quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Saiba porque o Fluminense NÃO SERÁ rebaixado em 2017

Por FLUnômeno —

  • 13:12

    Foto: Nelson Perez - Fluminense FC (Divulgação).
    O Fluminense não será rebaixado. Ainda temos 12 jogos restantes, e seis deles, em casa. Aqui no blog já mostramos que se o Fluminense vencer todos os jogos em casa, se livra do rebaixamento. A partir de agora, queremos detalhar um pouco mais as coisas.

    Segundo probabilidades matemáticas, uma equipe precisa de pelo menos 47 pontos para ficar na Série A do Campeonato Brasileiro. Isso não é regra, mas é um parâmetro utilizado para as equipes se manterem na série A. Atualmente o Fluminense tem 31 pontos, e precisa-se de mais 16 pontos para conseguir se manter na elite do futebol brasileiro. Será que conseguiremos estes 16 pontos (5 vitórias em 1 empate) em 12 jogos?!

    SIM, NÓS VAMOS CONSEGUIR! Só com os jogos dentro de casa, o Fluminense é capaz de conseguir se manter na primeira divisão. Para você ver como isso é real, vamos imaginar (nesta suposição) que o Fluminense PERCA todos os jogos como visitante. Veja o que acontece se ele for ganhando em casa, jogo a jogo.

    Retrospecto não ganha jogo, mas utilizamos os retrospectos do Fluminense contra ambas equipes que enfrentarão o Tricolor aqui no Rio de Janeiro, para determinar uma base de sucesso. Confira.

    Mascarenhas e Reginaldo, na vitória de 3 x 0 fora de casa. Foto: Reprodução TV Globo.
    Avaí: Fluminense tem ótimo retrospecto contra o Avaí. Nos últimos cinco jogos, foram quatro vitórias, e apenas uma derrota. No primeiro turno, vitória por 3 x 0. Pelos últimos retrospectos, vamos entender que o Fluminense consiga +3 pontos. Neste caso, ficaria com 34. Lembrando, vamos entender que o Fluminense perderia os jogos como visitante nesta hipótese.

    O São Paulo é o time mais difícil que o Fluminense enfrentará na arrancada final deste campeonato
    Foto: Nelson Perez - Fluminense FC (Divulgação).
    São Paulo: até 2014, o retrospecto contra a equipe paulista era muito bom. Porém, nos últimos cinco jogos o Fluminense teve 2 empates, 1 vitória e 2 derrotas. Lembrando que o Tricolor jogará em casa desta vez, e apoiados pela sua torcida, conseguiremos sem dúvida esta vitória. Vamos entender que, no pior das hipóteses, por causa dos últimos retrospectos, o Fluminense acabe empatando ou até perdendo para o São Paulo. Neste caso, ficaria com 35 ou 34 pontos, ou 37 (com a vitória).


    Fluminense por pouco não vence o Bahia fora de casa. Foto: Lucas Merçon - Fluminense FC (Divulgação).
    Bahia: retrospecto muito bom. Desde 2011 a equipe do Bahia não sabe o que é vencer o Fluminense. Nos últimos cinco jogos, foram 3 vitórias, e 2 empates. Todas as vezes que Bahia jogou como visitante com Fluminense até 2011, perdeu. Por conta do retrospecto, vamos entender que o Fluminense consiga +3 pontos. Assim sendo, o Fluminense ficaria com 38 ou 37 pontos (em caso de empate ou derrota para o São Paulo em casa) ou 40 pontos (com a vitória sobre o São Paulo).

    Vitória sobre o Coritiba, que vinha em boa fase, no Couto Pereira em 2017. Foto: Nelson Perez - Fluminense FC.
    Coritiba: o retrospecto é ótimo. O Fluminense não perde para o time paranaense desde 2014. Nos últimos cinco jogos foram 2 vitórias e 3 empates. Vamos entender que o Fluminense vença a equipe do Coritiba, garantindo +3 pontos. Assim sendo, o Fluminense ficaria com 41 ou 40 (em caso de derrota ou empate pro São Paulo e vitória sobre o Bahia) ou 43 (com vitória sobre o Bahia).


    Em casa, a Ponte Preta não sabe o que é bater o Fluminense. Foto: Mailson Santana - Fluminense (Divulgação).
    Ponte Preta: na maioria das vezes que o Fluminense jogou como mandante, venceu a Macaca. Nos últimos cinco jogos, foram 2 vitórias, 2 derrotas e 1 empate. Assim sendo, como a Ponte Preta não sabe o que é vencer o Flu como mandante, entendemos que o Flu ganhasse +3 pontos. Com isso, chegaria para o duelo contra o Sport com 44 ou 43 (em caso de derrota ou empate pro São Paulo e vitória sobre o Bahia e Ponte Preta), ou 46 pontos.

    Lembrando: imaginando que o Fluminense tivesse perdido TODOS os jogos como visitante. Os resultados acima seriam como base apenas os jogos em casa. Se o Fluminense mantiver uma campanha em casa semelhante mostrado acima, conseguiria se manter na Série A já no jogo contra o Sport.

    O Sport também não joga bem contra o Fluminense jogando no Rio de Janeiro. Foto: Nelson Perez - Fluminense FC (Divulgação).
    Sport: o time pernambucano não sabe o que é vencer o Fluminense como mandante. Nos últimos cinco jogos entre ambas equipes foram 2 empates, 1 vitórias e 2 derrotas (ambas foras de casa). Se manter o retrospecto como mandante, o Fluminense vence. Vamos imaginar pelo retrospecto, o Fluminense consiga um empate. Assim sendo, o Tricolor ficaria com 45 ou 44 pontos (em caso de derrota ou empate para São Paulo e vitória sobre Bahia ou Ponte Preta), ou 47 pontos (caso tivesse vencido os demais jogos em casa).

    Com 47 pontos, o Fluminense se mantem matematicamente na Série A em 2018. Porém, é capaz de em outras edições se safe com menos pontos, como em 2013, que ficou com 46 pontos.

    Concluindo

    A torcida tem um papel fundamental nesta fase: apoiem a equipe! O Fluminense venceu todos os jogos em casa na Copa Sul Americana sem sequer tomar um gol sabe porque?! Mesmo com esta equipe limitada, a força dos guerreiros nas arquibancadas deram a força necessária para conseguir bons resultados. Se o "espírito da Sul-Americana" atrair a torcida para apoiar a equipe no Maracanã, com toda certeza a gente sai dessa.

    Vivemos um momento ruim, entendo. Mas a gente tem que fazer alguma coisa! Sabemos que Abad não faz uma boa gestão, e cobrar resultados é inviável, mas não adiantaria de nada a gente ficar só protestando na internet. Vamos apoiar os caras! SOMENTE NÓS podemos tirar o Fluminense dessa incômoda situação. Esse é nosso papel de torcedor. Infelizmente não gostaria de escrever matérias assim, mas vamos apoiar a equipe porque tenho certeza que dias melhores virão...