sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Como surgiu a expressão "Fla-Flu"?!

Por FLUnômeno —

  • 12:26

    Foto: Divulgação.
    Um dos clássicos mais importantes do futebol mundial, o confronto entre Flamengo e Fluminense é o único no mundo que é definido por uma única expressão: "Fla-Flu" (ou Fla x Flu)... Mas de onde surgiu essa expressão que remete ao embate entre dois gigantes do futebol carioca (claro que o Fluminense é maior, conforme mostramos em 5 motivos porque o Fluminense é maior que o Flamengo)?!

    Isso surgiu em 1925, num periódico carioca chamada "O Jornal". Na ocasião, foi escrita uma matéria da seleção carioca que contava apenas com jogadores de Flamengo e Fluminense. Dali surgiu a expressão que define bem o maior clássico do Brasil. A popularidade da expressão vem talvez de Nelson Rodrigues, o maior tricolor de todos os tempos, em suas colunas esportivas. Também houve citações de seu irmão, o também jornalista Mário Filho, torcedor fanático do Flamengo.

    O interessante é que a expressão caiu tão bem que passou a ser usado até mesmo fora dos gramados. Segundo informações do site Vix.com, a expressão "Fla-Flu" começou a ser utilizada depois de 1960 no Rio Grande do Sul para designar o jogo de pebolim (aqui chamamos de Totó). Ou seja, lá no Rio Grande do Sul, torcedores de Grêmio, Inter, etc não jogam totó, mas sim jogam Fla x Flu. Aproveitem e leiam também sobre o filme Fla-Flu: 40 minutos antes do nada, que explica também a história do maior clássico do Brasil.

    O que vocês acham disso?! Deixe sua opinião nos comentários abaixo.