sexta-feira, 9 de agosto de 2019

Seria realmente o FIM da 'mídia tradicional' esportiva?!

Por FLUnômeno —

  • 12:05

    (Foto: Vinicius Toledo / Explosão Tricolor - Divulgação)
    A Flapress é um sistema cultural dentro da própria mídia esportiva, também conhecida como VELHA MÍDIA. A medida que os anos passam, a mesma vai perdendo força... Ela já não tem mais tanto poder nos dias atuais quando tinha nos anos 90....

    Antigamente (antes da internet) você precisava da TV, Livros e Jornais para saber alguma informação. Hoje, qualquer um pode pesquisar sobre qualquer assunto. Graças a internet, as coisas realmente mudaram, já que as pessoas tem acesso de ESCOLHER também o próprio conteúdo que deseja consumir, seja o nicho que for. 

    Eu não compro jornais e quase não assisto programas esportivos na Velha Mídia. A maioria deles quase não falam sobre o Fluminense, e procuram sempre dar mais importância a Flamengo e times de São Paulo. Segundo revelado por um jornalista, isso não seria questão de "preferência" (eu acho que é sim), mas por conta de como funciona o mercado publicitário.

    Uma coisa é certa: as pessoas estão abandonado a TV aberta que, deve ser daqui uns anos, algo parecido como rádio! A TV não tem mais todo aquele poder que tinha nos anos anteriores, assim como jornais e rádio tinham um grande poder, mas foram "engolidos" pela TV. A mesma TV já começa a ser engolida pela internet. O Youtube, querendo você ou não, colaborou muito para isso. Eu mesmo quase não assisto mais TV e sempre que prefiro assistir algum conteúdo, prefiro ver pelo celular ou pelo PC o site vermelhinho.

    Além disso, o mercado de streaming tem aumentado potencialmente, fazendo parte da nossa cultura atual e cotidiano. Quem aí não já usa o Netflix e outras plataformas semelhantes?! No futebol, a DAZN já começou a transmitir jogos da Copa Sul Americana e outras ligas nacionais, por um preço muito mais acessível... Acredito que também o mercado de streaming deve substituir o atual (e caro!) sistema de transmissões de futebol transmitido atualmente, onde a TV aberta prioriza apenas alguns poucos times.

    O Fim da Velha Mídia pode estar começando...

    Mesmo que a Velha Mídia se atualize e use a internet, mesmo assim a mesma continua perdendo espaço. Eu sempre digo aqui no blog: se você torce para algum time, LARGUE os canais da mídia tradicional e migre para os independentes! As pessoas que trabalham em sites de torcida (ou de notícias sobre um time) geralmente trabalham com a missão não apenas cobrir seu clube de coração, mas sim resgatar a História do mesmo para as novas gerações. Segundo pesquisa CNT/MDA, apenas 3,7% dos brasileiros confiam na imprensa (imprensa em geral).

    Hoje em dia, QUALQUER um pode criar um canal do Youtube ou site/blog e começar a divulgar informações sobre QUALQUER ASSUNTO. Por causa de toda essa diversidade, as pessoas estão (aos poucos) migrando dos canais de notícias da mídia tradicional para assistir conteúdos pelo Youtube ou diversos sites.

    A audiência é o que mantém o mercado publicitário que alimenta a mídia. Se ela vai perdendo audiência, por hora vai enfraquecendo. E isso não vem só com a mídia esportiva não! A mídia em geral já começa a perceber isso, e por isso diversos sites começam a cobrar uma pequena taxa para ler aquele conteúdo (chamado de Paywall). Essa alternativa visa a cobrir os custos da alta estrutura que eles alimentam (prédios, impostos, funcionários, etc). Parece que a queda de audiência obrigou os grandes sites a agirem dessa forma (neste caso, me refiro a mídia em geral), já que o valor pago pelos anúncios não parece ser suficiente para pagar todos esses custos.

    Assim sendo, como as pessoas estão largando também os sites da Flapress para os sites independentes, eles vão perdendo audiência aos poucos. Lembrando que a Flapress, ao meu ver, é um SISTEMA CULTURAL dentro da mídia comum. A mídia tradicional não é mais o único caminho para a informação. Assim sendo, aos poucos ela vai perdendo força.

    Mas para a mesma perder força por completo, nós (produtores de conteúdo) devemos colaborar com uma mídia LIMPA, sem exageros e, principalmente,  sem fakenews (notícias falsas). Qualquer um pode nos dias atuais criar um site sobre Fluminense ou Vasco, por exemplo. Mas se criarmos sites para mentir, escrever mal, desenvolver um "trabalho porco" perderemos por completo nossa credibilidade.

    Eu acredito que estamos chegando num tempo onde não existe mais a informação apenas nas mãos da mídia marrom, com ela dizendo a sua própria verdade. Todos nós podemos agora ter voz! Podemos também mostrar ao mundo a História de nosso time ignorado por completo pela Flapress. Os tempos mudaram...

    E vocês, o que acham disso?! Deixe sua opinião nos comentários.

    Aproveite e saiba também TUDO sobre o Fluminense seguindo nossas redes sociais.

    Youtube - https://www.youtube.com/channel/UCjW26i7X_UDWD8uou-SdImw

    SE INSCREVA NO NOSSO GRUPO NO FACEBOOK - Clique Aqui.

    Acesse TODOS OS DIAS www.flunomeno.com, coloque o endereço nos seus favoritos e visite nosso blog de hora em hora para ficar informado com notícias do Fluminense e tudo sobre nosso querido Fluzão.