terça-feira, 28 de março de 2017

Há quanto tempo o Fluminense não vence um torneio internacional?!

Por FLUnômeno —

  • 13:16



    Diferente do que os rivais (mal informados) dizem, o Fluminense já venceu inúmeros títulos internacionais. Primeiro deve se entender que campeonatos internacionais não se competem apenas a Copa Libertadores e Copa Sulamericana (nestes dois títulos chegamos bem perto, no vice campeonato, e é uma questão de tempo de termos em nossa sala de troféus!). Eu ainda não fiz um artigo sobre os Títulos Internacionais do Fluminense, mas provavelmente deverei providenciar isso em breve. Aqui no blog já tenho catalogado todos os títulos do Fluminense e, provavelmente, todos os títulos internacionais devem estar lá!

    Lembrando que em 2002 o Fluminense disputou um torneio amistoso internacional contra o Toluca, em comemoração ao centenário do clube, e alguns anos antes, venceu o Sporting (Portugal), na França, em 1991. Como estes, apesar de valerem Taça, eram amistosos únicos, não consideraremos como parte desta lista, apesar de serem títulos.

    E qual foi então o último (até o momento) torneio internacional vencido pelo Fluminense?! O Torneio em questão era o Torneio de Kiev, realizado na Ucrânia, em 1989. O torneio era um quadrangular eliminatório (semifinais), contando com quatro times: dois do Brasil, um da Ucrânia, e um da Itália. Podemos dizer que este era um torneio intercontinental, trazendo times de três continentes diferentes! Dois anos antes, o Fluminense também tinha sido bi campeão do Torneio de Paris, um dos grandes torneios internacionais do Século XX. NENHUM time do Rio de Janeiro tem mais conquistas do Torneio de Paris que o Fluminense: Vasco e Botafogo só ganharam uma edição, e o Flamengo nunca ganhou (pelo contrário, acabou sendo vice neste torneio).

    Voltando ao Torneio de Kiev: os participantes do Brasil eram Fluminense e Bangu. O Dínamo de Kiev, tinha sido campeão da Recopa Européia em 1975 e 1986. E por fim o Roma, campeão da Taça Cidades com Feiras (precursora da Taça UEFA, em 1960/1961). O torneio foi chaveado com Fluminense x Roma e Bangu x Dínamo de Kiev. O Fluminense acabou vencendo o time italiano pelo placar de 1 x 0, e seguiu nas finais. A final foi contra o Bangu, no próprio estádio do Dínamo de Kiev. APós empate em 0 x 0, o Tricolor das Laranjeiras conseguiu ser campeão ao bater o time carioca nos pênaltis, por 4 x 2. Assim sendo, desde 1989 o Fluminense não sabe o que é ganhar um título internacional.

    Foto: Reprodução.