domingo, 20 de novembro de 2016

Flamengo foi criado pelo Fluminense

Por FLUnômeno —

  • 12:23

    Foto: Divulgação.

    Vocês precisam entender que o Clube do Flamengo já existia antes de 1912, mas não como um clube destinado ao futebol. Originalmente, o Flamengo foi criado como um clube de Remo: até mesmo os criadores e atletas do Flamengo eram torcedores do Fluminense Football Club nesta época, que era o primeiro e mais imbatível time do Rio de Janeiro, sendo Penta Campeão Carioca em apenas 10 anos de sua existência.

    Segundo o site Fla-mania (fonte no final da postagem) há a seguinte citação:

    Nos arquivos do Fluminense estão registrados os seguintes fatos: tendo sido abertas duas vagas no Ground Committee, comissão que avaliava a escalação da equipe que entraria em campo, em julho, com as demissões de Ernesto Paranhos e Haroldo Cox, ficou resolvido que Oswaldo Gomes e Alair Antunes seriam os candidatos.

    Alberto Borgerth era o indicado para capitão da equipe. No dia da reunião, surgiu um candidato da oposição - Joaquim Guimarães. A votação terminou num empate: 15 votos para Oswaldo Gomes e 15 para Joaquim Guimarães. Como Osvaldo era mais velho, ficou com o cargo.

    Nas vésperas do jogo contra o Rio Cricket, a comissão se reuniu e escalou uma equipe. Alberto Borgerth, capitão da equipe, porém sugeriu, com apoio da maioria, que os jogadores fossem consultados sobre essa escalação. Afonso de Castro, voto vencido, bateu-se contra a sugestão, ponderando que isso constituía mau precedente, pois iria transferir aos jogadores as atribuições da comissão que escalava a equipe. Com exceção de Oswaldo Gomes e James Calvert, os demais jogadores se pronunciaram pela substituição de Oswaldo por Arnaldo Guimarães e Paranhos por Borgerth, mas a comissão manteve a escalação anterior, contra o voto de Alberto Borgerth que estava de acordo com a maioria dos jogadores. 

    No dia 3 de outubro de 1911, entretanto, Alberto Borgerth, Othon Baena, Píndaro de Carvalho, Emanuel Nery, Ernesto Amarante, Armando de Almeida, o Galo, Orlando Mattos, Gustavo de Carvalho e Lawrence Andrews solicitaram demissão do Fluminense. De acordo com depoimentos, alguns rebelados tricolores, inclusive Borgerth, sugeriram uma simples adesão ao Botafogo, hipótese esta imediatamente afastada, pois o alvinegro, na época, era o inimigo número um dos tricolores. Antes do Flamengo, alguns aventaram a possibilidade de na cisão. Iriam reforçar o Paysandu, que a rigor só possuía 2 bons jogadores, mas por ser clube exclusivamente de ingleses, a hipótese foi vetada. "Vamos para o Flamengo", concluiu o próprio Borgerth. 

    Desta forma deu-se a transferência definitiva de nove jogadores tricolores do time campeão de 1911 para o rubro-negro que não possuía departamento de futebol. O primeiro Fla-Flu, que depois viria a se tornar o clássico mais tradicional do futebol brasileiro, foi realizado no dia 7 de julho de 1912 nas Laranjeiras. De um lado com a nova camisa do Flamengo, o time antes Campeão Carioca e, do outro, os reservas do Fluminense transformados em titulares. A alegria e o delírio explodiram nas Laranjeiras: o resultado final mostrou uma surpreendente vitória do Fluminense por 3 x 2. A vingança tricolor havia se concretizado e solidificava o mito de clube vencedor.


    Ainda por cima, no mesmo ano, o Fluminense ainda ajudaria o Flamengo, colocando o mais novo rival e filho na Primeira Divisão do Campeonato Carioca, pulando todas as divisões de acesso.

    Aproveite e saiba também TUDO sobre o Fluminense seguindo nossas redes sociais.

    Youtube - https://www.youtube.com/channel/UCjW26i7X_UDWD8uou-SdImw

    Acesse TODOS OS DIAS www.flunomeno.com, coloque o endereço nos seus favoritos e visite nosso blog de hora em hora para ficar informado com notícias do Fluminense e tudo sobre nosso querido Fluzão.