domingo, 2 de junho de 2019

História mentirosa: A ORIGEM do Fluminense nasceu do Rio Team, e não do Flamengo

Por FLUnômeno —

  • 12:58

    Rio Team contra os Paulistas em 1901. Foto: AFFB - Antigas Fotos do Futebol Brasileiro
    O Sofisma é uma mentira com cara de verdade. De um tempo para cá vem aumentando muito a MENTIRA que o Fluminense foi criado pelo Flamengo justamente porque alguns fundadores (apenas três) eram sócios do Flamengo. No mais, não há NENHUMA INFORMAÇÃO sobre isso tanto no site oficial do Fluminense ou do Flamengo, ou até mesmo em livros.

    Nosso compromisso foi sempre com a verdade.

    O Flamengo nasceu originalmente como um clube de Remo, esporte bastante popular na época. Além do mais, o futebol era um esporte TOTALMENTE DESCONHECIDO nas Américas. Em São Paulo, Charles Miller foi o pioneiro em trazer o esporte para lá. Aqui no Rio de Janeiro, a história se repetiu com Oscar Cox que, após viagem para Suíça, voltou com uma bola e regras para o novo esporte. Ele pode não ter sido o primeiro com a ideia do esporte por aqui, mas teve bastante sucesso em sua empreitada. Isso aconteceu em 1901.

    A história mentirosa que se conta é que (sem informação histórica alguma) o presidente do Flamengo na época, Virgílio Leite, debateu a ideia da criação de um time de futebol no Flamengo em 1902, mas como isso acabou não dando certo, eles mudaram para o time ser criado no Fluminense. Virgílio Leite estava na reunião de fundação do clube, mas a história não conta dessa maneira.

    Como surgiu REALMENTE a ideia de criação do Fluminense

    Inicialmente com as regras do novo jogo (futebol), Oscar Cox se tornou sócio do Paysandu Cricket Club e, com alguns amigos, começou a jogar suas primeiras partidas de futebol. A partir daí, em 1901, Oscar Cox cria seu primeiro time de futebol, chamado de Rio Team. Algum tempo depois, o Rio Team viajou até São Paulo para disputar amistosos contra a equipe de Charles Miller.

    O Rio Team foi fundado em 30 de Novembro de 1901 (veja foto abaixo). Ou seja, OITO MESES antes da fundação do próprio Fluminense. Detalhe: a criação do Rio Team foi no mesmo bairro onde foi fundado o Fluminense e onde está sua sede social.

     Foto: AFFB - Antigas Fotos do Futebol Brasileiro
    E porque o Rio Team se tornaria então o Fluminense?! Afinal de contas, Cox já tinha criado um time de futebol, e não havia necessidade de se criar outro. Simples. Depois da viagem para São Paulo (onde o Rio Team enfrentou a equipe de Charles Miller), o capitão da equipe dos cariocas (que foi deixado de fora para o jogo contra os paulistas) decidiu então formar seu próprio time, o Rio Football Club. Por esta razão, Oscar Cox decidiu fundar um NOVO clube, maior e mais estruturado. Por conta disso, ele reuniu 20 jovens de diversas famílias do Rio de Janeiro para a fundação do Fluminense. Nesta reunião, três sócios (um era presidente do Flamengo na época) estavam presentes nesta assembléia.

    E o Flamengo, onde estaria aqui?! A partir de 1903, com a fundação do Fluminense, e com o futebol se tornando popular, há a informação que membros do próprio Remo do Flamengo já jogavam suas primeiras partidas contra membros do Fluminense, nas Laranjeiras. Não seria esta a razão PORQUE TINHAM SÓCIOS DO FLAMENGO NO FLUMINENSE?! Ou seja, os PRIMEIROS PASSOS do Flamengo no futebol foram graças ao Fluminense. E está também explicado o motivo porque existiam sócios do Flamengo no Fluminense: eles queriam jogar futebol enquanto não disputavam o Remo!

    A coisa fica clara por aqui: o Fluminense nasceu do Rio Team, que depois se tornou Fluminense Football Club. Os sócios do Flamengo estavam no Fluminense para jogar futebol, já que seus primeiros passos no novo esporte foram nas Laranjeiras. Isso explica tanto porque haviam flamenguistas como sócios do Fluminense: eles queriam jogar futebol nas Laranjeiras! Foi a partir do solo sagrado do lugar que eles tiveram suas primeiras partidas (de forma não oficial) para, a partir do racha de 1911, se tornarem o que são no futebol de forma oficial.

    Essa história, claro, os flamenguistas não querem conhecer...

    Leia também: como DESMASCARAR a mentira que o Flamengo criou o Fluminense.

    Aproveite e saiba também TUDO sobre o Fluminense seguindo nossas redes sociais.

    Youtube - https://www.youtube.com/channel/UCjW26i7X_UDWD8uou-SdImw

    Acesse TODOS OS DIAS www.flunomeno.com, coloque o endereço nos seus favoritos e visite nosso blog de hora em hora para ficar informado com notícias do Fluminense e tudo sobre nosso querido Fluzão.