terça-feira, 15 de março de 2016

Teresa Herrera 1977

Por FLUnômeno —

  • 16:05



    Foto da Taça, comemoração da torcida e time campeão.
    Foto: Fluminense FC (Divulgação).

    Teresa Herrera era um dos tradicionais torneios da Espanha, jogados por times do mundo inteiro. Na edição de 1977, disputado em Agosto, participaram equipes poderosas do futebol mundial, como o Real Madrid, e outros de grande poder ofensivo, como o Dukla de Praga, que teve seis jogadores cedidos a seleção da Checoslováquia campeã da Europa em 1976, e que participou da Copa do Mundo em 1978.

    O Torneio Teresa Herrera acabou sendo disputado em formato de semifinais. O Fluminense pegou o time holândes Feyenoord e venceu por 2 x 0. Na outra chave, o Dukla Praga venceu o poderoso Real Madrid nos pênaltis. Na final, o Fluminense goleou o próprio Dukla Praga por 4 x 1, e conquistou este título internacional, ficando a frente do próprio Real Madrid, que ficou em terceiro lugar, ao vencer o Feyenoord por 4 x 2.

    Torneio Teresa Herrera 1977

    Competidores: Fluminense, Real Madrid, Dukla Praga e Feyenoord.

    Jogos: 02.
    Vitórias: 02.
    Empates: 00.
    Derrotas: 00.

    Lista de Jogos

    1. Fluminense 2 x 0 Feyenoord. Dia 6 de Agosto de 1977
    2. Fluminense 4 x 1 Dukla Praga. Dia 7 de Agosto de 1977

    Abaixo, segue um trecho do site oficial do Fluminense sobre este título.

    Tradicional competição disputada na Espanha, tem como troféu uma peça de arte. É uma reprodução em escala reduzida da Torre de Hércules, principal monumento histórico de La Coruña.

    Confeccionada pelos joalheiros Malde y Arbonez, pesa aproximadamente 30 kg e tem 1.20 m de altura.

    Disputado pela primeira vez em 1948, em 10 anos teve apenas um campeão não espanhol: a Lázio, em 1950. Em 1957, o Vasco vencia o troféu e 2 anos mais tarde era reconquistado pelo Santos com sua grande estrela – Pelé.

    O tricolor depois de disputar 2 amistosos na França, onde empatou em 1 x 1 com o Paris Saint Germain e derrotou o Nice por 2 x 1, chegou a La Coruña às 11:30 h de uma quinta-feira, hospedando-se no Hotel Finisterre.

    Credenciado pelo título de campeão do Torneio de Paris em 1977, o Flu aparecia como um dos favoritos ao título ao lado da poderosa equipe do Real Madrid, último vencedor da Taça.

    Para a estréia na noite de sábado, no Estádio Riazor, Pinheiro, técnico tricolor, tinha como preocupação os contra ataques da equipe holandesa do Feyenoord. Esperava também uma marcação rígida e a tentativa dos laranjas com o famoso “carrossel de 74″, surpreenderem o tricolor.

    O Flu apresentou atuação brilhante e com dois gols de Doval derrotamos os holandeses.

    Com a decisão do torneio assegurada jogaríamos contra o tchecos do Dukla de Praga, que no dia anterior vencera os espanhóis na cobrança de penaltis.

    O Dukla possuía em seu time seis titulares da seleção tcheca, apontada como uma das grandes sensações do Mundial de 1978.

    A partida final, realizada na tarde de domingo 7 de agosto, ainda no Estádio Riazor, levou ao estádio cerca de 40 mil espectadores que seriam abrilhantados com um choque de estrelas. Pelo menos onze jogadores das 2 equipes estariam presentes no Mundial e o confronto de 2 escolas diferentes.

    Uma cerrada marcação sobre Rivellino tentou barrar a criação de jogadas tricolores, mas foi em vão.
    O lance do primeiro gol surgiu dos pés de Pintinho que passou a Luís Carlos e este arrematou de forma violenta vencendo o goleiro Netolicka, aos 38 minutos do primeiro tempo.

    Na fase final, o público esperava uma reação tcheca, mas assistiu o inverso. Logo aos 8 minutos, Doval marcava o segundo e aos 16, Zezé ampliava.
    Aos 31 cobrando penalti, Vizek descontou para o Dukla, mas Marinho Chagas fechou o caixão adversário ao converter um penalti marcado a nosso favor.

    Fluminense 4 x 1 Dukla, éramos campeões e mais um belo troféu viria para nossa grandiosa sala.

    A crônica espanhola em diversas de suas manchetes caracterizaram a partida como um verdadeiro “massacre”. Rivellino e seus companheiros eram bastante elogiados.

    Os Jogos

    Fluminense 2 x 0 Feyenoord (Holanda)
    Data: 06/08/1977
    Local: Estádio Riazor, em La Coruña
    Juiz: José Antonio Balsa
    Equipe: Wendell, Rubens Galaxe, Tadeu, Edinho e Marinho Chagas; Luís Carlos, Kléber e Rivellino; Doval e Zezé.
    Gols: Doval (2)
    Público: não divulgado

    Fluminense 4 x 1 Dukla (Tchecoslováquia)
    Data: 07/08/1977
    Local: Estádio Riazor, em La Coruña
    Juiz: J. Salns Elizondo
    Equipe: Wendell, Rubens Galaxe, Tadeu, Edinho e Marinho Chagas; Luís Carlos, Kléber e Rivellino; Doval e Zezé.
    Gols: Luís Carlos, Doval, Zezé e Marinho Chagas (pênalti)
    Público: 40 mil

    Outros Resultados

    Real Madrid 0 x 0 Dukla (Dukla venceu nos penaltis)
    Real Madrid 4 x 2 Feynoord