terça-feira, 17 de abril de 2018

A História do Campeonato Carioca

Por FLUnômeno —

  • 19:08

    Fluminense foi o primeiro campeão estadual. Foto: Divulgação.
    Outrora conhecido antigamente como o "Estadual mais charmoso do Brasil", o Campeonato Carioca é o terceiro campeonato estadual mais antigo do nosso país. Por conta da popularização do futebol depois de 1900, surgiu a necessidade da criação de uma entidade que pudesse finalmente organizar torneios. Durante esse período, já existiam campeonatos estaduais em São Paulo e na Bahia. Muito provavelmente a criação do Carioca se deu por inspiração por estes outros campeonatos. O Fluminense, primeiro clube de futebol do Rio de Janeiro até então, por falta de jogos, fazia excursões para jogar em São Paulo.

    A iniciativa da criação de uma entidade reguladora do futebol carioca partiu primeiro por moradores de Andaraí e redondezas, que faziam parte do Athletic RJ (ou Football And Athletic), time de futebol onde o Fluminense até então já tinha realizado alguns amistosos. Não demorou para que a ideia finalmente emplacasse, e no dia 08 de Julho de 1905 nasceria a primeira entidade que organizaria o primeiro campeonato carioca, chamado inicialmente de LMF - Liga Metropolitana de Football. 

    Com a LMF criada, o primeiro campeonato foi criado a partir de então poucos messes depois, em formato de Liga, já em 1906. Apenas seis clubes participaram do primeiro campeonato carioca: Fluminense, Paysandu, Rio Cricket, Botafogo, Bangu e Athletic RJ. O Tricolor das Laranjeiras já encarava essas equipes nos anos anteriores (1902-1904), mas em caráter amistoso. Seria a primeira vez que ambas as equipes se enfrentariam valendo alguma coisa. 

    O primeiro Estadual organizado então pela LMF contou também com um campeonato próprio na segunda divisão. Haviam então duas ligas (primeira e segunda divisão). O campeão da primeira divisão em 1906 receberia a Taça Colombo e Taça Municipal. O último colocado disputaria uma vaga na primeira divisão do ano seguinte com o vencedor da liga da segunda divisão.

    Com o passar dos anos, a LMF não mais organizaria o Carioca. Hoje em dia quem organiza o Campeonato Carioca é a FERJ.

    Aproveite e saiba também TUDO sobre o Fluminense seguindo nossas redes sociais.

    Youtube - https://www.youtube.com/channel/UCjW26i7X_UDWD8uou-SdImw

    Acesse TODOS OS DIAS www.flunomeno.com, coloque o endereço nos seus favoritos e visite nosso blog de hora em hora para ficar informado com notícias do Fluminense e tudo sobre nosso querido Fluzão.