quinta-feira, 8 de março de 2018

A polêmica decisão Fluminense x Botafogo de 1971

Por FLUnômeno —

  • 12:00

    O chororô da torcida do Botafogo é eterno. Até hoje muitos botafoguenses de longa data ainda lamentam o título carioca de 1971 que escapou das suas próprias mãos!!! Esse fato aconteceu na derrota da decisão para o Fluminense, já no final da partida. O engraçado é que muitos desses torcedores também comemoraram o gol roubado de Túlio Maravilha, no título brasileiro do Botafogo em 1995, certo?!

    Neste cenário, o Botafogo reinava absoluto no Rio de Janeiro: tinha sido campeão da Taça Brasil em 1968, e recentemente era bi carioca (faturando os títulos de 1967 e 1968). Por causa de nomes como Carlos Alberto Torres, Brito, Jairzinho entre outros, a equipe era conhecida como "Selefogo", e ampla favorita a conquistar mais um título. Segundo informações do jornal O Globo, na época apareceu até uma foto com o jogador botafoguense Paulo César Lima usando a faixa de campeão carioca daquele ano, para a revista Placar.

    Naquela época, não havia finais em Campeonatos Carioca: a competição era em formato de Liga. De amplo favorito (com vantagem sobre os rivais em pontos), o Botafogo então abriu possibilidade para o título do Fluminense na reta final da competição: com empates contra Bonsucesso e América, além de derrota para o Flamengo. Assim sendo, na última partida enfrentaria o Fluminense, precisava apenas de um empate para conseguir ser campeão. O jogo já se encaminhava para o empate (dando ao título ao Botafogo) quando o goleiro Ubirajara soltou a bola, que ficou livre para Lula marcar o gol do título. Segundo os botafoguenses, o goleiro foi impedido de pegar a bola, por causa de falta do jogador Marco Antônio.

    Afinal de contas, Marco Antônio fez falta em Ubirajara ou foi contato físico?!

    Os Botafoguenses afirmam que o gol do Fluminense foi irregular, com Marco Antônio derrubando o goleiro do Botafogo. Em um vídeo do canal 100 (antigo programa de TV sobre resenha de jogos esportivos) paramos alguns frames do vídeo para vocês verem como foi o lance entre o goleiro Ubirajara e Marco Antônio. Confiram.





    Bem... ao que parece, o goleiro não conseguiu pegar a bola, que sobrou para Lula marcar. Talvez esse foi o jeito para apagar a vergonha de perder o título dessa maneira: dizer que foi falta no goleiro.

    Acho que se ele fosse realmente atrapalhado, todos os jogadores da área do Botafogo pediriam para parar o lance, e a jogada sequer continuaria. Mas não foi isso que aconteceu: a jogada continuou e o Botafogo só reclamou depois que o gol saiu.

    Em 2011 foi lançado o livro Carioca de 1971:A Verdadeira História da Vitória do Fluminense sobre a Selefogo Alvinegra, que fala em mais detalhes sobre essa decisão. Confira também a súmula da partida abaixo.

    FLUMINENSE 1 x 0 BOTAFOGO. Final do Campeonato Carioca 1971
    Gol: Lula (43 min 2º Tempo)

    FLUMINENSE: Félix; Oliveira, Galhardo, Assis e Marco Antônio; Silveira, Didi (Flávio), Wilton (Cafuringa) e Cláudio; Ivair e Lula. Técnico: Zagallo

    BOTAFOGO: Ubirajara Mota; Carlos Alberto Torres (Mura), Brito, Osmar e Paulo Henrique; Nei Conceição, Carlos Roberto, Zequinha (Paraguaio) e Nilson Dias; Careca e Paulo César Lima. Técnico: Egídio Landolfi "Paraguaio"

    Aproveite e saiba também TUDO sobre o Fluminense seguindo nossas redes sociais.

    Youtube - https://www.youtube.com/channel/UCjW26i7X_UDWD8uou-SdImw

    Acesse TODOS OS DIAS www.flunomeno.com, coloque o endereço nos seus favoritos e visite nosso blog de hora em hora para ficar informado com notícias do Fluminense e tudo sobre nosso querido Fluzão.