quarta-feira, 18 de maio de 2022

A vida de Nedved

Por FLUnômeno —

  • 14:36


    Pavel Nedved, nasceu na cidade de Cheb, na então Tchecoslováquia, em 30 de agosto de 1972. Meio campista de rara habilidade, era chamado de “Mago Tcheco”, e quaisquer palpites jogos amanhã o reconhecem como um dos maiores jogadores da história de seu país. 

    Nedved começou sua carreira profissional no Dukla Praga aos 21 anos, transferindo-se posteriormente para o Sparta Praga, clube no qual se destacou e conquistou o campeonato nacional nas temporadas de 1993–94 e 1994–95, além da Copa da República Tcheca de 1996. Para além das fronteiras tchecas, Nedved se destacou na Eurocopa de 1996, quando a seleção tcheca foi vice-campeã perdendo para a Alemanha. O desempenho do craque foi notado por muitos clubes e surgiram propostas, Nedved chegou a selar um acordo verbal com o PSV da Holanda, mas acabou se rendendo à oferta da Lazio da Itália.

    Nedved marcou época na Lazio, na verdade na Itália, país que o acolheu e pelo atleta foi acolhido como uma segunda pátria. O meia foi protagonista na conquista dos títulos da Copa da Itália em 1997–98 e 1999–00, do Campeonato Italiano na temporada 1999–00, e da Recopa Europeia na temporada de 1998–99. O sucesso na Itália provocou alvoroço em clubes de outros países europeus, como Inglaterra, Espanha e Alemanha, mas o craque ficou mesmo na “Bota”. Pela quantia de 41 milhões de euros, Nedved deixou a Lazio e acertou com a Juventus. Na época, Nedved foi contratado para substituir ninguém menos que o francês Zinédine Zidane, que havia deixado a equipe de Turim e assinado com o Real Madrid.

    Nedved estava apto para disputar a final da Liga dos Campeões de 2002–03, mas ele foi forçado a ficar de fora da final devido aos cartões amarelos. Naquela ocasião, a Juventus perdeu o jogo para o Milan na disputa por pênaltis. No final do ano, Nedved ganhou a Ballon d'Or pela revista France Football, o prêmio individual mais respeitado na Europa. Atuando pela Juventus, o tcheco foi alçado à categoria de astro e é considerado um dos maiores ídolos do clube italiano.

    Após o escândalo do Calciopoli, a Juventus caiu para a série B durante a temporada 2005–06, e então, o futuro de Pavel Nedved, Del Piero, Buffon, Trezeguet, entre outros craques foi colocado em dúvida. Apesar diversas saídas, Nedved, Del Piero, Buffon e Trézéguet encerraram os rumores e continuaram no clube de Turim. No entanto, a temporada foi um pouco tumultuada para o tcheco. Com apenas um ano de contrato assinado, ele disse que poderia se aposentar do futebol no final da temporada. Ele repetiu esta ameaça após uma suspensão de cinco jogos decorrentes de um cartão vermelho recebido no dia 1 de dezembro. Nedved ficou, e a Juventus conquistou a Serie B Italiana, obtendo a glória de retornar para a série A.

    Durante a temporada de 2007–08, Nedved jogou com frequência para os bianconeri, contribuindo com suas evoluções pela meia-esquerda. No entanto, ele não ficou isento de controvérsias. Nedved teve o destaque negativo de lesionar o jogador da Internazionale, o meio-campista português Luís Figo, que resultou em uma cirurgia na perna do jogador português.

    Nedved fazia uma boa temporada pela Juventus, mas só balançou as redes duas vezes. Durante a disputa da série A, Nedved teve uma pequena lesão, deixando-o de fora por cerca de um mês. Ele foi especulado em um clube japonês, o Júbilo Iwata, durante a janela de transferência do verão da temporada 2008–09, mas os rumores foram rapidamente esquecidos quando Pavel assinou uma extensão de contrato de um ano que expirou em junho de 2009.

    Nedved marcou o primeiro gol na série A de 2008-09 em um empate de 1 a 1 contra a Fiorentina. Ele também marcou por duas vezes contra o Bologna na vitória de 2 a 1 da Juventus. No dia 26 de fevereiro de 2009, Nedved anunciou que iria se aposentar no final da temporada de 2008–09. 

    No último jogo da carreira disputado em Turim contra a Lazio, Nedved teve atuação bastante regular, dando assistência para o segundo gol de Vicenzo Iaquinta, finalizando muito ao gol, acertando inclusive a trave e dando muito trabalho ao goleiro adversário. Pavel Nedved foi ovacionado por ambas as torcidas ao ser substituído ao final da partida. Na arquibancada a torcida bianconeri o homenageou com uma faixa na qual se via escrito “Grazie, Pavel”. 

    No dia 23 de setembro de 2017, assinou contrato com o FK Skalnà, time da sétima divisão Tcheca, após oito anos sem jogar. Em 2018, pendurou as chuteiras em definitivo.

    Autor: Luca Orsini.

    CURTA/SIGA NOSSA NOVA PÁGINA DE NOTÍCIAS DO FLUMINENSE!!!!


    Gosta de Games?! Acesse nosso site de games em https://www.reidosgames.com/

    Aproveite e saiba também TUDO sobre o Fluminense seguindo nossas redes sociais.


    Propostas comerciais pelo e-mail: flunomeno@flunomeno.com 

    SE INSCREVA NO NOSSO GRUPO NO FACEBOOK - Clique Aqui.

    Acesse TODOS OS DIAS www.flunomeno.com, coloque o endereço nos seus favoritos e visite nosso blog de hora em hora para ficar informado com notícias do Fluminense e tudo sobre nosso querido Fluzão.