domingo, 10 de abril de 2016

Copa Rio 1952

Por FLUnômeno —

  • 11:06



    Este é o título mais importante da história do Fluminense, um título Intercontinental, e porque não, chamá-lo de Mundial de Clubes?!

    O Torneio já teve uma edição em 1951, onde o Palmeiras acabou campeão. 

    A segunda edição da Copa Rio foi disputada por Fluminense, Corinthians, Peñarol (Uruguai), Grasshopper (Suiça), Áustria Viena (Áustria), Sporting Lisboa (Portugal), Libertad (Paraguai) e FC Saarbrücken (Alemanha).

    Grasshopper  &   FC Saarbrücken

     Os times eram divididos em 2 grupos (A e B), com 4 times cada. O Fluminense acabou no Grupo A, com Grasshopper, Peñarol e Sporting Lisboa.

    O primeiro jogo foi contra o Sporting, realizado no dia 13 de Julho de 1952, e acabou empatado em 0 x 0; o segundo foi contra o Grasshopper, realizado no dia 17 de Julho, e o Flu acabou vencendo o time suíço por 1 x 0, com gol marcado por Marinho. O terceiro jogo, que fechava a chave, seria contra o Peñarol, que acabou perdendo por 3 x 0 para o Tricolor das Laranjeiras, com gols marcados por Marinho (2x) e Orlando Pingo de Ouro.

    Corinthians, Áustrina Viena, Fluminense e Libertad

    Fechadas as chaves, se classificaram no Grupo A Fluminense e Peñarol; no Grupo B, se classificaram Corinthians e Áustria Viena. Os jogos foram em formato de semifinal. 

    A semifinal do Fluminense foi contra o Áustria Viena, em partida realizada no Maracanã, em dois jogos: o primeiro foi no dia 23 de Julho, onde o Fluminense venceu o time austríaco por 1 x 0 (gol de Didi); o segundo foi um verdadeiro PASSEIO da equipe tricolor, que bateu por 5 x 2 (gols tricolores marcados por Telê, Orlando Pingo de Ouro (3x) e Quincas).

    Como Peñarol desistiu do segundo jogo contra o Corinthians, a final foi entre Fluminense e o Timão Corinthiano, em dois jogos. Ambos os jogos aconteceram no Maracanã.

    O primeiro jogo aconteceu no dia 30 de Julho, com quase 40.000 espectadores, o Fluminense venceu o Corinthians por 2 x 0 (gols de Orlando Pingo de Ouro e Marinho), dando um passo importante para a conquista do título.

    Peñarol & Sporting

    O segundo jogo também foi realizado no Maracanã, no dia 02 de Agosto de 1952. O Fluminense abre o placar com Didi, mas cede o empate com o Corinthians. Marinho desempata a partida, mas o Timão marca no último minuto da partida, mas não foi suficiente para tirar o título do Fluminense, que venceu a Copa Rio invicto.

    Fluminense Campeão Mundial 1952.


    A Taça:


    OBS IMPORTANTE: no jogo final contra o Corinthians Paulista, o Fluminense também recebeu as taças Taça Cinquentenário do Fluminense, Taça Milone e Taça Adriano Ramos Pinto.


    Copa Rio 1952 (considerado como Mundial de Clubes da Época)

    Competidores: Fluminense, Corinthians, Peñarol (Uruguai), Grasshopper (Suiça), Áustria Viena (Áustria), Sporting Lisboa (Portugal), Libertad (Paraguai) e FC Saarbrücken (Alemanha).

    Equipe Campeã: Castilho; Píndaro e Pinheiro (Nestor); Jair, Édson e Bigode; Telê (Róbson), Didi, Marinho, Orlando Pingo de Ouro e Quincas. Técnico: Zezé Moreira.

    Jogos: 07
    Vitórias: 05
    Empates: 02
    Derrotas: 00


    Lista de Jogos



    Aproveite e saiba também TUDO sobre o Fluminense seguindo nossas redes sociais.


    Propostas comerciais pelo e-mail: flunomeno@flunomeno.com 

    SE INSCREVA NO NOSSO GRUPO NO FACEBOOK - Clique Aqui.

    Acesse TODOS OS DIAS www.flunomeno.com, coloque o endereço nos seus favoritos e visite nosso blog de hora em hora para ficar informado com notícias do Fluminense e tudo sobre nosso querido Fluzão.