quarta-feira, 18 de abril de 2018

O polêmico Campeonato Carioca de 1907

Por FLUnômeno —

  • 16:20

    Fluminense campeão em 1907. Foto: FFC - Divulgação.
    Após o fim do  primeiro Campeonato Carioca, a LMF - Liga Metropolitana de Football decidiu trocar de nome, sendo chamada agora de LMSA - Liga Metropolitana de Sports Atléticos. Ela foi então fundada por Fluminense, Botafogo, América, Paysandu, Rio Cricket e Riachuelo RJ. E a criação dessa nova entidade, por ironia, acabou tendo uma das maiores polêmicas da história do Campeonato Carioca.

    O Campeonato Carioca antigamente era formado por uma Liga única. Todos se enfrentavam contra todos, e o vencedor com maior número de pontos (ou saldo de gols como critério de desempate) sagraria campeão. Dentro de campo, o Fluminense foi o grande campeão. Com base na própria ata da LMSA, o Fluminense se declarou campeão: "Fica resolvido que na presente estação, quando se der empate no final dos campeonatos, em vez de ser jogado o desempate, tira-se a média dos goals entre os empatados, sendo declarado campeão o que melhor média apresentar."

    O Botafogo, amargando até então o vice, propôs um jogo-desempate, este que não estava previsto no regulamento. Claro que o Fluminense de forma alguma aceitaria essa proposta, pois já havia sido campeão (e com méritos). Segundo o Blog Jornalheiros, em 28 de outubro, um dia após o último jogo, foi realizada uma Assembléia Extraordinária, na qual a diretoria da LMSA - obviamente - declarou o Fluminense Campeão Carioca de 1907, pelo critério de desempate do goal average (média de gols). O Botafogo, descontente com a situação, protestou, e o tumulto resultante deu fim à reunião.

    O Botafogo então não sossegou até conseguir o título no tapetão. E conseguiu em 1996. O engraçado é que quando se dividiram o título, os botafoguenses se calaram em relação ao jogo-desempate que passaram gerações pedindo. O argumento do Botafogo para um jogo-desempate era justamente pela vitória de WO do Fluminense sobre a Associação Athletica Internacional (onde não foram computados os gols). No jogo final, o Botafogo (precisando de gols para passar o Fluminense) enfrentaria justamente a Associação Athletica Internacional, ganhando também por WO.

    A vitória de WO sobre o Botafogo atrapalhou os planos do Alvinegro em conseguir o título estadual sobre o Fluminense, porque precisavam de vitória com GOLS. Infelizmente a FERJ acabou dividindo o título carioca, mas o assunto gera discussões até hoje. E vocês, o que acham disso?! Deixe sua opinião nos comentários abaixo.

    Aproveite e saiba também TUDO sobre o Fluminense seguindo nossas redes sociais.

    Youtube - https://www.youtube.com/channel/UCjW26i7X_UDWD8uou-SdImw

    Acesse TODOS OS DIAS www.flunomeno.com, coloque o endereço nos seus favoritos e visite nosso blog de hora em hora para ficar informado com notícias do Fluminense e tudo sobre nosso querido Fluzão.