sexta-feira, 28 de abril de 2017

"Ai Jesus": Porque o Fluminense aparece no Hino do Flamengo?!

Por FLUnômeno —

  • 12:05

    Foto: Divulgação
    O Flamengo tem dois hinos: um de sua criação (não utilizado mais), e outro criado pelo compositor Lamartine Babo, que também é autor do Hino do Fluminense. Apesar da composição original não ter sido oficializada de começo, ele foi abraçado pela torcida do Flamengo. Em uma dos versos do Hino, cantado arduamente pelos torcedores rubro negros nos seus jogos, há o nome do Fluminense, na expressão: "E No Fla-Flu é um Ai Jesus!"

    O que isso poderia significar?! Segundo o site Mundo Rubro Negro, a expressão "Ai Jesus" era uma antiga expressão da língua portuguesa, referindo-se a algo preferido. 
    "Não. Não é esse o sentido do verso. Não é o Fla-Flu o ai-jesus. O ai-jesus é o próprio Flamengo.Ai-jesus é uma expressão antiga, que caiu em desuso no português brasileiro, mas ainda possui certo, posto que baixo, trânsito em Portugal. Recorra-se a alguns dicionários e frases para explicar-lhe o sentido:
    Dicionário Caudas Auleteai-jesuss.m.1. O predileto, o mais querido. “O netinho era seu ai-jesus”
    Dicionário UNESP de Português ContemporâneoAI-JESUSs.m.O predileto; o queridinho; “Mariano era o ai-jesus das tias.”
    Dicionário MICHAELISai-jesuss.m.Aquele que é o predileto ou o queridinho: “Meu pai o castiga, mas a mãe tem nele seu ai-jesus”
    “Rosicky é o ai-jesus da República Tcheca, o jogador à volta do qual tudo gira; uma espécie de Cristiano Ronaldo tcheco” (Jornal Expresso, 20.06.2012);
    “O caminhoneiro é um bom vivant, não tem patrão nem horário, dorme onde bem lhe apraz, seu teto é o céu cheio de estrelas, é o ai-jesus das mulheres…” (Raquel de Queiroz, O Cruzeiro, 1950).
    Ou seja, tornando-se aos versos, o Flamengo é o mais cotado nos Fla-Flus, o Flamengo é o ai-jesus. É o favorito, o mais querido, o mais amado, aquele para o qual todos olham, aquele que todos amam amar."
    O site do Esporte Interativo também entende essa história mas, diferente do Mundo Rubro Negro, é mais cauteloso em afirmar alguma coisa. E como todo flamenguista gosta de exagerar, a gente entende que eles preferem afirmar do que buscar informações.

    "É impossível saber exatamente o que Babo, torcedor do América-RJ e dono dos hinos de todos os grandes clubes do Rio, queria dizer ao compôr a canção. Esta interpretação, claro, não diminui a importância do Fluminense para o Flamengo, pois é um caso raro de citação a um clube no hino de outro. Também não torna a provocação menos válida. Nas polêmicas, o Fla-Flu é o ai jesus."
    Calma aí... vamos então voltar na história dos Fla-Flu até o ano de 1944, um ano antes da data provável da primeira gravação, e composição do hino do nosso rival. Vamos usar como base o mesmo que Lamartine Babo viveu na época para a composição do hino, baseando-se nos confrontos entre ambas equipes até aquele momento.

    Segundo balanço histórico, para um torcedor do América escrever que o Flamengo é o preferido no Fla-Flu (como os flamenguistas dizem) o Flamengo deveria ter uma VANTAGEM esmagadora diante do Fluminense na história do clássico, não é mesmo?! Porém, contando apenas o número de vitórias de cada um dos dois clubes sobre o outro até 1944 (sem contar os jogos do ano de composição e gravação do hino do Flamengo, que foi em 1945), chegamos a seguinte estatística:

    Vitórias do Fluminense sobre o Flamengo (até 1944) = 35.
    Vitórias do Flamengo sobre o Fluminense (até 1944) = 35.

    VITÓRIAS DE FLAMENGO X FLUMINENSE NO FLA- FLU ATÉ 1944 (POR ANO)

    1912. Flu 1 Fla 1.
    1913. Flu 0 Fla 2
    1914. Flu 0 Fla 3
    1915. Flu 0 Fla 1
    1916. Flu 1 Fla 1
    1917. Flu 1 Fla 0
    1918. Flu 1 Fla 0
    1919. Flu 2 Fla 0
    1920. Flu 0 Fla 1
    1921. Flu 0 Fla 1
    1922. Flu 1 Fla 0
    1924. Flu 0 Fla 1
    1925. Flu 1 Fla 0
    1926. Flu 0 Fla 1
    1927. Flu 0 Fla 1
    1928. Flu 1 Fla 1
    1929. Flu 2 Fla 0
    1930. Flu 2 Fla 1
    1931. Flu 1 Fla 1
    1932. Flu 0 Fla 1
    1933. Flu 1 Fla 2
    1934. Flu 2 Fla 3
    1935. Flu 3 Fla 1
    1936. Flu 2 Fla 1
    1937. Flu 3 Fla 0
    1938. Flu 3 Fla 1
    1939. Flu 0 Fla 2
    1940. Flu 1 Fla 2
    1941. Flu 2 Fla 2
    1942. Flu 1 Fla 0
    1943. Flu 2 Fla 2
    1944. Flu 1 Fla 2

