sábado, 14 de abril de 2018

Entrevista com Leandro Dias (NETFLU)

Por FLUnômeno —

  • 13:23

    Foto: Netflu - Divulgação.
    Netflu é o maior e mais popular site sobre o Fluminense Football Club. Todos os dias milhares de tricolores (e torcedores de outros times também) entram no portal para consumir informações sobre o Fluminense. Além disso, a NETLU é líder de seguidores nas redes sociais, perdendo apenas para o Flunews e Observatório do Fluminense no Facebook. 

    Tivemos a honra de falar com Leandro Dias, fundador do site, para entender melhor sobre a história deste grande projeto. Para quem não conhece ainda o trabalho da Netflu, eles são o maior portal de notícias sobre o Fluminense Football Club na internet, com quase dez anos de existência. Para quem quiser visitar o site, basta ir em www.netflu.com.br 

    Leandro Dias. Netflu - Divulgação.
    Quero ressaltar que o trabalho da NETFLU serviu de inspiração para a criação da Flunômeno também, apesar do nosso site não focar apenas em notícias. No fim dessa entrevista, vamos mostrar as redes sociais da NETFLU para você seguir e conhecer mais sobre o trabalho deles.

    1. Como surgiu a NETFLU?!

    RESPOSTA - Idealizado por jornalistas, o NETFLU foi fundado em dezembro de 2008 com a missão de reunir todas as informações sobre o Fluminense em um só lugar. A referência foi o Netvasco, precursor deste tipo de mídia, fundado em 2000, quando o acesso à internet ainda era restrito. Era uma equipe grande no princípio e conforme o projeto foi evoluindo, houve um enxugamento no número de colaboradores. Sentíamos a ausência de uma mídia tricolor que pudesse ser uma referência para o torcedor na captação de notícias do clube.

    Vasculhando a Internet, existe um antigo site com o mesmo nome da Netflu  (https://netflu.wordpress.com). Esse site tem alguma relação com a NETFLU original?!

    RESPOSTA - Nenhuma.

    2. A NETFLU é atualmente o maior site do Fluminense na internet, líder no mercado absoluto. Quando você criou este projeto, planejava chegar tão longe assim?!

    RESPOSTA - Não. Fomos persistentes de não abandonar o projeto, quando não rendia nem um centavo, e competentes ao torná-lo o campeão de audiência entre os sites independentes de Fluminense, mas também sorte de ele ter surgido num dos momentos mais vitoriosos da história do clube. Há algum tempo o NETFLU possui uma equipe de profissionais que tocam as áreas de jornalismo, marketing e T.I. Essa estruturação e profissionalização do site só foi capaz pela confiança diária que os tricolores depositam no nosso trabalho. 

    3. Alguns sites tiveram grande impacto com a mudança de algoritmo do Facebook em Janeiro de 2018, sendo que alguns até mesmo se encerraram. Como a NETFLU sobreviveu a essa mudança, ou ela sequer foi afetada pelo novo algoritmo. Poderia nos falar sobre isso?!

    RESPOSTA - As redes sociais ainda não foram exploradas como deveriam pelo NETFLU. Somos muito fortes no twitter, evoluindo no Instagram, mas menos do que deveria no Facebook. Traremos profissionais muito em breve para obter uma resposta nessa área de mídias sociais. Entretanto, como o portal completará 10 anos em dezembro, muitos já o conheciam antes mesmo do nosso ingresso no Facebook, ainda no tempo do Orkut. Com muito esforço, conquistamos um público fiel ao longo desse período de quase uma década.

    4. Quais são os projetos da NETFLU para 2018?!

    RESPOSTA - Vamos aumentar nossa equipe. Esse é o primeiro ponto que iremos atacar para incrementar o nosso carro-chefe que é a captação de notícias. Serão contratados mais redadores e assistentes de mídias sociais. Temos ainda dois projetos em andamento. Um deles tem relação direta com o nosso aniversário de 10 anos e o outro, mais audacioso, empreendedor ainda não posso dar muitos detalhes, mas acredito que agradará em cheio. O torcedor do Fluminense, ávido por notícias, terá ainda mais motivos para acessar o NETFLU. Aguardem.

