terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

Os ícones esportivos mais famosos de todos os tempos

Por FLUnômeno —

  • 12:41

    Pelé, um dos maiores ícones do esporte, jogou pelo Fluminense - Foto: Divulgação

    O mundo dos esportes sempre despertou paixões e revelou verdadeiros ícones ao longo da história. Seja no futebol, o esporte mais amado e praticado do planeta, o esporte que mais gera bordões como, por exemplo, futebol na veia, seja no boxe, no tênis, basquetebol, atletismo, enfim, os ídolos estão presentes como marcas indeléveis nas mentes e corações dos aficionados.

    Para sermos justos com os grandes heróis do esporte, é preciso que situamos o peso destes atletas em suas épocas, quer dizer, o quanto eram capazes de movimentar atenções junto aos torcedores. Diga-se de passagem, os atletas modernos têm seus nomes evidenciados da noite para o dia, graças à tecnologia, de modo a não ser justo comparações com esportistas que não contavam com essas benesses. São poucos aqueles que passam imunes pelo tempo.

    Um tal Pelé, é um destes ícones conhecidos fora do tempo linear. O maior futebolista de todos tempos, eleito o atleta do século XX, a lenda nascida Edson Arantes do Nascimento, em 1940, subverteu a lógica cronológica já aos dezesseis anos, despontando no Santos Futebol Clube. Antes de completar dezoito anos, foi campeão mundial com a seleção brasileira, tendo atuações de destaque. Ali, Pelé já havia se tornado um mito. O homem capaz de, junto com sua equipe, o Santos, de parar uma guerra, o homem que marcou mil duzentos e oitenta e um gols é, em qualquer enquete que se realize, lembrado entre os maiores ícones do esporte.

    Se há outro brasileiro citado em qualquer pesquisa de popularidade, realizada a qualquer tempo e em qualquer meio, este brasileiro é Ayrton Senna. O automobilista é uma lenda no sentido literal da palavra. O paulistano nascido em março de 1960, é considerado entre os próprios pilotos o maior de todos os tempos. Tricampeão mundial de Fórmula 1, Senna foi vítima do que mais amava, do esporte, morreu em decorrência de um acidente sofrido em primeiro de maio de 1994, na curva Tamburello, no autódromo de Ímola, San Marino. Quase trinta anos depois de sua morte, Senna é considerado um mito, um nome inesquecível que alinhava talento, coragem, determinação e humildade, ingredientes que formam um campeão. 

    Pois bem, outra figura emblemática no mundo dos esportes é o boxeador Muhammad Ali. Ali não era apenas um lutador, era um homem negro engajado na causa do seu povo, era um cidadão negro politicamente engajado que se recusou a lutar no Vietnã dizendo que nunca mataria outro homem que não o tivesse chamado de “crioulo”, nunca lutaria numa guerra para manter os privilégios dos supremacistas brancos estadunidenses. Nascido Cassius Marcellus Clay, Jr., em 17 de janeiro de 1942, em, Louisville, Kentucky, mudou seu nome ao se converter ao Islamismo em 1961. O peso-pesado é considerado um dos maiores pugilistas da história. Morreu aos setenta e quatro anos, vítima de uma doença degenerativa, em 2016.

    O homem de Nova Iorque, Michael Jordan é mais um daqueles esportistas citados em qualquer pesquisa de popularidade. O gênio do basquete nasceu em 1963 e chegou à NBA em 1984, jogando pelo Chicago Bulls. Jordan é considerado pela imprensa especializada como o maior jogador de basquete de todos os tempos. Conhecido como Air Jordan em razão dos seus saltos mirabolantes, ainda da linha de arremesso livre, para enterradas ainda mais impressionantes, foi seis vezes campeão da NBA pelos Bulls. Conta a lenda que em seu primeiro jogo no Madison Square Garden contra o New York Knicks, Jordan foi ovacionado de pé por um longo período pela torcida adversária, algo inusitado. Larry Bird, gênio do Boston Celtics, disse certa feita que “Deus se disfarçava de Michael Jordan para jogar basquete”.

    Talvez o mais carismático entre os mencionados neste artigo, Usain St. Leo Bolt,  nasceu na Jamaica em 1986, e é, sem a menor sombra de dúvida, o maior velocista da história. É o único atleta a se tornar tricampeão em duas modalidades de pista em Jogos Olímpicos de forma consecutiva (100  e 200 metros rasos) e bicampeão também de forma consecutiva na modalidade revezamento 4 x 100 metros. Como se não bastasse, é o único velocista a conquistar oito medalhas de ouro e dez vezes o título mundial. Sua velocidade absurda rendeu-lhe o apelido de Lightning Bolt. Usain Bolt tem vários prêmios expressivos conquistados durante sua carreira, destacando-se o Prêmio Laureus do Esporte Mundial de atleta masculino do ano, que recebeu por quatro vezes. Fora do atletismo, Bolt foi honrado com a Ordem da Jamaica e a Ordem de Distinção.

    Enquetes podem ser falhas, suas metodologias podem beneficiar A ou B, mas os nomes aqui citados são, indiscutivelmente, nomes que elevam o esporte para um outro patamar, nomes que extrapolam as linhas do esporte e alcançam a natureza humana em todo o seu vigor.

    Autor: Luca Orsini

    Gosta de Games?! Acesse nosso site de games em https://www.reidosgames.com/
    Editor da Flunômeno faz lives ao vivo jogando games - https://www.twitch.tv/clodo_rei_da_negev

    Aproveite e saiba também TUDO sobre o Fluminense seguindo nossas redes sociais.


    Propostas comerciais pelo e-mail: flunomeno@flunomeno.com 

    SE INSCREVA NO NOSSO GRUPO NO FACEBOOK - Clique Aqui.

    Acesse TODOS OS DIAS www.flunomeno.com, coloque o endereço nos seus favoritos e visite nosso blog de hora em hora para ficar informado com notícias do Fluminense e tudo sobre nosso querido Fluzão.