    Ué... como Lamartine Babo poderia ter a OUSADIA de afirmar o Flamengo como favorito se o duelo até aquele momento estava bem EQUILIBRADO?! Ah... talvez seja porque o Flamengo ganhou mais decisões de Fla-Flu sobre o Fluminense. Vamos dar uma olhada então...

    DECISÕES DE ESTADUAL (ATÉ 1944): O Flamengo não ganhou nenhuma em cima do Fluminense. Porém, acabou perdendo as decisões de 1919, 1936, 1941. Ou seja, o Fluminense acabou sendo campeão sobre o Flamengo em três ocasiões.

    DECISÕES DE TORNEIO INÍCIO DO CARIOCA (ATÉ 1949): o Flamengo não ganhou nenhuma em cima do Fluminense. O Flamengo perdeu pro Fluminense nas três decisões que disputou contra o Fluminense na História, mas como estamos contando até 1944, o Fluminense só tinha ganho o torneio de 1924 até aqui.

    TAÇAS QUE O FLAMENGO GANHOU SOBRE O FLUMINENSE (ATÉ 1944): NENHUMA! Nem em torneio amistoso o Flamengo tinha ganhado alguma coisa sobre o Fluminense. Como então, o Flamengo deveria ser favorito?! Lembrando que o hino foi escrito por um torcedor do América RJ, e NÃO do Flamengo!

    TAÇAS QUE O FLUMINENSE GANHOU SOBRE O FLAMENGO (ATÉ 1949): 12 Taças. Taça Federação de Remo, Taça CBD, Taça Brazilio Liga Esperantista, Taça Colombo, Taça Arnaldo Guinle, Taça Fla-Flu, Taça Julio de Lamare, Taça Imprensa, Taça Julio de Moraes, Taça Guardano, Taça Marcos de Mendonça, Taça Prefeito Acrísio Moreira da Rocha.

    Para acabar com o argumento dos flamenguistas

    Essa afirmação do "Ai Jesus" indicar o Flamengo como preferido nos FlaFlus não cola, já que historicamente o Flamengo só se dava mal contra o Fluminense, então essa história não se sustenta. Para encerrar esse assunto de vez, vamos então a um detalhe importante, desapercebido por quem sustenta esse argumento.

    Tanto no Mundo Rubro Negro, quanto Esporte Interativo, e outros dicionários (de Portugal, não de português do Brasil, repare bem) que eles usam, a expressão Ai Jesus é acompanhada de hífen. Ou seja, a expressão portuguesa não é Ai Jesus, e sim Ai-Jesus. Basta uma pequena olhada no Hino do Flamengo no Google que a gente logo percebe que essa historinha não cola. TODOS os hinos mostrados NÃO aparecem com a expressão portuguesa que conotaria o Flamengo como favorito. Vejam.

    "Nos Fla-Flus é o "ai, Jesus" (Vagalume)
    "Nos Fla-Flus é o Ai, Jesus! (Letras)
    "Mais cotados nos Fla-Flus É o ai Jesus (Site oficial do Flamengo)

    Nem no site oficial do Flamengo aparece a expressão com hífen (Reprodução)

    A versão dada pelo site oficial do Flamengo é a MESMA original de Lamartine Babo. Nem nesta aparece a expressão portuguesa. 

    "Ai" é uma expressão de sofrimento, mas também representa AFLIÇÃO. Era isso que a torcida do Flamengo vivia diante de um jogo contra o Fluminense! O que a gente pode entender é que: ou a torcida flamenguista tinha MEDO do Fluminense, ou ganhar do Fluminense era algo muito difícil, um feito inacreditável na época.

    Lembrando que na época deste hino, o Flamengo não tinha conseguido sequer ganhar um Estadual, ou taças menores em cima do Fluminense, e ganhou jogos que, particularmente não eram decisões. E qual a intenção de querer exaltar-se no hino ser maior que o rival?! Isso não é admitir que é inferior a ele?!

    Aproveite e saiba também TUDO sobre o Fluminense seguindo nossas redes sociais.

    Youtube - https://www.youtube.com/channel/UCjW26i7X_UDWD8uou-SdImw

    Acesse TODOS OS DIAS www.flunomeno.com, coloque o endereço nos seus favoritos e visite nosso blog de hora em hora para ficar informado com notícias do Fluminense e tudo sobre nosso querido Fluzão.