quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Partidas importantes dentro do Estádio das Laranjeiras

Por FLUnômeno —

  • 23:48

    O Estádio das Laranjeiras foi por muito tempo o palco para partidas oficiais do Fluminense. Infelizmente, por conta de algumas reformas, o estádio começou a perder lugares, e hoje em dia não consegue mais abrigar partidas oficiais do clube, o que é uma pena. 

    As construções terminaram no dia 11 de Maio de 1919, mas antes disso já eram disputadas partidas dentro do campo. Enquanto ainda não tinha todas as arquibancadas, em 1914, o Fluminense deu origem a própria Seleção Brasileira de Futebol, que jogou a primeira vez uma partida oficial. O adversário era o time inglês Exeter City F. C. O Brasil então começou sua trajetória vitoriosa na História usando o campo do Fluminense, vencendo o time inglês por 2 x 0, o que a Flapress evita a todo momento de falar!

    Vale lembrar que o PRIMEIRO GOL da Seleção Brasileira foi marcado por um jogador do Fluminense (Osvaldo Gomes), assim como PRIMEIRO GOL em uma Copa do Mundo pelo Brasil também foi marcado por um jogador do Fluminense, Preguinho.

    Primeiros Títulos da Seleção Brasileira e Sede das Copa América de 1919 e 1922

    Fotos do Flu no Sul Americano (Copa América) de 1919. Foto: Flu Memória - Divulgação.

    Foi no campo do Fluminense, em 1919, que o Brasil conquistou seu primeiro título, que foi a Copa América. Os tricolores viram nossa seleção ganharem seu primeiro caneco de forma invicta: com duas vitórias e um empate. Na grande final, venceram o Uruguai com um gol na prorrogação!

    Em 1922 o Estádio do Fluminense também foi sede da sexta edição da Copa América, onde a Seleção Brasileira também se sagrou campeã. Assim como na edição de 1919, o Brasil venceu de forma invicta a competição, batendo o Paraguai na final, por 3 x 0, no dia 22 de Outubro.

    Outros eventos importantes na História que só aconteceram no Estádio das Laranjeiras

    Primeiro Fla-Flu (1912): depois do racha que aconteceu, foi aqui que nasceu também a rivalidade do Flamengo. O Fluminense venceu por 3 x 2.

    Jogos Olímpicos (1922): foi em em 1922 que o Fluminense sediou nas Laranjeiras o Jogos Olímpicos Latino-Americanos, que acabou sendo o percursor depois do Pan Americano. Segundo o Wikipédia, o Brasil só realizou os Jogos Olímpicos Latino-Americanos em 1922, centenário da Independência do Brasil (por isso a alcunha de Jogos do Centenário), graças ao esforço do Fluminense Football Club, clube que introduziu o futebol organizado no Rio de Janeiro, e que cedeu suas instalações e deu apoio financeiro e logístico as competições, sem ajuda governamental.

    Primeira transmissão de rádio de uma partida de futebol (1922): aconteceu no dia 1 de Outubro de 1922, onde Brasil e Uruguai se enfrentaram. Foi no Estádio, inclusive, que houve a primeira transmissão de rádio para o Uruguai.

    Primeiro título internacional de um clube brasileiro (1928): foi a Taça Vulcain, sendo a primeira partida internacional valendo título em território nacional. O Fluminense acabou batendo o Sporting (Portugal, clube que revelou Cristiano Ronaldo, por exemplo) por 4 x 1.

    Derrota humilhante do Vasco (1937) e primeira partida internacional (1923): foi aqui que o Vasco acabou surrado pelo Palestino, por 12 x 0. Também foi a primeira partida internacional do Clube de Regatas Vasco da Gama.

    Infelizmente por conta das inúmeras reformas, o Fluminense acabou cedendo parte do espaço. O correto seria reformar o Estádio para comportar mais pessoas, e voltar a disputar partidas por lá. História nós temos, e hoje você ficou sabendo um pouco sobre o nosso querido estádio.

    Aproveite e saiba também TUDO sobre o Fluminense seguindo nossas redes sociais.

    Youtube - https://www.youtube.com/channel/UCjW26i7X_UDWD8uou-SdImw

    Acesse TODOS OS DIAS www.flunomeno.com, coloque o endereço nos seus favoritos e visite nosso blog de hora em hora para ficar informado com notícias do Fluminense e tudo sobre nosso querido Fluzão.