segunda-feira, 22 de abril de 2019

Política: Fluminense poderia ter evitado a série C?

Por FLUnômeno —

  • 23:50

    Foto: Divulgação
    "Se eu não for eleito , o futebol do Flu vai virar um caos", profetizou José Carlos Vilela, antes das eleições de 1987. De fato, nos anos seguintes provou-se que o mesmo tinha razão, com o Fluminense caindo para a Série C após uma sequência de rebaixamentos. Talvez as coisas poderiam ter sido mudadas se o mesmo assumisse a gestão.

    Na Política é assim: nem sempre o mais qualificado vence! Lembramos do Dr. Eneias, homem de grande inteligência e conhecimento, mas que acabou sendo prejudicado por conta do pequeno marketing (tempo de TV) para desenhar sua campanha. Obviamente não quero comparar os dois personagens aqui citados, já que nenhum dos dois tem a haver com o outro. Quis apenas dar um pequeno exemplo.

    Havia um homem apaixonado pelo Fluminense, um bom advogado, de nome José Carlos Vilella. De acordo com o Blog Cidadão Fluminense, José Carlos Vilella era um homem educado, culto, preparado e muito erudito. Ele desenvolvia ótimos textos e uma irretocável oratória na tribuna. José Carlos Vilella sempre foi de uma  dedicação extrema ao Fluminense. Muitas vezes o mesmo “varava a madrugada” muitas vezes trabalhando pelo Fluminense.

    Infelizmente, o mesmo acabou sendo derrotado em todas as eleições que disputou. Incluindo a última contra Gil Carneiro de Mendonça, que se tornaria o pior presidente da história do Fluminense. No dia 19 de dezembro de 1995, após uma tumultuada campanha eleitoral, mais uma vez o Dr° José Carlos Vilella disputava as eleições indiretas pela presidência do Fluminense Football Club. E mais uma vez José Carlos Vilella seria derrotado nas eleições indiretas do Fluminense. O Dr° José Carlos Vilella obteve 112 votos contra 156 de José Gil Carneiro de Mendonça nas eleições indiretas para presidente do Fluminense.

    Brilhante advogado, o Dr° José Carlos Vilella foi Vice-Presidente de Relações Externas do Fluminense na gestão de Luiz Saldanha da Gama Murgel (1966 a 1969), Vice-Presidente de Publicidade e Relações Públicas na gestão de Francisco Leitão Cardoso Laport (1969 a 1972), membro do Conselho Deliberativo de 1972 a 1975, Vice-Presidente de Interesses Legais na gestão de Francisco Luiz Cavalcanti da Cunha Horta (1975 a 1978). E novamente Vice-Presidente de Interesses Legais na gestão de Manoel Schwartz (1984 a 1987). Sua dedicação rendeu o prêmio de melhor dirigente esportivo do Brasil em 1977 para, no ano seguinte, ser figurado como um dos Beneméritos do Fluminense.

    A Queda para a Série C

    A profecia de 1987 se cumpriu com o mandato de Gil Carneiro de Mendonça, que passou a considerar o futebol do Fluminense como não mais uma prioridade, e sim o Olímpico. A partir daí, alegando não ter dinheiro para montar um time competitivo (alguma semelhança com alguma gestão?!), o Fluminense foi diminuindo no cenário esportivo, até conhecer a série de rebaixamentos que o levaram a Série C.

    Eu te pergunto: se José Carlos Vilella assumisse a presidência, eu tenho certeza que o mesmo tentaria salvar o futebol do Fluminense. Com toda certeza não seríamos rebaixados. A questão é o seguinte: o carro-chefe do Fluminense é o futebol. É ele que sustentou e sempre sustentará o Fluminense. Por esta razão, o mesmo foi criado. Futebol é investimento, que se reflete em títulos.  Infelizmente perdemos a chance de contar com um grande presidente.

    Que isso sirva de lição para as próximas eleições: veja realmente quem é apaixonado pelo Fluminense e não está em busca de algum cargo político no clube ou alguma vantagem. Precisamos de resgate de nossa história. E isso começa investindo em futebol, nossa maior paixão. Quem pensa diferente é porque está mais preocupado com o piso da piscina da sede social do que o clube em si, da qual nunca amou.

    Por fim, termino este post para falar sobre a história desse grande homem e suas contribuições no Fluminense, mesmo não alcançando a presidência. Esperamos que os sócios votantes, nesta época de eleição (na data que escrevo isto) não possam repetir os mesmos erros dos nossos antepassados. E vocês, o que acham disso?! Deixe sua opinião nos comentários abaixo.

    Pesquisa: Blog Cidadão Fluminense e FluHistórico.

    Aproveite e saiba também TUDO sobre o Fluminense seguindo nossas redes sociais.

    Youtube - https://www.youtube.com/channel/UCjW26i7X_UDWD8uou-SdImw

    Acesse TODOS OS DIAS www.flunomeno.com, coloque o endereço nos seus favoritos e visite nosso blog de hora em hora para ficar informado com notícias do Fluminense e tudo sobre nosso querido Fluzão.