quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

O que foi o Fla Flu da Lagoa?!

Por FLUnômeno —

  • 10:47

    Foto: Reprodução.
    Se você gosta de futebol, ou é torcedor de Flamengo ou Fluminense, certamente já ouviu uma certa vez na vida sobre o tal "Fla x Flu da Lagoa". Mas o que seria realmente isso?! Será que foi uma disputa de Remo na Lagoa Rodrigo de Freitas?! Certamente que não. Esse foi um dos jogos que ficaram realmente marcados na história do clássico Fla x Flu, e agora você entenderá o porque.

    Primeiro, o Campeonato Carioca nesta época REALMENTE valia a pena! Era o principal torneio para as equipes do Rio de Janeiro. Diferente de hoje, o campeonato naquela época geralmente não tinha final, era em formato de liga (todos contra todos). O Fluminense vinha de uma boa campanha no campeonato carioca, e lutava pelo bi campeonato. Por estar em melhor colocação, pegaria o Flamengo na última rodada. Bastava então um empate para se sagrar campeão.

    Apenas a vitória interessava ao rival rubro negro para o título, e o jogo foi realizado na Gávea. Naquela época, a Lagoa Rodrigo de Freitas ainda não havia sido aterrada. Portanto, o campo do Flamengo ficava a três metros da lagoa. Para ter uma noção: dava para os jogadores mergulharem do campo para a Lagoa! 

    O Fluminense então, que precisava do empate, abre logo dois gols de vantagem: com Pedro Amorim e Russo. Precisaria então tomar três gols para não sair com a taça naquela tarde. O Flamengo fez sua parte, não desanimou e pressionou o Fluminense com todas as sua forças. E o inevitável aconteceu: eles conseguiram o empate! Faltava apenas um único gol para conseguir a tão sonhada virada, além do título de campeão estadual. Para piorar as coisas: o goleiro do Fluminense (Batatais) ainda por cima acabou fraturando a clavícula nesta partida, e acabou sendo "obrigado" a continuar, pois naquela época não era permitido substituições no futebol. E o Fluminense ainda teve um jogador expulso (Carreiro)! Que dilema!

    Quando a pressão do Flamengo aumentou pelo resultado, o Fluminense (com goleiro com clavícula quebrada), além de um homem a menos, ficou acuado e começou a usar a estratégia de jogar bolas na Lagoa, a fim de esfriar a partida, e atrasá-la também, da mesma forma. Essa foi a forma do Tricolor fazer correr o tempo para, no fim das contas, consagrar-se campeão carioca.

    Há um enorme questionamento se isso realmente aconteceu (jogadores do Fluminense jogando bolas na Lagoa), devido a imprensa naquela época não revelar sobre isso. Mesmo assim, alguns poucos canais noticiaram o fato, além de algumas testemunhas que confirmarem o evento. No fim das contas, o Fluminense acabou sendo campeão mais uma vez.

    FLAMENGO 2 x 2 FLUMINENSE. Decisão do Campeonato 1941
    Gols: Pirilo (2); Pedro Amorim e Russo. 

    FLUMINENSE: Batatais, Renganeschi e Machado; Mallazo, Brant e Afonsinho; Pedro Amorim, Romeu, Russo, Tim e Carreiro (expulso).

    FLAMENGO: Yustrich, Domingos da Guia e Nilton; Biguá, Volante e Jaime; Sá, Zizinho, Pirilo, Reuben e Vevé.

    Fonte da Súmula: Blog do Marcão.

    Aproveite e saiba também TUDO sobre o Fluminense seguindo nossas redes sociais.

    Youtube - https://www.youtube.com/channel/UCjW26i7X_UDWD8uou-SdImw

    Acesse TODOS OS DIAS www.flunomeno.com, coloque o endereço nos seus favoritos e visite nosso blog de hora em hora para ficar informado com notícias do Fluminense e tudo sobre nosso querido Fluzão.