sábado, 6 de janeiro de 2018

Você sabia que Reis e Príncipes visitavam o Fluminense?!

Por FLUnômeno —

  • 15:36

    Foto: Nelson Perez - Fluminense FC (Divulgação)
    Você sabia que o Fluminense, em seus primórdios, recebia a visita de reis e príncipes?! Não é à toa que é conhecido como “o aristocrático tricolor das Laranjeiras”; ou, como diz a marcha de Lamartine Babo: “vence o Fluminense, usando a fidalguia”.

    Segundo pesquisa histórica do site WebArtigos, o Fluminense acabou recebendo a presença ilustre de algumas personalidades reais nas Laranjeiras durante a sua gloriosa História: como o príncipe Akihito e sua esposa, princesa Mitchiko, imperadores do Japão na época.  Além deles, foi o casal real Alberto I e Elizabeth, da Bélgica, recebidos com um pomposo desfile dos esportistas dos clubes da capital, no Estádio das Laranjeiras, no dia 26 de Setembro de 1920.

    Ainda segundo pesquisa do site, no dia 06 de Abril de 1931, o Fluminense recebeu a visita do Príncipe de Gales, que depois seria coroado como Eduardo VIII, e de seu primo, Príncipe George. O interessante nessa história é que o avô do Príncipe de Gales, chamado Eduardo VII, recebeu um convite para um jantar de gala depois do primeiro jogo do Fluminense na sua história. Além de homenagear o imperador de Gales e a família real daquele país, também foram feitos brindes a comunidade britânica e ao Presidente da República na época, Campos Sales. Não sabemos se Campos Sales esteve presente nas Laranjeiras após o primeiro jogo neste jantar de gala, mas já mostramos aqui no blog um presidente da república que era torcedor do Fluminense.

    Foto: ReproduçãoInternet/TheDaily Beast (Divulgação)
    Eduardo VIII no colo da Rainha Vitória; Jorge (esquerda) esteve no Fluminense e Eduardo VII foi homenageado pelo clube, recebendo convite para jantar de gala após primeira partida do Fluminense na História.

    Ainda segundo o site Webartigos, os príncipes reais vieram ao Brasil e Oscar Cox (fundador do Fluminense) acabou ajudando na organização da partida entre as seleções Rio x São Paulo. Na ocasião, a seleção do Rio de Janeiro venceu os paulistas por 6 x 1. Algumas informações levam a crer que este jogo foi patrocinado pelo próprio Fluminense, já que a comissão de festejos do Ministério do Exterior incumbiu o Fluminense de organizar uma partida de futebol em homenagem aos ilustres visitantes.

    Ao fim do jogo, os príncipes acabaram sendo levados à sede do Fluminense, onde foram devidamente homenageados: Edward recebeu o diploma de Presidente de Honra do Fluminense e George o de Vice-Presidente de Honra. No Livro de Visitantes, Edward desenhou uma perna e uma bola de futebol e escreveu em português mesmo:
    “Muito obrigado pelo jogo interessante de football. 6 abril 1931. Eduardo VIII.”

    Como se sabe, em 1936, depois de coroado como Eduardo VIII, ele renunciou ao trono para se casar com uma plebéia divorciada. Mas nunca renunciou ao maior título de seu currículo, o de Presidente de Honra do tricolor.

    (Fontes: Site Web Artigos; Blog O Tricolor do Brasil; COELHO NETTO, Paulo. História do Fluminense: 1902-2002. 2ª ed. Rio de Janeiro: Pluri, 2002. p. 74. COELHO NETTO, Paulo. O Fluminense na intimidade. Rio de Janeiro: Borsoi, 1955. v. 1, p. 90. COELHO NETTO, Paulo. O Fluminense na intimidade. Rio de Janeiro: Borsoi, 1969. v. 2, p. 39, 62. CUNHA, Loris Baena. A verdadeira história do futebol brasileiro. Rio de Janeiro: ed. do autor, s/d. p. 14. HAMILTON, Aidan. Um jogo inteiramente diferente! Rio de Janeiro: Gryphus, 2001. p. 49, 55. IORIO, Patrícia; IORIO, Vitor. Rio Cricket e Associação Atlética. Rio de Janeiro: Arte e Ensaio, 2008. p. 81. MAZZONI, Tomás. História do futebol no Brasil. São Paulo: Leia, 1950. p. 28. RODRIGUES, Nelson. O profeta tricolor. São Paulo: Companhia das Letras, 2002. p. 73.)

    Aproveite e saiba também TUDO sobre o Fluminense seguindo nossas redes sociais.

    Youtube - https://www.youtube.com/channel/UCjW26i7X_UDWD8uou-SdImw

    Acesse TODOS OS DIAS www.flunomeno.com, coloque o endereço nos seus favoritos e visite nosso blog de hora em hora para ficar informado com notícias do Fluminense e tudo sobre nosso querido Fluzão.