quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

O primeiro Grêmio x Fluminense da História

Por FLUnômeno —

  • 10:58

    Foto da partida. Provavelmente antigo jornal "A Federação". Site Futebolzinho (Divulgação)
    Grêmio e Fluminense (ou Fluminense x Grêmio) é um dos clássicos mais conhecidos no Brasil. O primeiro deles aconteceu em um amistoso realizado no Estádio da Baixada (em Porto Alegre). O Fluminense venceu a equipe Gaúcha por 4 x 0. A imprensa gaúcha repecutiu o feito do Tricolor das Laranjeiras:

    "O possante esquadrão do Fluminense F.C., do Rio de Janeiro, que ora nos visita, obteve na tarde de ontem um espetacular triunfo frente ao Grêmio Porto-Alegrense, pelo expressivo placard de 4×0” _Jornal Gaúcho "A Federação"

    De acordo com o site Futebolzinho, dos 11 jogadores do Fluminense que estiveram naquela partida, quatro deles estariam disputando a Copa do Mundo de 1938: Romeu, Tim, Hércules e Machado. Poderia ser mais, mas o goleiro Batatais (que também participou da Copa de 1938) não pode jogar. De acordo com o site ainda, para se chegar a Porto Alegre a delegação do Fluminense precisou encarar uma viagem de navio que durou cinco dias. Houve um grande público. O estádio da Baixada, antigo campo do Grêmio, acabou ficando completamente lotado.

    Confira abaixo a súmula da partida.

    GRÊMIO 0 x 4 FLUMINENSE. Amistoso 1937
    Gols: todos no segundo tempo (Vicentino 9, Romeu 12, Sandro 24, Hércules 27)

    FLUMINENSE: Nascimento; Guimarães, Machado; Santamaria, Brant, Orozimbo; Vicentino, Romeu, Sandro, Tim, Hércules. Técnico: Carlomagno.

    GRÊMIO: Edmundo; Dario, Luiz Vu; Bavú, Noronha, Russo; Lací, Mancuso (Comarú), Alemãozinho, Foguinho (Torelli), Casaca.

    Fonte da Súmula: Futebolzinho

    Aproveite e saiba também TUDO sobre o Fluminense seguindo nossas redes sociais.


    Apoie também a Flunômeno com R$1 por mês ou mais

    Apoia.se - https://apoia.se/flunomeno

    Acesse TODOS OS DIAS www.flunomeno.com, coloque o endereço nos seus favoritos e visite nosso blog de hora em hora para ficar informado com notícias do Fluminense e tudo sobre nosso querido Fluzão.