sexta-feira, 15 de junho de 2018

O primeiro goleiro da Seleção Brasileira era do Fluminense

Por FLUnômeno —

  • 13:06

    Foto: Divulgação/Reprodução.
    Eu já comentei isso aqui, mas não custa repetir: eu sempre estou ligado nas redes sociais sobre o Fluminense na internet. Alguns minutos atrás o nosso clube postou a foto no Twitter sobre o primeiro goleiro da seleção brasileira ser do Fluminense. Realmente eu não conhecia esta informação, então decidi fazer algumas pesquisas aqui na internet, e o resultado disso será no post logo abaixo.

    Agora pouco postamos que o primeiro gol brasileiro em Copas do Mundo foi marcado por um tricolor. Agora iremos mostrar um pouco sobre Marcos Carneiro de Mendonça, que foi o primeiro goleiro da história da seleção brasileira. Segundo uma entrevista de sua filha Bárbara (para o Globoesporte em 2009), Marcos Carneiro de Mendonça se tornou goleiro por conta de uma pleurisia (inflamação que afeta os pulmões) aos 14 ou 15 anos. Segundo ela, na ocasião o jogador perguntou ao médico (que era tio dele) se era prejudicial jogar futebol. Por recomendação médica, foi sugerido que ele atuasse apenas no gol, pois era a única maneira de praticar o esporte sem correr.

    Segundo o jornal O Globo, antes de ser convocado pela seleção brasileira para o amistoso contra o Exeter City (Inglaterra), o jogador foi revelado pelo antigo Haddock Lobo, em 1907 (na época ele tinha 13 anos). Sua transferência para o Fluminense em 1907 rendeu bons frutos: ele acabou sendo tri campeão carioca (1917-1918-1019). 

    Medalha do Sul Americano 1919 com sua inscrição. Foto: Globoesporte - Divulgação.
    Acabou alguns anos depois, em 1914, jogando pela seleção brasileira, onde acabou sendo titular da seleção por durante nove anos, além de conquistar os campeonatos sul-americanos de 1919 e 1922 (realizados nas Laranjeiras, inclusive). 

    Ainda segundo o Globo, após o fim da carreira, o goleiro ainda trabalhou como historiador e foi presidente do Fluminense, conquistando como dirigente o bicampeonato carioca em 1940/1941. Segundo o Wikipédia, ele ainda escreveu diversos livros: O Intendente Câmara (1933), O Marquês de Pombal e o Brasil (1960), A Amazônia na era pombalina (1963), Erário Régio (1968), Raízes da formação administrativa do Brasil, séculos XVI – XVIII (1972), Aula do Comércio (1982), A Independência e a Missão Rio Maior (1984), Rio Guaporé, Primeira fronteira definitiva do Brasil (1986), Século XVIII Século Pombalino no Brasil (1988), além de ser membro de diversas sociedades intelectuais em sua época.

    Também segundo o Wikipédia, o goleiro faleceu em 1988, com então 93 anos.

    Aproveite e saiba também TUDO sobre o Fluminense seguindo nossas redes sociais.

    Youtube - https://www.youtube.com/channel/UCjW26i7X_UDWD8uou-SdImw

    Acesse TODOS OS DIAS www.flunomeno.com, coloque o endereço nos seus favoritos e visite nosso blog de hora em hora para ficar informado com notícias do Fluminense e tudo sobre nosso querido Fluzão.