domingo, 29 de abril de 2018

Padroeiros Católicos do Fluminense

Por FLUnômeno —

  • 13:10

    Antes de mais nada, um aviso: esse blog não fala de religião em si, e o objetivo deste artigo é apenas mostrar parte da História do Fluminense. Eu mesmo, que escrevi esta matéria, nem sou católico (sou cristão de uma outra religião), mas estou apenas narrando os fatos abaixo. Espero que entenda que estamos apenas mostrando a história do clube. Amém?!

    Fluminense e a Igreja Católica tem muitas coisas em comum. O brasileiro é um povo de maioria religiosa e/ou mística, e mesmo aqueles que não frequentam igreja alguma geralmente apelam a fé quando seu time está em uma situação crítica: "benze", faz o sinal da cruz, etc. Todos aqui são livres para expressar a fé que bem lhe entender. 

    Mais uma coisa é certa: mesmo com inúmeras religiões, o Brasil tem uma grande relação com o Catolicismo. E não é para menos: fomos realmente catequizados pelos portugueses durante muitos anos. Mesmo com o passar dos séculos (com diversas religiões), o nosso país ainda tem uma "alma católica".

    Durante a criação do Fluminense, no começo do Século XX, o "domínio" do Catolicismo era muito maior do que na nossa geração atual. Por causa disso, é muito comum ver diversos clubes cada um com seu Padroeiro pessoal. Apesar de não ter muita informação sobre isso, não seria surpresa alguma que os fundadores ou grande parte dos sócios do Fluminense fossem católicos, ou que pelo menos, simpatizavam com a fé deles.

    Mas... o que é um Padroeiro?!

    Não sou Católico, mas acho que um Padroeiro é um Santo forte que tem a função de proteger um clube (me corrijam se eu estiver enganado), e grande maioria dos clubes, pelo menos aqueles criados principalmente no início do Século XX, possuem o seu próprio Padroeiro. 

    No caso do Fluminense, temos dois: o Papa João Paulo II (em 2010), onde a torcida do Fluminense até os dias de hoje canta o tradicional coro Católico em sua homenagem, principalmente nos momentos mais difíceis. E também a  Nossa Senhora da Glória.

    Mas quem seria  Nossa Senhora da Glória?!

    Segundo informações, a  Nossa Senhora da Glória seria Maria, que deu a luz ao Senhor Jesus quando Ele esteve na Terra por 33 anos. Em 1872 foi inaugurada uma Paróquia em sua homenagem no Largo do Machado, que fica próximo da sede do Fluminense e muito provavelmente os membros, fundadores, jogadores e sócios, eram membros também dessa Paróquia... Acho que provavelmente a real inspiração para que ela seja a Santa Protetora do Fluminense foi por conta dessa igreja, minha opinião.

    O dia de comemoração de Nossa Senhora da Glória é o dia 15 de Agosto. Não consegui a informação do porque seu dia é 15 de Agosto.

    Monumento a Santa na Sede do Fluminense Foto: Observatório do Fluminense - Divulgação.
    Existe informação que a primeira Paróquia dedicada à Nossa Senhora da Glória foi em 1503, pelos portugueses. Na sede do Fluminense, nas Laranjeiras, existe inclusive, um monumento em sua homenagem, erguido na praça dos sócios (ver foto).

    E vocês, o que acham disso?! Deixe sua opinião nos comentários abaixo.

    Aproveite e saiba também TUDO sobre o Fluminense seguindo nossas redes sociais.

    Youtube - https://www.youtube.com/channel/UCjW26i7X_UDWD8uou-SdImw

    Acesse TODOS OS DIAS www.flunomeno.com, coloque o endereço nos seus favoritos e visite nosso blog de hora em hora para ficar informado com notícias do Fluminense e tudo sobre nosso querido Fluzão.