terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Conheça as regras para tirar um presidente do Fluminense do poder

Por FLUnômeno —

  • 12:55

    Foto: Nelson Perez - Fluminense FC (Divulgação).
    A torcida já não aguenta mais Abad e a Flusócio no poder do Fluminense! Em todo lugar que o presidente tricolor aparece, acaba sendo hostilizado pela torcida. E não é para menos: ele acabou prometendo um monte de coisa que realmente não pode cumprir!!

    Prometeu um ídolo, e um time que brigava por títulos. Porém, mudou o discurso depois que assumiu o poder, fazendo um Fluminense FRACO, com a desculpa de equalizar as dívidas, que na campanha, disse ter ajudado a equaliza-las. E existe alguma forma do Fluminense TIRAR Abad do poder?! Sim, existe! E isso está bem claro no Estatuto do Fluminense, que pode ser lido na íntegra online gratuitamente pela internet, através do site do Fluminense. Mas antes disso quero dizer que já mostramos aqui no blog dois presidentes do Fluminense que já renunciaram seus cargos.

    Segundo o Estatuto do Clube, um presidente pode ser impedido se:

    Art. 53 - São motivos para pedir o Impedimento do Presidente do Clube:
    a) Ter ele praticado crime infamante, com trânsito em julgado da respectiva sentença condenatória;
    b) Ter sido decretada falência de empresa em que ele seja diretor responsável;
    c) Ter ele acarretado, por ato ou omissão, prejuízo considerável ao patrimônio ou à imagem do Clube;
    d) Não terem sido aprovadas as contas da sua gestão;
    e) Ter ele infringido, por ação ou omissão, expressa norma estatutária;
    f) Afastamento imediato e inelegibilidade, pelo período de cinco anos, de dirigente ou administrador que praticar ato de gestão irregular ou temerária (art. 4º, VII, da Lei nº 13.155/2015).

    Na minha opinião, Abad tem realmente ACABADO com a imagem do Fluminense e, isso seria suficiente para abrir um processo de impedimento contra ele. Por mais que a torcida queira tirar ele e a Flusócio do poder, as coisas não são tão fáceis assim! Segundo o próprio estatuto, para iniciar um processo de impedimento, 2/3 dos Conselheiros do clube devem aprovar sua saída, numa reunião de pelo menos 150 conselheiros.

    Mesmo assim, de acordo com o Art.51, quem assumiria a presidência seria o vice de Abad (no caso, Cacá Cardoso). Ou seja, neste caso não faria muita diferença, já que seria o mesmo que trocar seis por meia-dúzia. Por esta razão, ninguém se manifesta internamente para tirar Abad do poder, mesmo a torcida reconhecendo que ele levará o clube para o buraco.

    O que a torcida tem que faz é PRESSIONAR o presidente. No ano passado, ele chegou a cogitar  a desistir do cargo. A torcida tem que pressionar! Pressionar por um time competitivo, por patrocinadores, por tudo! Não deixar que esses caras esculhambem ainda mais o clube. E vocês, o que acham disso?! Deixe sua opinião nos comentários abaixo.