    5. Me contaram que você, em uma ocasião, respondeu alguém no Twitter dizendo que notícias ruins vendem mais. O que poderia me dizer sobre isso.

    RESPOSTA - Essa declaração foi tirada do contexto. Um seguidor, no twitter, me questionou sobre a linha editorial do NETFLU, pois, para o próprio, o site publicava muitas notícias negativas. Respondi a ele que se acessasse o portal em qualquer dia de qualquer ano e tivesse a paciência de contar nota por nota constataria que a quantidade de notícias positivas era superior às negativas. Porém, as negativas fazem mais barulho, portanto, vendem mais. Infelizmente alguns tricolores que não gostam da linha editorial do portal ou são apoiadores da atual gestão, usam de artifícios baixos para denegrir nosso trabalho. Mas faz parte. O torcedor do Fluminense, em geral, é inteligente.

    6. Porque a NETFLU não costuma fazer lives como outros grandes portais do Fluminense (Flunews e Explosão Tricolor)?! Existe essa possibilidade no futuro?!

    RESPOSTA - Questão de linha editorial. Já tivemos alguns programas piloto como o "Marca um 10!" e um de perguntas e respostas, o "NETFLU Responde!", ambos apresentados por mim. Dentro do nosso planejamento está previsto sim a criação de um programa, estilo mesa redonda, com a participação dos internautas.

    Flunômeno: sobre o programa "NETFLU Responde!", já fizemos uma breve participação, fazendo uma das perguntas na época.

    7. Qual a dica você daria para quem está começando a criar um site ou blog do Fluminense?!

    RESPOSTA - Não desistir na primeira dificuldade. E, acima de tudo, inovar. Por isso é bacana a pluralidade existente dos sites e blogs tricolores. Cada qual com sua linha editorial e há espaço para todos. Mas é necessário apresentar algo diferente.

    PERGUNTAS DOS LEITORES:

    Pedimos também alguns leitores para mandarem algumas perguntas para a NETFLU.

    8. Pergunta de ELIPE BERGMAN SEKEFF: Acreditam no penta?

    RESPOSTA - Respondo por mim: Não. O elenco é muito limitado, talvez um dos mais fracos já montados desde a famigerada década de 1990. Além do nível técnico baixo, o plantel é desequilibrado. Não temos meias para dividir a responsabilidade de criação com Sornoza, os zagueiros são fracos e atacantes de velocidade, com boa vontade, medianos. É necessário contratar. Em quantidade e qualidade.

    9. Pergunta de CLEITON SOUSA: Qual é a chance de o Fluminense ser campeão da copa sul-americana ? Ou de classificação para a Libertadores?

    RESPOSTA - A Sul-Americana é a última chance de título na temporada e é viável. Em um torneio de mata-mata nem sempre vence o melhor. Se chegarem reforços experientes, úteis, que façam a diferença para o time titular, é possível buscar essa conquista inédita. No Brasileiro, se houver a possibilidade de G-8 ou até G-9, e, repetindo, com a contratação de bons nomes, também dá para sonhar.

    10. Pergunta de DL SANTOS: Pedro pode ser artilheiro do campeonato brasileiro??


    RESPOSTA - Acho difícil. Embora o nível dos centroavantes no Brasil hoje seja inferior a de outros tempos, Pedro não terá tantos espaços como no Estadual, porque os adversários são bem mais fortes. Além disso, é necessário ter peças que o coloquem em condições de fazer gols. Insisto: O Fluminense precisa ser reforçado.

    Considerações Finais

    Quero agradecer ao Flunômeno pelo espaço e continuo na torcida por dias melhores para o Fluminense. Se o NETFLU se tornou no site mais acessado pelo torcedor tricolor e um dos cinco independentes de clube mais visitados do país, com certeza, tem influência direta daquele Flu vitorioso do fim da década passada e início dessa. O Fluminense forte é o NETFLU forte. Quando vencemos, a comemoração é dupla. No sofrimento, não poderia ser diferente. Portanto, avante, Fluminense. Com garra, com raça e competência!

    Pessoal, para quem quiser conhecer as Redes Sociais da NETFLU, está aí:


    E aí pessoal, o que acharam?! Deixe sua opinião nos comentários abaixo.