje. Na época, até mesmo os jornais consideravam o torneio como Mundial (ver abaixo), já que ele sempre foi visto dessa própria maneira.

    Assim sendo, isso não é "invenção de torcedor". A Flapress/Gambápress pode talvez não dar credibilidade ao torneio, mas eles não podem mudar a História. Enquanto hoje torcedores desqualificam o torneio, na época ele era muito valorizado, sendo até mesmo chamado de "CAMPEÃO DOS CAMPEÕES". Isso é bem diferente da Copa Euro América, um torneio falido que nem os times da Europa respeitavam, foi intitulado como "Mundial". O desastre da Copa Euro América (chamado de Mundial) foi tão grande, que ele acabou sendo organizado por uma empresa de carros japonesa, com jogo único. Porque antes de 81, os jogos eram realizados tanto no continente Americano como na Europa.







    Infelizmente, a mídia em si (e outros rivais) só destacam a história do futebol a partir dos anos 90. Graças a internet, todos podemos resgatar essa história. A história do futebol brasileiro não abrange os anos atuais. E tenham que agradecer mesmo a Copa Rio, porque se talvez Palmeiras e Fluminense não vencessem os melhores times da época, talvez o interesse desejado de ser campeão da Copa do Mundo não foste concretizado. Fim de papo.

    E vocês, o que acham disso?! Deixe sua opinião nos comentários abaixo.

    Aproveite e saiba também TUDO sobre o Fluminense seguindo nossas redes sociais.

    Youtube - https://www.youtube.com/channel/UCjW26i7X_UDWD8uou-SdImw

    SE INSCREVA NO NOSSO GRUPO NO FACEBOOK - Clique Aqui.

    Acesse TODOS OS DIAS www.flunomeno.com, coloque o endereço nos seus favoritos e visite nosso blog de hora em hora para ficar informado com notícias do Fluminense e tudo sobre nosso querido Fluzão.