segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

A história da Taça Olímpica do Fluminense

Por FLUnômeno —

  • 11:52

    Foto: Fluminense FC - Divulgação.
    A Taça Olímpica é um troféu que só o Fluminense possui, sendo a única equipe de futebol do mundo a conquistar este feio. Originalmente esta taça é conhecida como Coupe Olympique, e foi criada em 1906 pelo barão de Coubertin, Pierre Frédy, que foi também o criador das Olimpíadas na nossa época. Como vocês sabem, os jogos olímpicos eram primeiramente praticados na Grécia, até que voltaram as suas origens e voltaram nos moldes que conhecemos hoje a partir de 1894.

    A Coupe Olympique foi entregue ao longo da História para diversas instituições esportivas, menos de futebol. E como ela foi parar no Fluminense?! Continue lendo e iremos explicar toda história do caminho da Coupe Olympique ao nosso querido time.

    Um dos principais motivos para o Tricolor ser escolhido como vencedor da Taça foi o Pan Americano praticamente organizado pelo próprio Fluminense nas Laranjeiras, em 1922. Além do mais, esses jogos olímpicos na sede do Fluminense aconteceu com recursos próprios do Tricolor, que não teve um centavo do governo para sediar o evento. Por conta disso, o comite olímpico viu com bons olhos e decidiu premiar o Fluminense.

    O caminho para receber a Taça foi o seguinte: dois anos depois (1924), o Fluminense enviou ao Comitê Olímpico Internacional uma farta documentação sobre o que fez nos esportes, além da realização dos jogos olímpicos nas Laranjeiras em 1922. Porém, a COI não aceitou de imediato e o Fluminense não recebeu foi escolhido para receber a Taça, por talvez ser um clube de futebol. Mas o Fluminense não desistiu: em 1936 voltou a fazer um novo dossiê para enviar ao Comite Olímpico Internacional, mas também acabou não sendo feliz.

    Em 1948 então foi feita uma terceira tentativa para conseguir a grande Taça Olímpica Coupe Olympique. Depois de três tentativas, o Fluminense acabou sendo o vencedor da Taça, no dia 28 de Abril de 1949. Segundo algumas informações na internet, na entrega do prêmio ao Fluminense, Jules Rimet (criador da Copa do Mundo) chegou a dar a seguinte declaração:

    "O Fluminense é a organização esportiva mais perfeita do mundo."

    Hoje em dia parece que apenas réplicas da taça olímpica são dadas para algumas pessoas importantes. O Fluminense, mesmo sendo um clube de futebol, foi o ÚNICO clube a sediar um Pan Americano em suas dependências. Como o Fluminense é gigante. E vocês, o que acham disso?! Deixe sua opinião nos comentários abaixo.

    *Aproveite e leia também "Os cinco títulos que só o Fluminense possui no mundo"

    Aproveite e saiba também TUDO sobre o Fluminense seguindo nossas redes sociais.

    Youtube - https://www.youtube.com/channel/UCjW26i7X_UDWD8uou-SdImw

    SE INSCREVA NO NOSSO GRUPO NO FACEBOOK - Clique Aqui.

    Compre nosso minicurso (R$10) "Como Criar um Site de Futebol e Ganhar Dinheiro Com Ele "- https://go.hotmart.com/F7665082B

    Acesse TODOS OS DIAS www.flunomeno.com, coloque o endereço nos seus favoritos e visite nosso blog de hora em hora para ficar informado com notícias do Fluminense e tudo sobre nosso querido Fluzão.