quinta-feira, 16 de novembro de 2023

O caminho de Mário Bittencourt para levar o Fluminense ao maior ano de sua História

Por FLUnômeno —

  • 00:11

    Foto: Lucas Merçon - FFC - Divulgação

    Não tenha dúvidas que, até aqui, o Fluminense está vivendo o maior ano de sua gloriosa História. E tudo isso tem muito a ver com o grande trabalho de Mário Bittencourt, que se tornou o maior presidente da História do clube. Vamos tentar por fatos aqui que colaboraram para transformar num clube que estava afogado em dívidas para um que está voltando a disputar um Mundial de Clubes. 

    Claro que nosso presidente cometeu diversos erros durante esse caminho, mas vou me focar aqui apenas nos acertos e, naquilo acredito, que foram de vital importância para que o Fluminense colhesse os bons frutos que está vivendo nesse momento.

    Um cenário de crise que parecia que não teria fim

    O Fluminense é um clube que tem grandes dívidas. Os dirigentes que estavam lá por muito tempo buscavam trabalhar para enxugar as contas do clube, mas no entanto, eles não viam a possibilidade de montar um time competitivo por conta disso. Isso mostrava um cenário de crise que parecia que nunca teria fim. O presidente Pedro Abad chegou a não apenas renunciar, mas adiantar a eleição de um novo presidente. Mário foi empossado como presidente no dia 10 de Junho de 2019, vencendo as eleições contra Tenório. Sempre prometeu um Fluminense forte.

    Mário tinha ciência talvez das contas do clube, mas sempre prometeu um time competitivo, que buscasse títulos. No entanto, ele errou em algumas vendas e contratações. Foi duramente cobrado pelas promessas de título e também do Patrocinador Master, algo que seria resolvido anos mais tarde.

    A primeira medida que faria o Fluminense voltar a ser vencedor

    A primeira medida que Mário tomou para o sucesso do Fluminense  era de não atrasar salários. Ainda em 2019, ele conseguiu adiantar o PROFUT e pagar TODOS os salários em atrasos para jogadores e funcionários, deixando o clube zerado em dívidas de salários no começo de 2020. Ele então trabalharia tanto para pagar as dívidas de curto, médio e longo prazo, como também conseguir a grana para não atrasar mais pagamentos. Depois disso, trabalhou numa nova fornecedora de material esportivo (Umbro) e, em seguida, um patrocinador Master (Betano).

    Outros pontos que levaram ao sucesso

    Esse foi o primeiro ponto positivo, e profissional do presidente do Fluminense. A política de não atrasar salários não apenas melhora o ambiente, porque os funcionários e jogadores trabalham sabendo que vão receber certinho, como também evita futuros processos por falta de pagamento. Apaixonado pelo Fluminense, o próximo passo do nosso presidente foi trabalhar no retorno de ídolos importantes do clube, como Fred (e Marcelo), e ações que aproximassem a torcida do clube. Embora houvesse algumas resistências no começo de sua gestão, o plano acabou dando certo, aliado aos bons resultados, e o Fluminense ultrapassou o recorde de sócios.

    Além disso, o clube ainda trouxe jogadores importantes e vencedores (como Felipe Melo) que, aliados com a base, colaboraram para o sucesso do clube. Um dos maiores acertos do presidente foi a contratação de Fernando Diniz, acreditando num trabalho a longo prazo. O Fluminense fez um ótimo 2022 e tudo dava a entender que 2023 seria tão bom como o ano anterior.

    Sua paixão (e por quê não dizer, ambição) pelo Fluminense vencedor, aliado a uma boa administração, foi o grande sucesso da gestão até aqui. Não é porque devemos pagar as dívidas que devemos abrir mão de ter um time vencedor. E assim foi feito. As dívidas estão sendo enxugadas, aos poucos, e o time está realmente competitivo. Esse é o grande desafio para atual diretoria!

    Resumindo:

    1. Pagando as dívidas e mantendo salários dos jogadores em dia.
    2. Retorno de ídolos importantes, e mais ações com a torcida, aproximando do clube.
    3. Montagem de um time competitivo, com jogadores experientes e vencedores.
    4. Trabalho com um treinador a longo prazo.
    5. Sempre acreditando que tudo é possível, porque é Fluminense.

    Acho que esses pontos foram de vital importância para, em 2023, o Fluminense chegar no maior ano de sua gloriosa história, coroada com uma Libertadores no Maracanã.

    E vocês, o que acham disso?! Deixe sua opinião nos comentários abaixo.

    SIGA NOSSO CANAL NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS E MAIS INFORMAÇÕES DO NOSSO QUERIDO FLUMINENSE EM TEMPO REAL


    Aproveite e saiba também TUDO sobre o Fluminense seguindo nossas redes sociais.


    Propostas comerciais pelo e-mail: flunomeno@flunomeno.com 

    SE INSCREVA NO NOSSO GRUPO NO FACEBOOK - Clique Aqui.

    Acesse TODOS OS DIAS www.flunomeno.com, coloque o endereço nos seus favoritos e visite nosso blog de hora em hora para ficar informado com notícias do Fluminense e tudo sobre nosso querido Fluzão.