terça-feira, 29 de maio de 2018

O primeiro Fla x Flu

Por FLUnômeno —

  • 10:15

    Foto do Primeiro Fla-Flu. Foto: Fluminense FC - Divulgação.
    Após o Campeonato Carioca de 1911, houve um racha dentro do Fluminense. Alguns jogadores saíram do clube e acabaram formando a equipe de futebol do Flamengo, que antes era um clube de Remo somente (esporte mais popular na época). O Fluminense ainda foi generoso com o Flamengo no início do ano seguinte, e lhe garantiu subir na primeira divisão do Campeonato Carioca.

    Chegaria então o momento que os desertores (agora no Flamengo) encontrariam o Fluminense. O primeiro jogo entre as duas equipes aconteceu no campo das Laranjeiras, no dia 07 de Julho de 1912. A partida era válida por mais uma rodada do Campeonato Carioca da época, organizado pela LMSA (Liga Metropolitana de Sports Atléticos). Assim sendo, de um lado tínhamos um Fluminense recém montado, com praticamente o time de reservas do ano anterior, e do outro tínhamos o Flamengo, que vinha como grande favorito ao título carioca de 1912.

    Ao que parece, todos esperavam que no primeiro encontro de "titulares x reservas do Fluminense", o titular (Flamengo) massacrasse o Tricolor, pois vinha também de ótimos resultados nos jogos anteriores: 16 x 2 no Mangueira, 6 x 3 no América e 7 x 4 no Bangu. Por outro lado, o Fluminense vinha de empate com o América sem gols, uma vitória magra sobre o São Cristóvão fora de casa e goleada para o Paysandu.

    Logo no primeiro minuto, o Fluminense abriu o placar, para a surpresa de todos os presentes! O Flamengo conseguiu o empate em seguida. James Calvert, um dos jogadores que preferiu permanecer no Fluminense após o racha de 1911 acabou marcando o gol desempate, de falta, já no segundo tempo. Segundo informações, o ex goleiro tricolor Baena (que transferiu para o rival) acabou frangando. Desesperados, a equipe do Flamengo buscou então o empate. E conseguiu! A dois minutos do fim da partida, eles empataram. 

    O problema é que eles não esperavam que, no MINUTO SEGUINTE, o Fluminense marcaria o gol da vitória! Calvert cruzou forte e rasteiro para Bartholomeu entrar rápido pela zaga do Flamengo e fuzilar o goleiro. 3 x 2 para o Fluminense! O mais importante dessa vitória é que, graças a vitória do Fluminense, o Flamengo foi impedido de ser campeão carioca, apesar do favoritismo. Isso porque os dois pontos perdidos no clássico contra o Tricolor fizeram falta ao rival na tabela, que acabou sendo ultrapassado para o Paysandu Cricket, que foi o campeão carioca daquele ano.

    FLUMINENSE 3 x 2 FLAMENGO. Campeonato Carioca 1912
    Gols: Bartholomeu, Edward Calvert, James Calvert; Arnaldo e Píndaro

    FLUMINENSE: Laport, Luiz Maia, José Bello, Pernambuco, Mutzembecker, João Leal, Oswaldo Gomes, Bartholomeu, Berhmann, Edward Calvert, James Calvert. Técnico: Charles Williams

    FLAMENGO: Baena, Píndaro, Nery, Cintra, Gilberto, Galo, Baiano, Arnaldo, Borgerth, Gustavo e Amarante

    Fonte da Súmula: O Craque e as Súmulas (Blog).

    Aproveite e saiba também TUDO sobre o Fluminense seguindo nossas redes sociais.

    Youtube - https://www.youtube.com/channel/UCjW26i7X_UDWD8uou-SdImw

    Acesse TODOS OS DIAS www.flunomeno.com, coloque o endereço nos seus favoritos e visite nosso blog de hora em hora para ficar informado com notícias do Fluminense e tudo sobre nosso querido Fluzão.