terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

Os heróis esportivos mais vencedores de todos os tempos

Por FLUnômeno —

  • 12:50

    Michael Phelps - Foto: Divulgação

    Alguns desportistas, de fato, parecem ter sido talhados para a vitória. Como se encomendados ao Olimpo, verdadeiros semi deuses detentores de vitórias e recordes tão impressionantes que não caberiam em um site a descrição de suas conquistas.

    Para além de suas façanhas fabulosas, Michael Phelps revolucionou o mundo das piscinas. Phelps nasceu em 30 de junho de 1985, em Baltimore, EUA, e nadar para ele sempre foi muito simples e prazeroso. Senhoras e senhores, aos recordes do extraordinário Phelps. Foram trinta e sete recordes mundiais; oito medalhas de ouro olímpicas em uma única edição, em Pequim, na China, 2008, superando o também icônico Mark Spitz que conquistou sete medalhas de ouro em Munique, 1972. Em Londres, 2012, Phelps entrou para a história olímpica como o maior medalhista ao conquistar sua décima nona medalha. Ainda em Londres, ao vencer a prova dos 200 metros, tornou-se o primeiro nadador do mundo a conquistar o título olímpico por três vezes consecutivas na mesma especialidade, feito que já tinha realizado em prova coletiva, o revezamento 4 x 200 metros livres. 

    Nos Jogos de 2016, mais um feito, ao ganhar o ouro no revezamento 4 x 200 livre, Phelps se tornou o maior medalhista olímpico por equipes Ainda nos Jogos de 2016, com a vitória nos 200 metros borboleta, tornou-se o nadador mais velho (31 anos e 40 dias) a ganhar uma medalha de ouro olímpica em provas individuais. Explicar Michael Phelps pelas condicionantes da natureza humana parece impossível.

    Se não fosse por ele, Michael Schumacher seria o maior recordista da Fórmula 1. Tudo parecia insuperável, não houve cronista à época que ousasse dizer que seus recordes seriam um dia superados, tal a grandeza dos feitos. Até que surgiu um inglês chamado Lewis Hamilton e fez dos recordes do alemão fumaça. Lewis tinha nove anos quando Schumacher ganhou seu primeiro título mundial. Tinha vinte quando o alemão conquistou seu sétimo título e já estava determinado a superá-lo de qualquer jeito. Hoje, Hamilton é também heptacampeão, mas tomou de Schumacher todos os outros recordes de pista. Lewis tem o maior número de vitórias em corridas de Fórmula 1, são cento e três até agora, é dono de outros recordes absolutos, como o de maior número de pontos na carreira, 4.165,5, o maior número de pole positions, impressionantes cento e três, o maior número de voltas na liderança, pasmem, 5.396, o maior número de pódios, 182, o maior número de Grand Chelem em uma temporada, 3, e o maior número de pontos em uma temporada. Não sei se a forma do seu entalhe ainda está disponível, mas o fato é que Lewis não pretende parar, quer dizer, seus recordes talvez sejam para sempre.

    No mundo do boxe os recordes também deixam qualquer um estupefato. Emmanuel "Manny" Dapidran Pacquiao, nasceu nas Filipinas em 1978. é o único boxeador campeão mundial em oito categorias diferentes, sendo ao todo onze títulos mundiais. Foi o primeiro campeão linear da história do boxe em cinco categorias diferentes, o primeiro a deter o título em quatro categorias distintas em simultâneo. Por três vezes foi eleito o lutador do ano pela The Ring e BWAA, ganhando o prêmio em 2006, 2007 e 2009. Ao longo da carreira foram setenta e dois combates, sessenta e duas vitórias, sendo trinta e nove por nocaute. 

    Na mesma linha de conquistas, o boxeador Floyd Mayweather Jr., nascido em 24 de fevereiro de 1977), só para começar encerrou sua carreira invicto, foram cinquenta combates e cinquenta vitórias. Floyd é amplamente reconhecido como o melhor pugilista da sua geração e, seguramente, está em qualquer lista dos maiores lutadores de todos os tempos. Floyd foi campeão mundial doze vezes em cinco categorias diferentes, foi do super-pena a médio-ligeiro, conquistando também os meio-médios e médios-ligeiros. Mayweather foi por duas vezes nomeado pela revista Ring como lutador do ano (1998 e 2007), e venceu o prémio ESPY Awards em 2007, 2008, 2010, 2012 e 2013.  Mayweather foi considerado o melhor peso por peso do mundo pela Ring Magazine, Sports Illustrated, ESPN, BoxRec, Fox Sports e Yahoo. Em suma, um semideus que, por acaso, também é um bilionário.

    O suíço Roger Federer, não é só um dos maiores, senão o maior tenista de todos os tempos, mas um cidadão do mundo, um homem de comportamento social exemplar. Nascido na Basileia, em 8 de agosto de 1981, é o recordista de títulos de Grand Slam com vinte triunfos. Dentre seus cento e três torneios da ATP, também conquistou seis ATP Finals, vinte e oito ATP Masters 1000, vinte e quatro ATP 500 e vinte e cinco ATP 250. É o jogador que permaneceu no topo do ranking por mais tempo, totalizando trezentos e dez semanas compreendidas entre 2004 e 2018. Entre 2004 e 2008, passou duzentos e trinta e sete semanas consecutivas como número um mundial, um recorde muito difícil de superar. Seu último título foi em 2019, o que lhe dá o recorde de maior distância entre o primeiro e o mais recente, conquistado em 2001, ou seja, dezoito anos. É o atleta mais vezes premiado na história do Laureus do Esporte Mundial.

    Senhoras, senhores, vitórias, conquistas, recordes podem ser eventos fugazes, contudo, alguns desportistas vencem tanto, conquistam tanto e detém tantos recordes que se tornam marcantes para sempre. Muitos outros, tão vitoriosos quanto em suas modalidades, poderiam aqui ser citados, mas nos falta espaço. Em uma próxima, quem sabe. Por hora e por muito tempo, estes são os vencedores.

    Autor: Luca Orsini

    Gosta de Games?! Acesse nosso site de games em https://www.reidosgames.com/
    Editor da Flunômeno faz lives ao vivo jogando games - https://www.twitch.tv/clodo_rei_da_negev

    Aproveite e saiba também TUDO sobre o Fluminense seguindo nossas redes sociais.


    Propostas comerciais pelo e-mail: flunomeno@flunomeno.com 

    SE INSCREVA NO NOSSO GRUPO NO FACEBOOK - Clique Aqui.

    Acesse TODOS OS DIAS www.flunomeno.com, coloque o endereço nos seus favoritos e visite nosso blog de hora em hora para ficar informado com notícias do Fluminense e tudo sobre nosso querido Fluzão.