segunda-feira, 28 de maio de 2018

O primeiro treinador do Fluminense

Por FLUnômeno —

  • 12:22

    Primeiro time do Fluminense que Charles Williams treinou (1911). Foto: Divulgação.
    Entre os anos de 1902-1910, o Fluminense tinha o Ground Committé como técnico. Segundo o Wikipédia, Os Ground Committeé foram comissões técnicas temporárias, geralmente improvisadas, compostas pelo capitão da equipe, dirigentes e até curiosos de plantão, tais como amigos do presidente do clube ou diretores influentes. Tudo isso mudou a partir de 1911, quando Charles Williams assumiu como primeiro treinador do Fluminense.

    Segundo o Estatísticas do Fluminense, o treinador assumiu o clube por 79 jogos, obtendo 54 vitórias, 9 empates e 16 derrotas (ele faturou 2 títulos com o clube). Ele dirigiu a equipe até a temporada de 1926. Segundo o portal Globoesporte, Charles Williams nasceu na Inglaterra. Atuou primeiro no futebol do seu país, como goleiro do Woolwich Arsenal (atual Arsenal) na primeira temporada do clube na elite inglesa, em 1891. Além disso, atuou também pelos clubes Manchester City e Tottenham. Sua carreira de jogador se encerrou em 1908.

    Antes de vir para o Fluminense, Charles Williams foi comandante da seleção olímpica de futebol da Dinamarca em 1908, conseguindo a medalha de prata na ocasião, perdendo o título apenas para a seleção de seu país. Segundo informações, Oscar Cox (fundador do Fluminense) vivia na Inglaterra em 1910 e acabou convidando o treinador para vir para o Tricolor. Ele recebia por mês no Fluminense algo em torno de 18 libras esterlinas (aproximados R$88,82). Ele estava também presente no primeiro Fla-Flu, onde o Fluminense derrotou o Flamengo por 3 x 2.

    Depois de sair do clube, Williams retornou em 1924. Ficou no Fluminense até 1926 para assumir o América RJ em seguida. Além do América, ele também treinou Botafogo e Flamengo, e se aposentou do cargo de treinador em 1931. Acabou ficando no Brasil até o dia da sua morte, em 1952. E vocês, o que acham disso?! Deixe sua opinião nos comentários abaixo.

    Fontes usadas nesta matéria: Globoesporte, Estatísticas do Fluminense, Wikipédia.

    Aproveite e saiba também TUDO sobre o Fluminense seguindo nossas redes sociais.

    Youtube - https://www.youtube.com/channel/UCjW26i7X_UDWD8uou-SdImw

    Acesse TODOS OS DIAS www.flunomeno.com, coloque o endereço nos seus favoritos e visite nosso blog de hora em hora para ficar informado com notícias do Fluminense e tudo sobre nosso querido Fluzão.