sábado, 6 de janeiro de 2018

Conheça um pouco mais sobre a história de Oscar Cox, fundador do Fluminense

Por FLUnômeno —

  • 16:06

    Oscar Cox: dono da maior ideia do Fluminense. Dele nasceu o Fluminense Football Club
    Eu sei como é trabalhoso manter um blog como este no ar. E quando você começa um trabalho, seja falando do Fluminense ou não, há muitos fatores que podem fazer você desistir, seja o tempo, a paciência ou por conta de qualquer outra coisa. Infelizmente muitas pessoas acabam desistindo pouco tempo depois de iniciar um projeto. E o pior nisso tudo é que grandes talentos acabam sendo basicamente enterrados pela falta da perseverança de alguns.

    Falo isso porque encontrei em minhas pesquisas um blog bem antigo sobre o Fluminense, que infelizmente, acabou sendo descontinuado. Ele contém bons textos e deu para aprender com ele algumas coisas sobre o nosso querido Fluminense que ainda não conhecia. Uma pena é que este blog acabou sendo descontinuado, pois os textos eram muito bons. Faço então questão de reproduzir uma parte dos seus textos, onde ele fala de Oscar Cox, fundador do Fluminense Football Club, um dos maiores clubes do mundo. Como eu ainda não tinha falado isoladamente sobre ele aqui, vou deixar abaixo (na íntegra) uma parte do texto desse interessante blog, e para quem quiser saber mais, basta clicar no link da matéria original.


    "Um dos fundadores do Fluminense e o primeiro presidente, sua gestão inicio no dia 21 de julho de 1902 e terminou 31 de Dezembro de 1904.

    Oscar era filho de George Emmanuel Cox, cidadão inglês nascido em Guayaquil, Equador, onde seu pai fora vice-cônsul da Inglaterra e Minervina Dutra Cox, tendo Oscar nascido no Largo dos Leões, no bairro de Humaitá, na cidade do Rio de Janeiro.


    Chegando ao Brasil em 1897 vindo de Laussane, na Suíça, onde estudara, Oscar Cox maturou por cinco anos sua idéia de formar um time de futebol, esporte quase desconhecido no Rio de Janeiro, que era nesta época fascinado pelo remo, praticado na Lagoa Rodrigo de Freitas e por outros esportes terrestres que não o futebol.

    Ao voltar de Londres em 1901, onde fora passear, Oscar trouxe mais bolas e uma novidade, a grande área, criada naquele ano.


    Em 21 de julho de 1902, no Rio de Janeiro era fundado o Fluminense Football Club. A reunião foi presidida por Manoel Rios e secretariada por Oscar Cox e Américo Couto. Por proposta de João Carlos de Mello e Virgílio Leite, Oscar Alfredo Cox foi aclamado primeiro presidente do clube, assumindo então os trabalhos e passando Manoel Rios para secretário.

    Como jogador, Oscar Cox foi campeão carioca em 1906 e 1908 atuando em quatro partidas. Partiu para Londres, em 1910, definitivamente, tendo recebido no seu embarque uma mensagem de despedida, assinada por sócios do Fluminense.

    Em 21 de Julho de 1952, nas comemorações do cinquentenário da fundação do Fluminense Football Club, no mausoléu de Oscar Cox foi inaugurada uma placa de bronze com a inscrição: Viver e não deixar uma instituição atrás de si não vale a pena viver.


    OBSERVAÇÃO: se você está usando celular, como o link é de um blog antigo, ele não está no formato responsivo.

    Em nosso blog já postamos também como foi a criação do Fluminense Footbal Club.

    Lembrando que o Fluminense tem um projeto de criar a Avenida Oscar Cox. E também já ganhou um torneio em cima do Flamengo chamado Oscar Cox.

    Aproveite e saiba também TUDO sobre o Fluminense seguindo nossas redes sociais.

    Youtube - https://www.youtube.com/channel/UCjW26i7X_UDWD8uou-SdImw

    Acesse TODOS OS DIAS www.flunomeno.com, coloque o endereço nos seus favoritos e visite nosso blog de hora em hora para ficar informado com notícias do Fluminense e tudo sobre nosso querido Fluzão.