terça-feira, 7 de maio de 2019

1910: O primeiro jogador NEGRO da história do Fluminense

Por FLUnômeno —

  • 13:07

    Foto: Acervo Fluminense (1910).
    Existem duas histórias sobre a origem do nome pó de arroz no Fluminense: a primeira, a mentirosa, seria que o jogador Carlos Alberto esbranquiçasse a pele para poder jogar no clube. A segunda, a verdadeira, mostra que o pó de arroz era o produto utilizado pelo próprio jogador depois de se barbear. Ele já tinha esse costume no América RJ, e quando o mesmo decidiu vir para o Fluminense, foi xingado desse modo pela torcida rival.

    O primeiro jogador negro do Fluminense atuou em 1910, e seu nome era Alfredo Guimarães, que atuava como meio campo. Pelo Tricolor das Laranjeiras, ele só atuou em um único jogo oficial, na goleada de 4 x 1 sobre o Rio Cricket, válido pelo Campeonato Carioca. No início do Século XX o racismo era muito maior do que hoje, podemos dizer que já era praticamente "cultural". Mesmo assim, o Fluminense a princípio seria o primeiro clube carioca a ter um jogador negro no elenco.

    A profissionalização do futebol promovida pelo Fluminense em 1933 acabou sendo um grande passo para a redução do racismo no futebol, de fato. Como os atletas passaram a ser contratados e pagos de acordo com seu próprio nível técnico. Assim sendo, abriu de fato as portas para jogadores negros no cenário do futebol do Brasil.

    E vocês, o que acham disso?! Deixe sua opinião nos comentários abaixo.

    Aproveite e saiba também TUDO sobre o Fluminense seguindo nossas redes sociais.

    Youtube - https://www.youtube.com/channel/UCjW26i7X_UDWD8uou-SdImw

    Acesse TODOS OS DIAS www.flunomeno.com, coloque o endereço nos seus favoritos e visite nosso blog de hora em hora para ficar informado com notícias do Fluminense e tudo sobre nosso querido Fluzão.