domingo, 18 de fevereiro de 2018

Até quase metade dos anos 90, brasileiros não se importavam com a Copa Libertadores

Por FLUnômeno —

  • 16:17

    Telê Santana, ídolo do Fluminense e São Paulo. Foto: Divulgação.
    Você já deve ter ouvido a expressão: "time grande tem Libertadores"... Muitos rivais ou pessoas que não gostam do Fluminense querem desmerecer o clube porque ele ainda não conquistou o torneio sul americano. Eu já falei aqui no blog, no vídeo do Youtube e repito aqui: torneios internacionais não se resumem em Libertadores e Copa Sul Americana. Além do mais, já fizemos uma matéria completa sobre os títulos internacionais do Fluminense...

    Sim, perdemos para nós mesmos na edição de 2008 da Libertadores, fato que entristece todo tricolor que assistiu aquele time de milagres. Porém, uma coisa quero revelar para todos vocês: antigamente a Libertadores não tinha credibilidade alguma. Os Campeonatos Estaduais eram bem melhores e mais importantes para os brasileiros. Os times brasileiros eram muito melhores que qualquer time sulamericano e batiam de frente com times europeus. Depois da criação da Libertadores, vocês podem ver como times do Rio de Janeiro, São Paulo e outros sempre faziam excursões na Europa e batiam em equipes como Real Madrid, Barcelona, Milan, etc... Era mais atrativo jogar na Europa do que com times sul americanos, além do nível técnico ser bem maior.

    Por conta disso, os campeonatos estaduais eram por assim dizer um campeonato de grande nível técnico, ainda maior que a Libertadores, além do atrativo da rivalidade. As coisas só mudaram por culpa de um ilustre ídolo tricolor: Telê Santana, campeão mundial pelo Fluminense e quarto maior artilheiro da história tricolor. Sim, sempre tem o dedo do Fluminense na história do futebol brasileiro, ainda que indiretamente. Depois que o ídolo do Fluminense, conhecido como Pelé dos Técnicos, ganhou as edições da Libertadores de 1992 e 1993 com o São Paulo, os olhos do torcedor brasileiro se viraram com outro brilho para a competição internacional.

    Antes disso, há diversos relatos da forma como os dirigentes brasileiros tratavam a Libertadores: mandavam time reserva para se reservar para o campeonato estadual, torciam para serem eliminados logo e por aí vai... Por conta disso, o Fluminense disputou poucas vezes o torneio continental, pois passou a disputar grandes torneios na Europa, e fez grandes amistosos.

    Hoje, por conta da exposição do torneio, não apenas os brasileiros, mas todos querem vencer esse torneio. Esperamos que o Fluminense possa vencer um dia, para que a ferida de 2008 possa se fechar. E vocês, o que acham disso?! Deixe sua opinião nos comentários abaixo.