![]() |
Gol lendário de Assis, no último minuto da final de 1983. Foto: Blog Jornalheiros (Divulgação). |
Acho que poderia citar mais feitos, mas separei apenas seis para que vocês tenham ainda mais confiança para a final do próximo fim de semana. O Fluminense sempre tem a mania de surpreender em finais!
1983. Gol sobre o Flamengo no último minuto
Meu pai sempre me falava desse jogo, e do gol lendário de Assis no último minuto. Depois que tive acesso a internet, pude rever esse lance majestoso. A final de 1983 também tinha a vantagem do empate para o Flamengo garantir o título. O rival jogou muito bem, e segundo minhas pesquisas, o Fluminense não tinha dado sequer um único chute a gol. O jogo se aproximava do seu fim, e a torcida rubro-negra já enchia seus pulmões gritando o tradicional coro de "É CAMPEÃO!".
Aos 46 minutos do 2° tempo, Assis recebe passe de Delei e consegue mandar para o fundo das redes, calando o coro rubro-negro. Foi mortal. O Fluminense acabou ficando com o campeonato carioca naquela temporada.
1985. Virada sobre o Bangu, e o título carioca
Fluminense e Bangu acabaram fazendo o jogo final do Triangular em 1985. Assim como o Flamengo em 2017, o Bangu tinha a vantagem do empate para se sagrar campeão carioca. O Bangu tinha um time fortíssimo, sendo vice brasileiro para o Coritiba no ano anterior.
O Fluminense acabou o primeiro tempo jogando mal (como na partida contra o Flamengo na final de 2017) e perdendo o jogo por 1 x 0. No segundo tempo, o Fluminense ligou o motor, e conseguiu a virada espetacular para 2 x 1. Com isso, acabou sendo tri campeão carioca naquele ano.
1995. Gol de Barriga sobre o Flamengo
Ano do centenário do clube de Regatas Flamengo. O Fluminense não conquistava o Estadual há 9 anos. De um lado, um super time que tinha entre suas peças principais o atacante Romário, melhor jogador do mundo na atualidade. O Fluminense abre 2 x 0, cede o empate. Assim como em 2017 e 1983, a vantagem do empate era do Flamengo. O Tricolor tinha dois jogadores a menos dentro de campo.
Mas no final da partida, Renato Gaúcho faz o lendário Gol de Barriga, que deu o título ao Fluminense, para delírio da torcida tricolor, e agonia da torcida rubro-negra. Para eles, perder a final do centenário para o Fluminense é (talvez) pior do que a nossa perda da Libertadores em 2008. Nós, pelo menos, podemos ganhar a Libertadores um dia. Já eles, NUNCA mais poderão ganhar um título no ano centenário, isto porque nós não deixamos.
2005. Fluminense 3 x 1 Volta Redonda
Abel Braga também era treinador deste time, e era sua primeira passagem como técnico do Fluminense. Assim como em 2017, o Fluminense havia perdido seu primeiro jogo na final, pelo placar de 4 x 3. Deveria vencer por dois gols de diferença para faturar o caneco sem a necessidade de pênaltis. O Volta Redonda era a sensação do momento, e contava com Túlio Maravilha como astro principal da equipe.
Assim como em 1985, o Fluminense acaba levando o gol primeiro, tendo que buscar a virada. O empate veio com Tuta, ainda no fim do primeiro tempo. No segundo, o Fluminense pressionou como pode, e conseguiu a virada com Marcão. Ao que tudo indicava, a partida poderia ser decidida nos pênaltis, mas Leandro Guerreiro chuta da intermediária, e Antônio Carlos, de costas, faz o gol do título.
O Fluminense tinha poucas chances de se classificar para as semifinais do Campeonato Carioca neste ano, e graças a goleada do Botafogo, bastava vencer o Madureira que o time conseguiria. O problema é que o time do Madureira era uma das sensações do campeonato nesta época. Muito se falou antes dessa partida, porque tentaram menosprezar o Fluminense a todo momento.
O Fluminense abre o placar, mas cede o gol no final da partida. Porém, com o Fluminense jogo é decidido no fim: após cruzamento, a bola acaba entrando, e o Fluminense calou a boca de todo mundo. Acabou classificado para as semifinais, tirando a vaga que era do próprio Madureira.
Por fim, como não se esquecer do jogo entre Fluminense x Botafogo neste ano?! O Fluminense havia perdido para o rival alvinegro por 2 x 0, e com jogaço de Richarlison, conseguiu a virada no segundo tempo, para 3 x 2.
Concluindo: Pessoal, vamos acreditar nesse título. O que aconteceu no primeiro jogo serve de aprendizado. Temos total condições de ganhar do Flamengo por dois gols de diferença, e faturar este caneco! O objetivo dessa postagem é reforçar ainda mais a confiança da torcida tricolor.
Por FLUnômeno —
12:26