segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Porque o Fluminense ainda não reforma as Laranjeiras?!

Por FLUnômeno —

  • 14:26

    Imagem do projeto de um NOVO Estádio do Flu. Foto: Fluminense FC - Divulgação.
    Noticiamos aqui no blog um projeto de reforma do Estádio das Laranjeiras, que completará 100 anos em 2019. As gerações mais novas talvez nem sabem que o Fluminense tinha uma casa, com jogos muito importantes (internacionais e até eventos olímpicos foram sediados nele). A diretoria uma hora ou outra sempre toca no assunto de um novo estádio para o torcedor do Fluminense, e algum tempo é questionado se voltar as Laranjeiras seria um bom negócio. 

    Pelo contexto histórico e de identidade, seria ótimo. Afinal de contas, voltaríamos a ter um casa, o clube gastaria menos (pois não pagaria aluguéis) e ainda aproximaria a torcida do clube, principalmente para as gerações mais novas, que não tiveram oportunidade de acompanhar jogos do Fluminense no primeiro principal estádio de futebol do Brasil. Iremos explicar para vocês, de maneira bem resumida, porque não houve (ainda) uma reforma no nosso querido estádio.

    Só tem um problema na reforma: o estádio teria que ser tombado para a construção de algo melhor. A estrutura das Laranjeiras é muito antiga, e por conta de diversas reformas, acabou perdendo muitos lugares, principalmente para dar acesso a ruas próximas do bairro das Laranjeiras. Segundo Pedro Antônio revelou ao portal Netfluuma equipe especializada fez um levantamento nas Laranjeiras e descobriu que o anel superior está condenado. Ainda com a versão oficial do Fluminense para o mesmo site, seria necessário tombar todo o estádio para uma eventual reforma.

    Como o Estádio das Laranjeiras é um patrimônio da cidade do Rio de Janeiro, esse tipo de mudança radical só seria possível por conta de um projeto que justificasse a reforma, e mesmo assim, causaria uma grande burocracia por parte dos órgãos que cuidam dessa parte. 

    Aí eu te pergunto: seria correto o Fluminense tombar o Estádio das Laranjeiras, com sua arquitetura histórica, para a produção de um novo estádio lá?!

    Acho que seria uma boa, se o clube não tivesse mesmo outra opção. Se o clube achar um outro terreno e ter a licitação, faça se o Estádio lá. Porém, se não há como fazer, utiliza mesmo as Laranjeiras. Não apagará a história do clube e nem do Estádio. Vale lembrar de que adianta ter um estádio e NÃO UTILIZAR ELE?! O que adianta ter uma casa se você não pode morar nela?!

    Bem... essa foi a minha opinião. E a qual é a sua?! Deixe sua opinião nos comentários abaixo.