segunda-feira, 24 de abril de 2017

Como foram as cinco últimas decisões de Flamengo x Fluminense na final do Campeonato Carioca?!

Por FLUnômeno —

  • 00:04

    Renato Gaúcho, após o gol de Barriga de 1995. Foto: Fluminense FC (Divulgação).
    Depois de 22 anos, a dupla Fla-Flu voltará a disputar uma final de Campeonato Carioca. Nos dois próximos Domingos, o campeão carioca será decidido com quem se sair melhor na somatória dos dois jogos. Em caso de empate, a decisão será definida nos pênaltis. Quem levará a melhor?! Realmente não sabemos, mas esperamos que seja o Fluminense.

    Apesar de ter menos vitórias no confronto direto com o Flamengo, o Fluminense ganhou mais finais que o rival. Até mesmo Zico, maior artilheiro do Fla-Flu e maior jogador da história do rival, comentou em documentário a freguesia do Flamengo sobre o Fluminense em finais.

    Como tem MUITO tempo que não temos uma final de Fla-Flu no Estadual, preparamos essa simples matéria para vocês! Nestes últimos retrospectos, a História mostra que o Fluminense é bastante superior: das últimas cinco decisões, o Flamengo só ganhou uma (em 1991), e perdeu as demais para o Fluminense (1973, 1983, 1984, 1995). Abaixo confiram como foi um pouco de cada uma das cinco últimas decisões envolvendo a dupla Fla-Flu.

    FINAL DO CAMPEONATO CARIOCA 1973


    Após vencer o Segundo Turno e o Grupo B do Terceiro Turno, o Fluminense pegaria o Flamengo na final, que tinha eliminado o Vasco nas semifinais do Estadual. Este jogo foi realizado no dia 22 de Agosto de 1973, para quase 80 mil pessoas que acompanharam fervorosamente o Fla-Flu no Maracanã. Em jogo único, o Fluminense acabou goleando o rival por 4 x 2, e assim faturando mais um título carioca. 

    DETALHE: Zico, maior craque do Flamengo, estava no time que foi vice para o Tricolor. O Fluminense abre 3 x 0 no primeiro tempo. Abalado, o Flamengo nada poderia fazer, mas consegue marcar dois gols, o que trouxe um pouco de esperança a torcida flamenguista. Porém, no fim da partida o Fluminense volta a marcar, e o Flu fecha o placar (com título) vencendo por 4 x 2.

    FINAL DO CAMPEONATO CARIOCA 1983


    Dez anos depois, a dupla Fla-Flu voltaria a se enfrentar por mais uma decisão de campeonato carioca. Fluminense, Bangu e Flamengo fizeram o triangular final para decidir o campeonato. O Fluminense tinha empatado com o Bangu em 1 x 1, e precisava vencer o Flamengo para conseguir o título, e o bi campeonato carioca.

    Por possuir o jogo contra o Bangu (ainda), e com o empate à vista, a torcida do Flamengo já se consagrava campeão no fim da partida. Afinal de contas, o Fluminense passou o jogo inteiro sem conseguir penetrar na defesa do Flamengo, não chutando uma única vez ao gol. O empate não dava o título ao Flamengo, que ainda jogaria contra o Bangu, mas se encaminhava para isso. Como o Flu já tinha jogado antes, não tinha mais como pontuar, pois já havia completado seu ciclo de jogos no Triangular. Bastava o Flamengo empatar com o Flu, e uma vitória simples sobre o Bangu para ser campeão. Mas não isso que aconteceu... Pelo menos aconteceria desse jeito, mas o Fluminense mostrou o que é ser esse time apaixonante!

    Eis que aos 90 minutos de jogo, entra em cena Assis, mais conhecido como "Carrasco". Ele entrou na área, marcou o gol e calou a torcida flamenguista em peso no Maracanã. Com uma única finalização (no último minuto por cima), o Fluminense desbanca o Flamengo, e se torna campeão! Era mais um título do Fluminense sobre o Flamengo! No jogo contra o Bangu, o Flamengo venceu por 2 x 0 e garantiu o vice do Campeonato Carioca 1983.

    FINAL DO CAMPEONATO CARIOCA 1984


    Flamengo, Fluminense e Vasco fizeram o Triangular final que decidiu o campeão carioca daquele ano. Nos dois primeiros jogos, Flamengo e Fluminense acabaram vencendo o Vasco. A última partida então se tornou a final, realizada no dia 16 de Dezembro de 1984. O Flamengo vinha mordido por causa do vice no ano anterior, e o Carrasco Assis estava novamente em campo. Quem vencesse essa partida, se tornaria o campeão.

    O resultado se repetiu da final do ano anterior, só que não tão sofrido quanto antes. Assis recebeu de cabeça, e garantiu o bi do Tricolor, e o bi vice do Flamengo no Estadual.

    FINAL DO CAMPEONATO CARIOCA 1991

    A final do campeonato carioca foi decidida entre o campeão da Taça Guanabara (Fluminense) versus o campeão da Taça Rio (Flamengo), decidida em dois jogos. O primeiro acabou empatado em 1 x 1. No segundo jogo, Fluminense acaba perdendo o título ao perder por 4 x 2. Foi o único título do Flamengo em cima do Fluminense nessas últimas cinco decisões.

    FINAL DO CAMPEONATO CARIOCA 1995


    O Flamengo tinha um timaço, já que estava no ano do seu centenário. Tinham o atacante Romário, destaque pela seleção brasileira Tetra Campeã Mundial, e considerado também melhor jogador do mundo um ano antes. Por outro lado, o Fluminense não conquistava o campeonato carioca havia nove anos, tendo o falastrão Renato Gaúcho como um dos destaques do time. Por possuir melhor campanha, bastava um empate no jogo épico, realizado no dia 25 de Junho de 1995, que o Flamengo era campeão no ano do seu centenário.

    Porém, assim como em 2017, em 1995 o Flamengo não tinha conseguido vencer o Tricolor uma única vez. O Maracanã contava com mais de 100 mil pessoas (a maioria torcedores do Flamengo) que empurravam seu time a busca do título.

    O Fluminense abre 2 x 0, e respirava o título. Renato Gaúcho abriu o placar. Leonardo amplia para o Fluminense. Romário, que ainda não tinha marcado contra o Fluminense, explode o Maracanã ao marcar. O jogo ficou nervoso. Fabinho chegou a empatar a partida. Com jogadores a menos, parecia que o título era do rival, que tinha um Maracanã pulsante.

    Mas aos 42 minutos, o Fluminense consegue o gol lendário de barriga. O Maracanã se silencia. Acabou. Fluminense vence o Flamengo por 3 x 2, e se tornaria mais uma vez campeão carioca sobre o maior rival.

    Tenho certeza que teremos uma final emocionante nos dois próximos Domingos. Esperamos que o retrospecto do Flu em finais continue. Vamos buscar a nossa hegemonia novamente!

    Gostou da matéria?! Aproveite e leia também: