sábado, 3 de março de 2018

Entrevista com o Explosão Tricolor

Por FLUnômeno —

  • 10:14

    Antigamente você só poderia acompanhar notícias e informações sobre o Fluminense através da mídia tradicional, também chamada de Flapress: através de jornais, na rádio ou na TV. Com o advento da internet, o torcedor tricolor pode a partir de agora a não apenas saber das notícias em tempo real, como aprender muito sobre o nosso grande time. Por causa disso, existem muitos sites de notícias do Fluminense fora da mídia tradicional. Hoje vamos entrevistar um dos maiores sites de notícias sobre o Fluminense na atualidade.

    A Explosão Tricolor é um dos sites de notícias do Fluminense mais bem sucedidos no mercado, com milhares de seguidores em suas redes sociais. Não é difícil você ver seus links de notícias em algum grupo de Facebook ou WhatsApp.

    Buscamos conhecer mais sobre o trabalho desse grande site de notícias, e trazemos ela para vocês abaixo. Falamos com Vinícius Toledo, criador do site. Espero que gostem. E se você não conhece ainda a Explosão Tricolor, basta visitar www.explosaotricolor.com.br e ver as notícias do Fluminense em tempo real. No fim da entrevista também vamos trazer as redes sociais da Explosão. Mas vamos começar com a entrevista!
      
    ENTREVISTA COM A EXPLOSÃO TRICOLOR (Vinícius Toledo) 

    1 - Como surgiu o portal Explosão Tricolor?! Você já teve experiências em outros sites antes da criação da Explosão?! Como foram?

    RESPOSTA: Surgiu após o irresponsável massacre promovido por parte da imprensa esportiva brasileira que apontou o Fluminense como o grande vilão do caso Héverton (escalação irregular na última rodada do Campeonato Brasileiro de 2013). Eles inverteram valores e distorceram fatos. A Portuguesa salvou o Flamengo do rebaixamento, mas até hoje eles falam que o clube paulista salvou o Fluminense. Já se passaram pouco mais de quatro anos, mas não entendi até hoje o motivo das grandes mídias não terem noticiado a escalação irregular do André Santos no jogo do Flamengo contra o Cruzeiro, lembrando que o duelo foi disputado na noite de sábado. Fica a pergunta: será que se a imprensa esportiva tivesse noticiado no domingo pela manhã a irregularidade da escalação do jogador rubro-negro, a Portuguesa teria colocado o Héverton no jogo contra o Grêmio? Pois é...   

    Treco de Vinícius Toledo escrevendo na página Defora FC (2013)
    Sobre a experiência em outros sites, não tive nenhuma. Antes do Explosão Tricolor, escrevi sobre o Fluminense na página do Defora FC. Isso ocorreu em 2013, quando fui convidado por uma agência de publicidade. No embalo do grande retorno da torcida tricolor, resolvi criar o Explosão Tricolor e ainda entrei de sócio na agência.   

    2 - Porque o nome "Explosão Tricolor"?!

    RESPOSTA: Grito de gol, comemoração de título, xingamento, canto, vaia e todas as outras reações de um torcedor são uma verdadeira explosão na arquibancada. Por isso Explosão Tricolor que é a explosão de todos os sentimentos do torcedor do Fluminense!    

    3 - Você sabia que a Explosão Tricolor é o terceiro maior site do Fluminense em 2017, perdendo apenas para o Netflu e o site oficial do clube?! Quando você criou a Explosão, imaginava chegar neste patamar?! Você tem a ambição de ser o primeiro?!

    RESPOSTA: Na verdade, a sua métrica não é a do dia 31 de dezembro, que no final das contas é a que vale já que é a do último dia do ano. Chegamos a publicar no site o ranking atualizado no final da tarde do dia 31. Com base no Alexa, o Explosão Tricolor terminou 2017 na segunda colocação. Hoje, estamos na terceira colocação, mas há uma explicação para isso: para o ranking nacional, o Alexa está contabilizando apenas pouco mais de 70% da nossa audiência. Motivo? Cerca de 30% da nossa audiência está vindo de servidores do exterior por isso estamos até no ranking do Canadá neste momento. Vale destacar que o Explosão Tricolor foi o primeiro site a divulgar publicamente o recurso do Alexa. Isso ocorreu em meados de 2015. Sobre a pretensão de ser o primeiro, não nos preocupa pelo fato de já termos conseguido entrar na rotina diária de milhares de tricolores. O mais importante é seguir uma linha editorial própria, séria, honesta e transparente. Com relação a questão de imaginar chegar a esse patamar, não me surpreendeu pelo fato de fazermos tudo de forma muito verdadeira, intensa e limpa.

                  
    4 - Como funciona o trabalho do Explosão? Você tem uma equipe?! Quantas pessoas fazem parte da equipe da Explosão?! Há novas vagas para quem quer trabalhar com a Explosão?!

    RESPOSTA: O trabalho funciona de forma muito verdadeira, disciplinada e intensa. Sobre a estrutura, isso é um assunto interno que não comento publicamente. No momento, não há vagas.   

    5 - Em 2017 vocês criaram um site especial sobre o Fluminense na Copa Sul Americana. Neste ano, teremos um novo site especial?! E a Loja da Explosão Tricolor, chegou ao fim, continua ativa ou voltará?!

    RESPOSTA: Como a diretoria do Fluminense não dá sinais de que investirá no futebol tricolor a ponto de deixar a equipe em condições de sonhar em chegar longe na Copa Sul-Americana, não abraçaremos a competição da forma que abraçamos no ano passado. Torceremos muito pelo sucesso da equipe, afinal de contas sempre fica aquele 0,01% de esperança no fundo dos nossos corações, mas não dá para investirmos em algo sem tantas perspectivas de sucesso. De qualquer forma, uma ou outra viagem não está descartada, caso a equipe surpreenda com uma grande campanha. Não vejo a hora do Fluminense conquistar um título continental. Tenho até medo da reação do meu coração após o apito final. Espero estar vivo para ver o Fluminense levantar um caneco sul-americano! Com relação a questão da loja, estamos revendo algumas questões sobre o funcionamento dela.  

    6 - Você esteve em Quito para acompanhar LDU x Fluminense, na Sul Americana 2017. Assisti sua live com a Nina Lessa (no Maracanã) e achei massa. Poderia me falar sobre o jogo em Quito, já que você estava presente lá?! Recebeu muita provocação dos torcedores adversários?!

    Vinicius Toledo (de branco) no Estádio da LDU (Quito). Foto: Foto: Rodrigo Souza/Explosão Tricolor - Divulgação.
    RESPOSTA: Foi uma verdadeira aventura. A bilheteria para visitante era justamente no ponto de encontro da barra brava da LDU, a famosa Muerte Blanca. Tivemos que passar por dentro deles para poder chegar até a bilheteria. Foram os vinte minutos mais longos das nossas vidas. Muitos "hinchas" (torcedores) nos encarando com cara de poucos amigos, mas encaramos com a fé de que não aconteceria nada de ruim. Depois de pegarmos os ingressos (US$ 20,00 cada) subimos uma ladeira sem policiamento nenhum e sem olhar pra trás. A entrada dos visitantes era ao lado da entrada dos torcedores da LDU. Centenas de torcedores meio que "aguardando" os tricolores, mas o policiamento estava grande ali. De qualquer forma, sempre há o temor pelo fato de estarmos na casa dos outros, no caso de Quito, muito longe do Brasil. Um detalhe que merece ser destacado é que qualquer dez passos que a gente dá em Quito, logo vem uma sensação de cansaço uma leve sensação de falta de ar por causa da altitude. Quando entrei no estádio estava botando a língua para fora depois de tudo que passamos lá fora! Foi uma experiência única e que jamais sairá da minha memória. Só tinham seis tricolores na arquibancada e mais a família do Sornoza. O pai dele assistiu o jogo comigo e vibrou bastante com a nossa emoção após o apito final. A classificação lá dentro com gol do Pedro no final do jogo foi um dos melhores momentos da minha vida. Inesquecível!      

    Flunômeno: nossa, imagino a emoção!!! Eu acho que jogos deveriam ser proibidos na Altitude. Ela foi o grande responsável também pela perda do título de 2008 (minha opinião).

    7 - Ainda sobre o assunto Live, recentemente a Explosão Tricolor voltou com os Hangouts, depois de um ano parado. Há planos para futuras lives também em jogos importantes, como você fez na partida contra a LDU no Maracanã ano passado?!

    RESPOSTA: As lives nos estádios já fazem parte da nossa história. Com certeza sempre rolarão!  

    8 - Como é a reação do público tricolor com a Explosão?! Vocês são reconhecidos no Maracanã, nos lugares que vão?! Vocês recebem muitas mensagens?! Poderia nos falar sobre isso. 

    RESPOSTA: Só tenho a agradecer a receptividade da galera nos estádios, clube e até em outros lugares que não tenham relação alguma com o futebol. Sempre aparece algum leitor/seguidor para trocar uma ideia maneira. O melhor de tudo é que alguns acabam virando amigos pessoais. Esse calor humano sincero da nossa torcida é a maior conquista do Explosão Tricolor. Sem o apoio da arquibancada, não seríamos rigorosamente nada. A galera se identifica bastante conosco pelo fato de falarmos a linguagem da arquibancada.     

    9 - O que você espera da Explosão Tricolor daqui a uns 5 anos. Planeja algum crescimento? E o que você acha de novos sites (como a Flunomeno) no mercado. Isso é bom ou ruim (seja sincero rs)?

    RESPOSTA: Desde o início avisei que o Explosão Tricolor chegaria para ficar. Alguns não acreditaram no projeto e pularam fora por "n" motivos. Gostaria até de destacar a lealdade do meu amigo Leandro Alves, que mesmo roendo um osso danado sempre se manteve ao meu lado em todas as situações. Sobre o surgimento de novos sites, acho legal! Cada um com as suas características, sendo que o Explosão Tricolor apresenta alguns diferencias que é o de cobrir a arquibancada tricolor, estar presente em alguns dos principais eventos do clube e expor sem medo opiniões baseadas em alguns fatos ocorridos nos bastidores do Fluminense. 

    Flunômeno: quando você começa um projeto, ninguém realmente acredita mesmo. Mas com dedicação e foco no trabalho as coisas acontecem.  

    10 - Para finalizar, o que você acha do atual momento do Fluminense?!

    RESPOSTA: O Fluminense precisa de um grande choque de ordem em todos os seus setores para que a sua dignidade institucional e o orgulho do torcedor sejam resgatados. Essas foram as duas maiores perdas do clube de 2013 para cá. O torcedor perdeu a esperança e o direito de sonhar de acordo com a grandeza do Fluminense. É muito triste, muito mesmo. O Fluminense virou um clube de política e uma verdadeira ação entre amigos e "amigos dos amigos". No início da gestão do presidente Pedro Abad, a base de sustentação política dele exaltou com orgulho a realização da auditoria da conceituada Ernst & Young. Um ano depois, vejo muitos dos próprios apoiadores do presidente reclamando que o quadro de funcionários e prestadores de serviço está inchado. Cenário caótico em todos os sentidos. 

    Me lembro das minhas primeiras idas ao Maracanã e Laranjeiras com o meu saudoso pai. Época do Assis, Romerito, Branco, Washington, Paulo Vitor e tantos outros guerreiros que ajudaram a construir a grandiosa história do clube. Saudades do Careca do Talco na arquibancada tricolor e das bandeiras tricolores tremulando no meio de uma gigante nuvem de pó de arroz com a torcida explodindo de emoção! Esse era o nosso verdadeiro Fluminense. Hoje é só guerra de vaidades com grupos políticos se achando acima do bem e do mal. Não demorará muito para alguma figura da política dizer que fez mais pelo Fluminense que o Oscar Cox e o Castilho. Devolvam o nosso Fluminense!     

    Considerações finais:

    Gostaria de agradecer ao Thiago Gomes pela entrevista, mandar um grande abraço a todos os seguidores do Flunomeno e deixar um recado: LUTEM SEMPRE PELO FLUMINENSE! 

    Pessoal, quem aí não conhece a Explosão, podem seguir eles pelo Facebook e Twitter também:

    E aí pessoal, o que acharam?! Deixe sua opinião nos comentários abaixo.