terça-feira, 20 de setembro de 2022

Foi num jogo do Fluminense que surgiu a expressão 'Gol de placa'

Por FLUnômeno —

  • 20:43

    Pelé, o "criador" da expressão gol de placa também jogaria pelo Fluminense anos depois, uma partida. Foto: Divulgação

    Como surgiu a expressão "Gol de Placa"?!

    Como quase tudo no futebol brasileiro, seja culturalmente ou mesmo nas bases, tem o dedo do Fluminense, seja direta ou indiretamente. Quando se fala em "gol de placa" indica que foi um gol muito bonito, um golaço. E este termo surgiu numa partida do Fluminense.

    Essa expressão surgiu num duelo entre Fluminense x Santos, realizado no dia 5 de Março de 1961. Foi o lendário Castilho que viu o Rei Pelé driblar todos os jogadores do Fluminense que viu pela frente até colocar a bola no fundo das redes. O gol foi tão bonito que recebeu aplausos de todos no Maracanã, aplausos estes que duraram mais de dois minutos.

    O jornalista Joelmir Beting, que acompanhava esta partida, chegou então a solicitar uma placa para homenagear esse gol do Rei Pelé. Eu não sei se ele realmente houve uma placa por conta desse gol bonito, mas ele foi importante para popularizar essa expressão. Então, pelo simples ato de pedir uma placa em homenagem a um gol, surgiu essa expressão "gol de placa"...

    Vale lembrar que esse mesmo Pelé jogaria uma partida pelo Fluminense anos depois, em 1978. E vocês, o que acham disso?! Deixe sua opinião nos comentários abaixo.

    E vocês, o que acham disso?! Deixe sua opinião nos comentários abaixo.

    Aproveite e saiba também TUDO sobre o Fluminense seguindo nossas redes sociais.


    Propostas comerciais pelo e-mail: flunomeno@flunomeno.com 

    SE INSCREVA NO NOSSO GRUPO NO FACEBOOK - Clique Aqui.

    Acesse TODOS OS DIAS www.flunomeno.com, coloque o endereço nos seus favoritos e visite nosso blog de hora em hora para ficar informado com notícias do Fluminense e tudo sobre nosso querido Fluzão.