quarta-feira, 18 de abril de 2018

Como MENTIRAM para você sobre o tamanho da torcida do Fluminense

Por FLUnômeno —

  • 13:55

    Foto da torcida do Fluminense. Imagem meramente ilustrativa. Foto: Mailson Santana - FFC - Divulgação.
    Pessoal, recebi hoje uma mensagem bem interessante. O resultado dessa mensagem acabou se transformando na matéria que você vai ver logo abaixo. Vamos falar sobre o "ranking de torcidas", que é determinado em alguns períodos, através de pesquisas. 

    Sinceramente, eu NÃO ACREDITO nessas pesquisas que fazem para determinar torcedores. Aliás, eu NÃO ACREDITO em pesquisa nenhuma! Pra mim, isso é uma forma de manipular a opinião pública a respeito de alguma coisa. Na mensagem que recebi, havia este recorte (abaixo), supostamente da Revista Placar de 1993. Ali se falava sobre o tamanho das torcidas brasileiras da época. A partir disso, pesquisei um pouco sobre esse assunto, e veja o que descobri.

    A população do Brasil em 1993 beirava à 157,1 milhões de habitantes. Segundo informação da revista, o Fluminense então tinha a quinta maior torcida do Brasil, com impressionantes quase 7 milhões de torcedores. O Flamengo seguiu na frente, com 24 milhões, seguidos pela torcida do Corinthians, com 19 milhões.

    Em 2017 publicamos aqui no blog uma matéria com ranking de torcidas. Agora vem a sacanagem: após 24 anos, o Flamengo teve um aumento de 24 para 32 milhões (aumento de impressionantes 73%). O Corinthians, no mesmo período, aumentou de 19 para 27,3 milhões de torcedores (aumento de 69%). O Brasil até então aumentou sua população para 210 milhões de habitantes.

    Alguma coisa está mal contada nessa história...

    E o Fluminense?! Passou de 6,7 milhões para míseros 3,6 milhões (uma queda de 53,73%). Aí você vai me dizer que o Fluminense acabou perdendo torcedores por conta dos rebaixamentos. Mas vale lembrar que a torcida do Fluminense na sua fase mais recente vitoriosa, 2012, tinha exatos 2,8 milhões de torcedores. Ou seja, depois da queda perdeu muito mais.

    Com 2,8 milhões de torcedores em 2012 (segundo a PLURI Consultoria, conforme informado no Wikipédia), o Fluminense chegou em 2017 com exatos 3,6 milhões de torcedores. Isso significa que em cinco anos o Fluminense obteve um crescimento impressionante de 77,77%. Aí eu faço a pergunta: como o Fluminense cresceu 77,77% (ganhou 800 mil torcedores aproximadamente) em cinco anos, e perdeu 3,1 milhões em 24 anos?! Realmente, a conta não se encaixa.

    A "queda" de torcedores não foi no período rebaixamento

    Segundo o site RSSSFBrasil, o Fluminense ocupava 4,3% das pesquisas em Outubro de 1993 (Revista Placar). Logo em Dezembro do mesmo ano (1993), o valor de 4,3% passou para 2% (Datalha Folha). Sabe o que isso significa?! Em questão de quase dois messes, o Fluminense chegou a "perder" 4.112.728 torcedores, ficando então com 2.610.202 torcedores. Como a quantidade de torcedores de um time podem mudar tanto em pouco espaço de tempo?!

    Acho que a partir daqui, você é consciente para tirar suas próprias conclusões.


    E qual o tamanho da torcida do Fluminense então?!

    Sobre a torcida ter 3,6 milhões de torcedores não creio muito nisso. Não posso oferecer números exatos, mas acredito que atualmente a torcida do Fluminense chega a uns 9 ou 10 milhões. Posso estar enganado, sim claro. Mas essa é a MINHA opinião. E qual é a de vocês?! Deixe sua opinião nos comentários abaixo.

    Aproveite e saiba também TUDO sobre o Fluminense seguindo nossas redes sociais.

    Youtube - https://www.youtube.com/channel/UCjW26i7X_UDWD8uou-SdImw

    Acesse TODOS OS DIAS www.flunomeno.com, coloque o endereço nos seus favoritos e visite nosso blog de hora em hora para ficar informado com notícias do Fluminense e tudo sobre nosso querido Fluzão.