sábado, 6 de outubro de 2018

Entrevista com Blog Jornalheiros

Por FLUnômeno —

  • 13:20



    Você já ouviu falar no Blog Jornalheiros?! Atualmente ele é o mais antigo blog sobre o Fluminense em atividade na internet. Aproveitamos para entrevistar o ilustríssimo PC Filho, autor do blog. E vale lembrar que você pode clicar aqui e acompanhar outras entrevistas com grandes criadores de conteúdo na internet sobre o Fluminense.

    PC Filho: criador e editor do Blog Jornalheiros. Foto: Arquivo pessoal/enviada gentilmente/divulgação.

    1. Como surgiu a ideia do Blog Jornalheiros?!

    Resposta: A ideia do blog surgiu de uma conversa com o meu amigo rubro-negro Rafael Amaro, no Centro de Tecnologia da UFRJ, onde cursávamos Engenharia Eletrônica e de Computação. Em meio a tantos cálculos, circuitos e programas de computador, percebemos que tínhamos saudade de escrever, e começamos o blog em dezembro de 2006. No início, era um blog Fla-Flu. Em 2008, com a mágica campanha da Copa Libertadores, o Jornalheiros ganhou muitos leitores tricolores, e em 2009 o Rafael acabou saindo, deixando o blog somente comigo.

    2. Além do Jornalheiros, você tem algum outro blog na internet?

    Resposta: No momento, não. Porém, já colaborei com outros sites tricolores, como os antigos blogs do Pavilhão Tricolor e do Fluminense Etc, e o portal Netflu.

    3. Por que você não utiliza outras redes sociais para divulgar os links do Blog, como Facebook, Gab, Tumblr entre outros. E só fica no Twitter?! Há a possibilidade de criar alguma coisa do Jornalheiros nestas mídias?!

    Resposta: Atualmente, só divulgo os links nos meus perfis pessoais do Twitter e do Facebook mesmo. Antes usava o Orkut também. Tumblr e Gab ainda não cheguei a usar, embora conheça as plataformas. Não estou presente em outras redes mais por falta de tempo mesmo, porque não acho legal simplesmente automatizar a divulgação dos links, sem uma interação verdadeira com os leitores.

    4. Há possibilidade de criar um canal no Youtube ou perfil no Instagram (tendência no momento) sobre o Jornalheiros?!

    Resposta: A possibilidade sempre existe. Porém, não tenho planos concretos por enquanto. Tenho a ideia de produzir vídeos sobre a história do Fluminense, mas para fazer bem feito precisaria de tempo e investimento. E eu só gosto de fazer bem feito.

    5. O Jornalheiros é o primeiro portal independente sobre o Fluminense na ativa até hoje. Quando você criou o blog em 2006, você criou baseado em outros trabalhos parecidos sobre o clube na época. Afinal de contas, houve algum outro trabalho na época que serviu de inspiração para criar o blog?

    Resposta: Não, não houve inspiração em outros trabalhos. A ideia inicial era simplesmente escrever. Com a boa fase que o Fluminense viveu entre 2007 e 2012, havia uma demanda por textos que relatassem aquelas vitórias, e com isso o Jornalheiros cresceu naturalmente. Acabei disponibilizando também textos sobre a história do clube e levantamentos como os históricos de confrontos e as efemérides tricolores, resultados de extensas pesquisas que realizei ao longo dos anos.

    6. Com qual frequência você posta no blog atualmente?! Ele é um trabalho ou hobby?! E qual dica você daria para quem quer começar a criar seu próprio blog na internet?!

    Resposta: Entre maio de 2017 e abril de 2018, dediquei bastante tempo para produzir as "efemérides tricolores" ( http://jornalheiros.blogspot.com/p/efemerides-tricolores.html ), uma série de 366 posts contando a história do Fluminense data a data. Porém, atualmente não posso mais dedicar muito tempo ao blog e só produzo entre 50 e 100 posts por mês, basicamente divulgando cálculos que muita gente considera úteis, como as probabilidades do Brasileirão e os porcentuais de apostas na Loteca. O blog é um hobby apenas, nunca chegou a render dinheiro suficiente para ser considerado um trabalho. Dica para quem quer começar: produza um conteúdo diferenciado e de qualidade; prefira produzir poucos conteúdos excelentes a produzir muitos conteúdos medíocres.

    7. Falando em Fluminense, como começou sua paixão pelo Tricolor?!

    Resposta: Para falar a verdade, não sei. Desconfio que escolhi o Fluminense porque era a camisa mais bonita dentre os quatro principais clubes do Rio. Tenho a teoria de que, se você mostrar as quatro camisas a um bebê ucraniano, que nunca tenha sido influenciado por ninguém, ele sempre vai escolher a camisa do Fluminense. O que eu sei é que, desde que me entendo por gente, sou tricolor de coração, e sinto uma profunda identificação com o Fluminense.

    8. Como você avalia a atual situação do clube (2016-2018)?! Na sua opinião, o que precisa melhorar de fato.

    Resposta: O Fluminense atual é de uma mediocridade que não combina com nossa história. O clube é pouco democrático, a gestão comete erros desastrosos, e é difícil enxergar uma melhoria a curto prazo. Na minha visão de engenheiro, o Fluminense atual parece um caldeirão em que a pressão aumenta a cada ano que passa, e que cedo ou tarde vai explodir, com consequências muito desagradáveis. O primeiro passo necessário é diminuir essa pressão, o que na prática se faz cortando gastos desnecessários, fazendo o clube voltar a operar no azul, sem precisar vender o futuro para pagar o presente (como faz a péssima gestão atual).

    9. Você acredita em provável título da Copa Sul Americana (2018)?!

    Resposta: Em 2010, um personagem aparecia nas minhas crônicas ao longo do Campeonato Brasileiro, um profeta com longas barbas brancas, que vivia numa caverna, e repetia a cada rodada que o Fluminense seria o campeão, e acabou acertando. Pois é, ele está vivo e diz que o Fluminense será o campeão da Copa Sul-Americana.

    10. Como você projeta o Jornalheiros para o futuro. Tem alguma novidade?!

    Resposta: A curto prazo, pretendo manter o Jornalheiros como ele é hoje, escrevendo posts sobre meus assuntos preferidos, divulgando dados atuais que considero úteis para os leitores, e tentando atualizar os posts de história do futebol (que são um grande repositório de informações, talvez o maior disponível na internet sobre os clubes do futebol brasileiro).

    A médio prazo, pretendo editar e colocar à venda livros específicos sobre os assuntos do blog (alguns relacionados ao Fluminense), um projeto que, se der certo, me permitirá ter uma renda melhor com o blog.

    Considerações Finais

    Agradeço pelo interesse em me entrevistar. Devo parabenizar vocês pelo trabalho, especialmente desde 2017 produzindo muito conteúdo tricolor. Vez por outra, minhas pesquisas sobre o Fluminense na internet desembocam em algum conteúdo do Flunômeno. Todo site que levanta o Fluminense sempre terá meus aplausos, e com o Flunômeno não é diferente. A foto é relativamente antiga (foto acima na postagem), mas gosto dela, porque estou ao lado do escudo mais lindo do mundo. :)

    Pessoal, não deixem de acessar o Blog Jornalheiros, e sigam o PC Filho no Twitter: