sábado, 6 de janeiro de 2018

Você sabia que teve PRESIDENTE DA REPÚBLICA torcedor do Fluminense?!

Por FLUnômeno —

  • 15:00

    Presidente Figueiredo.
    O Fluminense é a elite do futebol brasileiro desde os tempos de sua criação! Conforme mostramos há pouco tempo, é inclusive, um dos times mais poderosos financeiramente do mundo. Se você acompanha o nosso blog, já percebeu como inúmeras pessoas, de mentes brilhantes, acabaram escolhendo o Fluminense como time de coração ao longo da História. E sobre algum presidente da República? Será que existiu algum torcedor do Fluminense que realmente acabou tendo o maior cargo de importância de nosso país?! Sim, claro que sim!

    Algumas fontes citam o ex presidente Fernando Henrique Cardoso, ou FHC, que foi presidente nos anos de 1995 à 2002, por dois mandatos. Apesar de fontes também disserem que ele era torcedor do Corinthians, não achei alguma informação que mostrasse alguma ligação com o ex presidente e o Fluminense, portanto, saber se FHC era tricolor de coração ou não (ou apenas tinha uma simpatia pelo Fluminense) é uma incógnita. Assim sendo, prefiro descartá-lo dessa matéria para evitar qualquer tipo de erro. Poderei acrescntá-lo talvez num futuro se alguém me mostrar alguma fonte de algum livro, citação ou confirmação realmente que ele é torcedor apaixonado do Fluminense... Porém, como não encontrei, ele não foi listado aqui.

    Por outro lado, João Baptista Figueiredo foi o presidente da República realmente torcedor do Fluminense. Comandou o Brasil de 1979 a 1985. Ele foi o 30º no cargo e último presidente do regime militar. João Figueiredo faleceu em 1999 aos 81 anos. Ele era general. O engraçado é que no dia que foi eleito presidente da república, ele estava apreensivo por conta de um Fla-Flu que ele iria acompanhar algumas horas depois, mesmo confirmado que seria presidente no próximo ano. O jornalista jornalista gaúcho Aírton Fagundes, da TV Difusora e do Jornal do Comércio, se dirigiu ao presidente eleito (e percebendo talvez a aflição do novo presidente) perguntou:
    - General, e se o Fluminense perder?

    - Não se esqueça que o AI-5* está em vigor até 1º de janeiro...

    - Vai aplicar o AI-5* no Fluminense??

    - Não, vou aplicá-lo é no Flamengo! – respondeu Figueiredo, sorrindo.

    *era chamado de Ato Instuticional 5. Era um tipo severo de legislação nesta época, lançados pelo Regime Militar.

    O Flamengo pode ser dizer que, escapou de umas (brincadeira), pois o Fluminense venceu o clássico por 2 x 0 neste dia (15 de Outubro de 1978), com gols de Fumanchu e Nunes. João Figueiredo acabou sendo o último presidente do Regime Militar do Brasil. Apesar de apaixonado pelo Fluminense, há citações dele na internet (através de sites e blogs) dizendo que ele não gastaria dinheiro do seu mandato em futebol, mas não sei se isso é verdade.

    Fonte: GARCIA, Alexandre. João Figueiredo. Rio de Janeiro: Artenova, 1978. p. 70; e Webartigos.

    Aproveite e saiba também TUDO sobre o Fluminense seguindo nossas redes sociais.

    Youtube - https://www.youtube.com/channel/UCjW26i7X_UDWD8uou-SdImw

    Apoie também a Flunômeno com R$1 por mês ou mais

    Apoia.se - https://apoia.se/flunomeno

    Acesse TODOS OS DIAS www.flunomeno.com, coloque o endereço nos seus favoritos e visite nosso blog de hora em hora para ficar informado com notícias do Fluminense e tudo sobre nosso querido Fluzão.