sábado, 10 de setembro de 2022

Marcos Carneiro de Mendonça, goleiro que foi presidente do Fluminense

Por FLUnômeno —

  • 02:04

    Foto: Divulgação/Reprodução

    Depois do mandato de Mário Pollo, que fez muito pelo futebol brasileiro, chegou a vez de Marcos Carneiro de Mendonça, outrora goleiro de grande destaque no Fluminense e também na seleção brasileira, a ocupar o cargo de presidente do clube com a qual tanto amamos.

    Alguns anos atrás cheguei a fazer uma matéria sobre Marcos Carneiro de Mendonça, onde ele acabou calando a boca dos jogadores e torcedores do Flamengo na conquista do Campeonato Carioca de 1919. Ele também se tornou o goleiro mais jovem a defender a seleção brasileira. Pois bem, depois de ter encerrado sua carreira, seu mandato como presidente do Fluminense aconteceu entre as temporadas de 1941 até 1943. Uma coisa curiosa no seu mandato é que foi justamente nele que também aconteceu o Fla x Flu da Lagoa, com a qual também já relatamos por aqui.

    De acordo com o site oficial do Fluminense, Marcos Carneiro de Mendonça teve um importante papel na época da II Guerra Mundial, onde o mesmo liderou uma campanha entre os sócios para a compra de um avião monomotor, modelo Fairchild PT-19, para ajudar a Força Expedicionária Brasileira (FEB) em seus treinamentos e participação nos combates. Chegamos a publicar aqui no blog uma matéria sobre isso algum tempo atrás.

    Por fim, depois que saiu da diretoria do Fluminense, Marcos Carneiro de Mendonça também atuou como historiador, escrevendo também alguns livros. Ao fim do seu mandato, Arnaldo Guinle voltaria a assumir a presidência do clube, agora em seu segundo mandato.

    Aproveite e saiba também TUDO sobre o Fluminense seguindo nossas redes sociais.


    Propostas comerciais pelo e-mail: flunomeno@flunomeno.com 

    SE INSCREVA NO NOSSO GRUPO NO FACEBOOK - Clique Aqui.

    Acesse TODOS OS DIAS www.flunomeno.com, coloque o endereço nos seus favoritos e visite nosso blog de hora em hora para ficar informado com notícias do Fluminense e tudo sobre nosso querido Fluzão.